Truck: Curitiba recebe penúltima etapa da F-Truck com ar de decisão

O autódromo de Pinhais recebe a Fórmula Truck faltando duas etapas para apontar o campeão de 2010

Cinco pilotos chegam disputando diretamente a liderança do Campeonato Sulamericano e Brasileiro de Fórmula Truck neste final de semana (12,13 e 14 de novembro) no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR), penúltima etapa da temporada que indicará efetivamente quem brigará pelo tÁ­tulo na final em BrasÁ­lia, no dia 5 de dezembro. Felipe Giaffone com 137 pontos e Valmir Benavides com 120, companheiros de equipe na RM Competições Volkswagen se dividiram na liderança durante as oito etapas do ano, Roberval Andrade do Scania Corinthians Motosport que com o maior número de vitórias (3) e quatro quebras quando bem colocado em outras etapas, segue em terceiro com 113 e os pilotos da ABF Race Team Mercedes-Benz, Wellington Cirino com 109 pontos e Geraldo Piquet com 105, que com uma boa arrancada nas últimas etapas se colocaram na briga do tÁ­tulo de 2010.

Esse é o panorama da prova de Curitiba, Grande Prêmio Petrobras, que abre a reta final do campeonato de 2010 no próximo final de semana. Equipes e pilotos que disputam o tÁ­tulo do 15º ano da Fórmula Truck se preocuparam com a preparação para o circuito rápido de Pinhais. Os prognósticos para o circuito paranaense muitas vezes não seguem as regras. Quem mais tem vitórias ali é o tri campeão Wellington Cirino que venceu duas provas na temporada de 2001 e a do ano passado, mas no computo geral são 12 vencedores em 13 anos de passagens da Truck pelo autódromo em Pinhais.

O lÁ­der Felipe Giaffone é enfático em afirmar que a prova de Curitiba é como uma verdadeira decisão. “Os principais concorrentes ao tÁ­tulo não tiveram uma boa prova no Velopark e com isso mantive minha liderança. Agora, teremos duas finais pela frente. Curitiba será uma corrida fundamental: posso sair campeão antecipado ou posso ter minhas chances bem reduzidas. Por isso, vamos encarar a próxima corrida como uma verdadeira decisão. Gosto do circuito de Curitiba e espero brigar pelas primeiras colocações desde os primeiros treinos livres, na sexta-feira”, completou o piloto da Volkswagen.

Este também é o raciocÁ­nio de Valmir Benavides que se manteve na vice-liderança depois da prova do Rio Grande do Sul. “A etapa no Velopark não teve grandes mudanças no campeonato e apenas o quarto e o quinto reduziram a diferença e agora também estão forte na briga. O importante nesta fase final é somar o máximo de pontos possÁ­veis, confiando na boa resistência do equipamento”, lembra Benavides.

O terceiro colocado no campeonato, Roberval Andrade com seu Scania que estampa o brasão do Sport Club Corinthians Paulista correrá com um novo lay out prevalecendo a cor preta no caminhão. Roberval espera contar com a grande torcida corintiana que existe também em Curitiba que perde apenas para o Atlético e o Coritiba, times locais. Sempre com um nÁ­vel forte de combatividade, Roberval mantém o otimismo nas duas provas finais da temporada. “Estou vivo no campeonato. É claro que as coisas ficaram mais difÁ­ceis com a quebra no Velopark, aquelas coisas que acontecem sempre quando a gente não espera que vão acontecer. Sou o único piloto que ganhou mais de uma corrida neste ano (Rio, São Paulo e Londrina) e as duas últimas pistas favorecem os caminhões grandes, como o meu. Vou para essas duas últimas corridas disposto a marcar todos os pontos possÁ­veis, pole, melhor volta e vitória”, se anima o campeão de 2002.

A dupla da Mercedes-Benz, Wellington Cirino e Geraldo Piquet, depois dos bons resultados no Velopark (segundo e terceiro), se mostra ainda mais animada depois dos testes na semana passada na pista de Londrina com mais um trabalho de desenvolvimento dos Axor 2044. Cirino também encara a prova de Curitiba como prova decisiva. “Para mim as duas próximas corridas serão duas finais, duas provas decisivas para o campeonato. A primeira é essa em Curitiba, que vai definir quem serão os pilotos com chances de conquistar o tÁ­tulo na última prova, em BrasÁ­lia. Meu objetivo é sair do Paraná com a menor diferença possÁ­vel para o lÁ­der. Piquet confia no retrospecto da marca no circuito. “As expectativas para a etapa de Curitiba são muito boas, a Mercedes-Benz tem um retrospecto de bons resultados nessa pista e, neste ano, nosso caminhão deve chegar ainda melhor por causa do desenvolvimento que o time tem feito ao longo da temporada. Vou partir para o tudo ou nada”, afirma Geraldo Piquet.

A programação do GP Petrobras segue normalmente com a abertura das sessões de treinos livres as 12h00 e Á s 15h00 de sexta-feira, com a duração de 1 hora cada. No sábado, as sessões livres serão Á s 9h00 e Á s 11h00 e a tomada de tempo para o grid de largada será Á s 14h00, com a super classificação prevista para as 15h30.

No domingo, o warm-up será Á s 9h00 e a largada Á s 14h00. Logo após o warm-up, as atrações paralelas da F-Truck entram na pista com o Desfile de Pilotos, o Truck Test com voltas nas pistas com convidados e show de acrobacias de moto com Jefão Martins. O novo show de manobras radicais com os Pace Truck agora protagonizados pelos filhos do Aurélio, Danielle, Gabrielle e Juninho está marcado para as 12h00.

A prova terá transmissão ao vivo pela Rede Band de TV, com narração de Téo José, comentários de Eduardo Homem de Mello e reportagens de Luiz Silvério.

Os ingressos estão sendo vendidos a R$ 25,00 nos Postos Petrobras e Concessionárias Vipal de Curitiba e região. Veja no site oficial da categoria, www.formulatruck.com os endereços dos locais de vendas antecipadas que dão direito ao boné oficial da F-Truck, com o logo bordado. A organização da Fórmula Truck não cobra ingressos de pessoas maiores de 65 anos e crianças de cinco a sete anos. Também têm entradas livres, pessoas portadoras de deficiência fÁ­sica. Por determinação do Juizado da Infância e Juventude de Curitiba, não é permitida a entrada de crianças com idade abaixo de cinco anos no autódromo. Os estudantes com a carteira da entidade pagam meia entrada com apresentação da carteira da entidade estudantil. Ingressos para estudantes só são vendidos nas bilheterias do autódromo.

O Autódromo Internacional de Curitiba não permite a entrada de isopores com bebidas. A organização oferece estrutura comercial para lanches e bebidas dentro do autódromo.

Classificação do campeonato após 8 etapas: 1º) Felipe GIAFFONE (W) SP 137 ; 2º) Valmir BENAVIDES (W) SP 120, 3º) Roberval ANDRADE (S) SP 113, 4º) Wellington CIRINO (M) PR 109, 5º) Geraldo PIQUET (M) DF 105, 6º) Beto MONTEIRO (I) PE e Renato MARTINS (W) SP 64 , 8º) Leandro REIS (S) GO 54 , 9º) Pedro MUFFATO (S) PR 53, 10º) André MARQUES (S) SP 47, 11º) Danilo DIRANI (F) SP 44, 12º) Paulo SALUSTIANO (V) SP 43, 13º) Adalberto JARDIM (V) SP 42, 14º) Leandro TOTTI (M) PR 40, 15º) Fred MARINELLI (I) SP 33, 16º) João MAISTRO (V) PR 21, 17º) Débora RODRIGUES (W) SP e José Maria REIS (S) GO 20, 19º) Diumar BUENO (V) PR 16, 20º) José CANGUEIRO (M) SP 15, 21º) Fabiano BRITO (F) SP 14, 22º) Cristiano DA MATTA (I) MG 13, 23º) Bruno JUNQUEIRA (F) MG 10, 24º) Andersom TOSO (F) RS 8 , 25º) Vignaldo FIZIO (F) SP 3.

Campeonato de Marcas: 1) Volkswagen, 329 pontos; 2) Mercedes-Benz, 269 pts.; 3) Scania, 263 pts.; 4) Volvo 118 pts.; 5) Iveco 110 pts. e Ford, 79 pontos.

Vencedores da F-Truck em Curitiba

1996 – Sérgio Drugovith (PR) bateria A
1996 – Sérgio Drugovith (PR) bateria B
1997 – Não teve prova
1998 – Oswaldo Drugovith (PR) bateria A
1998 – Oswaldo Drugovith (PR) bateria B
1999 – Renato Martins (SP) bateria A
1999 – Renato Martins (SP) bateria B
2000 – Roberval Andrade (SP) bateria A
2000 – Jorge Fleck (RS) bateria B
2000 – Thiago Grisson (RS) bateria A
2000 – Thiago Grisson (RS) bateria B
2001 – Wellington Cirino (PR)
2001 – Wellington Cirino (PR)
2002 – Beto Monteiro (PE)
2003 – Vignaldo FÁ­zio (SP)
2004 – Não teve prova
2005 – Luiz Carlos Zappelline (SC)
2006 – Vinicius Ramires (SP)
2007 – Felipe Giaffone (SP)
2008 – Luiz Carlos Zappeline (SC)
2009 – Wellington Cirino (PR)

Obs 1. Até o ano 2000, as provas eram realizadas em duas baterias.
Obs 2. Nos anos 2000 e 2001, Curitiba recebeu duas provas por temporada.