Uma das corridas com maior número de troca de posição dos últimos anos marcou neste domingo (13) a vitória de Régis Boessio na oitava etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. Ášnico representante do Rio Grande do Sul na categoria, o piloto da ABF Desenvolvimento Team foi saudado com uma grande festa pelos mais de 40 mil torcedores gaúchos que acompanharam o Grande Prêmio Aurélio Batista Félix em Guaporé (RS).
Foi a segunda vitória de Boessio na categoria e na carreira – a primeira aconteceu na terceira etapa da atual temporada, em Caruaru (PE). O resultado permitiu-lhe saltar do sexto lugar para a vice-liderança do campeonato com 98 pontos, a 28 do lÁder pernambucano Beto Monteiro, da Scuderia Iveco, terceiro colocado na corrida deste domingo no Autódromo Internacional Dr. Nelson Luiz Barro – as duas etapas finais terão 64 pontos em disputa.
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“Estou sem palavras, ganhar uma corrida da Truck em Guaporé, com a minha famÁlia e os meus amigos todos aqui, me apoiando, é algo indescritÁvel. Só tenho a agradecer a todos os patrocinadores, a todos os que me apoiamâ€, declarou o gaúcho, emocionado. “A minha meta desde o inÁcio do ano é de ser um dos três primeiros no campeonato, eu precisava disso. Estava batendo na trave há tempo. Dedico a vitória Á minha famÁliaâ€, acrescentou.
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Quatro pilotos lideraram a corrida deste domingo em Guaporé. O pole-position Paulo Salustiano, até abandonar na sétima volta; Monteiro, da oitava Á 11ª; o paulista Djalma Fogaça, da Ford Racing Trucks/72 Sports, da 11ª Á 25ª; e Boessio, que assumiu a liderança com uma manobra diante dos milhares de espectadores acampados no trecho da curva do Radiador e levando a torcida a comemorar com o canto de guerra “ah!, eu sou gaúchoâ€.
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O paulista Felipe Giaffone, da RM Competições/MAN Latin America, foi o segundo colocado. Monteiro terminou em terceiro e valeu-se dos problemas mecânicos do paranaense Leandro Totti, companheiro de equipe de Giaffone e vice-lÁder da temporada até então, para ampliar sua vantagem na pontuação. Fogaça, quarto colocado, e o também paulista André Marques, outro piloto da RM/MAN Latin America, quinto, completaram a formação do pódio.
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Sete competidores mantêm chances matemáticas de conquista do tÁtulo. Monteiro, que chegou a Guaporé com 14 pontos de vantagem, passa a ter 28 – chegou aos 126 pontos, contra 98 de Boessio. O brasiliense Geraldo Piquet, da ABF Santos Desenvolvimento, terminou a corrida em sétimo e foi a 98. A lista inclui ainda Totti, com 90, Giaffone, com 85, o paranaense Wellington Cirino, companheiro de equipe com Piquet, com 82, e Salustiano, com 78.
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A CORRIDA
Na largada, o pole Paulo Salustiano manteve-se Á frente, assumindo a linha interna da pista. Felipe Giaffone, terceiro no grid, emparelhou com Beto Monteiro – os dois contornaram quatro curvas lado a lado e, na curva do Túnel, chegaram a tocar seus caminhões. Na curva do Radiador, Leandro Totti, tentou superar Giaffone pelo lado externo da pista e escapou para a grama, voltando ao quinto lugar que ocupava no grid.
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Valmir Benavides também saiu da pista e bateu na mureta de proteção. O incidente com Benavides, motivado por um toque na traseira de seu Iveco e que tirou-o da prova, determinou a primeira intervenção do Pace Truck no GP Aurélio Batista Félix. A relargada foi dada depois de três voltas, com Salustiano abrindo vantagem. O gaúcho Régis Boessio, quarto, tentou superar Giaffone, mas acabou perdendo posição para Totti.
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Na mesma volta, Totti, precisando de reação no campeonato, assumiu a terceira posição, superando o companheiro de equipe Giaffone e aumentando sua pressão sobre Monteiro, seu adversário direto na luta pelo tÁtulo. O piloto pernambucano da Scuderia Iveco, ao mesmo tempo em que diminuÁa a sua desvantagem em relação a Salustiano, via pelos retrovisores a aproximação de Totti, até então autor da volta mais rápida da etapa.
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A quarta volta marcou a ultrapassagem de Djalma Fogaça sobre Boessio no duelo que, Á quela altura, valia o quinto lugar – passou a ser o terceiro na sexta volta, já tendo estabelecido a volta mais rápida, quando Totti e Salustiano tiveram problemas e tomaram o caminho dos boxes. Totti enfrentou problemas com a mangueira do turbo e voltou, duas voltas depois; Salustiano teve de abandonar com a quebra do cardã de seu caminhão Mercedes-Benz.
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Fogaça, na abertura da oitava, assumiu o segundo lugar após contornar a primeira sequência de curvas pelo lado de fora, lado a lado com Giaffone. A tentativa de tomar a liderança de Monteiro esbarrou na presença de Totti, que voltou dos boxes logo Á sua frente. A intervenção programada do Pace Truck a um terço de prova permitiu a Totti, que também já havia superado Monteiro, reduzir sua desvantagem para uma volta.
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Logo após a nova relargada, o goiano Rogério Castro abandonou com problemas no caminhão número 30 da ABF/Volvo. A abertura da 11ª volta foi marcada pela ultrapassagem sobre Monteiro que valeu a liderança a Fogaça. Boessio, também na 11ª volta, ultrapassou Giaffone e assumiu o terceiro lugar. O caminhão de André Marques, então em quinto lugar, trazia junto Á grade de refrigeração um pedaço de carenagem de outro caminhão.
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Com problemas mecânicos, Edu Piano abandonou a corrida na 13ª volta. A essa altura, Marques recebia forte pressão do italiano Alex Caffi, que buscava seu segundo pódio na temporada de estreia. Caffi e o goiano Leandro Reis abandonaram a etapa na 16ª volta. O Iveco de Caffi apresentou pane no sistema de turbina; o Scania de Reis apresentou falha na bomba de óleo e o piloto preferiu se retirar da disputa para evitar uma quebra.
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Na abertura da 20ª volta, Boessio recebeu aplausos da torcida gaúcha ao se aproveitar da momentânea perda de trajetória de Monteiro, na entrada da reta dos boxes, para assumir a segunda posição. Giaffone, o quarto, também superou o piloto pernambucano. Fogaça liderava a corrida com vantagem de dois segundos e seis décimos, que caiu a menos de um segundo na 23ª volta – do primeiro ao quarto, a diferença era de três segundos.
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Fogaça e Boessio completaram a 24ª volta a menos de dez minutos da bandeirada final com seus caminhões praticamente lado a lado, separados por menos de dois décimos de segundo. A ultrapassagem aconteceu na tomada da curva do Radiador. Fogaça voltou a perder posições na abertura da 27ª volta, quando saiu da pista na entrada da reta dos boxes e foi superado por Giaffone e Monteiro, estabelecendo-se na quarta posição.
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A menos de cinco minutos do fim da corrida, Giaffone tentou emparelhar seu caminhão com o do lÁder Boessio, que abriu a última volta um segundo e meio Á frente de Giaffone. Monteiro, Fogaça e Marques completaram a festa no pódio. Marques recebeu a bandeirada final menos de dois décimos de segundo Á frente do paranaense Diogo Pachenki, o sexto. Depois de 31 voltas válidas, o resultado final do GP Aurélio Batista Félix em Guaporé foi o seguinte:
1º) Régis Boessio (RS/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team, 1h00min07s459
2º) Felipe Giaffone (SP/MAN), RM Competições-MAN Latin America, a 1s369
3º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, a 2s622
4º) Djalma Fogaça (SP/Ford), 72 Sports/Ford Racing Trucks, a 3s149
5º) André Marques (SP/MAN), RM Competições-MAN Latin America, a 19s667
6º) Diogo Pachenki (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, a 19s852
7º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF Santos, a 20s199
8º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF Santos, a 20s845
9º) Alberto Cattucci (SP/Volvo), ABF/Volvo, a 25s656
10º) João Marcos Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing, a 34s351
11º) Débora Rodrigues (SP/MAN), RM Competições-MAN Latin America, a 42s655
12º) Jansen Bueno (PR/Volvo), DB Motorsport, a 1 volta
13º) Ronaldo Kastropil (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, a 1 volta
14º) Raijan Mascarello (MT/Ford), 72 Sports/Ford Racing Trucks, a 1 volta
15º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, a 1 volta
16º) Leandro Totti (PR/MAN), RM Competições-MAN Latin America, a 4 voltas
17º) Luiz Lopes (SP/Iveco), Lucar Motorsports, a 7 voltas
NÁƒO COMPLETARAM
Leandro Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, a 15 voltas
Alex Caffi (ITA/Iveco), Dakarmotors, a 15 voltas
Edu Piano (SP/Ford), Território Motorsport, a 20 voltas
Rogério Castro (GO/Volvo), ABF/Volvo, a 22 voltas
Paulo Salustiano (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, a 25 voltas
José Maria Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, a 25 voltas
Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, a 31 voltas
DESCLASSIFICAÇÁƒO DESPORTIVA
Adalberto Jardim (SP/MAN), RM Competições-MAN Latin America, a 12 voltas
Melhor volta: Fogaça, na 5ª, 1min27s210, média de 127,141 km/h