Truck: Londrina abre a segunda fase da Fórmula Truck

Com quatro pilotos vencendo na temporada, o inÁ­cio da segunda fase de 2010 promete um clima de muita disputa

O Autódromo Internacional Ayrton Senna Londrina recebe mais uma vez a prova que marca a segunda fase da temporada de 2010 do Campeonato Sulamericano e Brasileiro de Fórmula Truck, o GP Aurélio Batista Félix. Depois da etapa mais concorrida da temporada em Interlagos, a F-Truck volta Á  Londrina, tradicional praça que recebe a categoria de caminhões desde o princÁ­pio de sua existência. É a 12ª vez que a Fórmula Truck corre no circuito londrinense, palco de grandes disputas da Fórmula Truck.

Sendo a etapa de abertura da segunda fase do campeonato que termina no dia 5 de dezembro em BrasÁ­lia, DF, a corrida de Londrina é tida como um passo importante na disputa pelo tÁ­tulo do 15º ano da Fórmula Truck. E é isso que espera o paulista Roberval Andrade (Scania) que marcou sua segunda vitória nesse ano em Interlagos e se colocou matematicamente na briga pela liderança do campeonato na etapa de londrina. “Estamos mais aliviados porque entramos matematicamente na briga pela liderança do campeonato. A pista de Londrina é difÁ­cil para os caminhões mais pesados, mas pretendemos sair de lá mais próximo do lÁ­der”, diz animado o representante do Sport Club Corinthians Paulista.

Nas duas primeiras posições, os pilotos da RM Competições Volkswagen continuam se mantendo imbatÁ­veis na troca pela liderança do campeonato. Atualmente o paulista Felipe Giaffone lidera com 98 pontos, seguido de Valmir Benavides, também de São Paulo, com 97. Os dois dividem a liderança do campeonato desde o inÁ­cio do ano. Giaffone que começou liderando com a vitória na etapa de abertura em Guaporé, depois veio Benavides quando venceu em Caruaru e agora novamente Felipe é o ponteiro depois que seu companheiro não marcou ponto na corrida de São Paulo.

Para Londrina, o lÁ­der se mostra tranqüilo, mas pondera que seus adversários já treinaram no circuito e conseguiram ótimas marcas. “Estamos num bom momento e Londrina me traz boas lembranças, mas sei que o Roberval andou forte nos treinos nessa pista. Nossa estratégia é chegar entre os três primeiros, diz vencedor do ano passado em Londrina.

O paranaense Wellington Cirino, terceiro colocado na tabela, com 91 pontos é outro grande adversário para os pilotos da equipe de RM Competições comandada por Renato Martins. Uma das equipes que mais trabalham experimentando vários componentes e acertos, a ABF Competições Mercedes-Benz tem conseguido uma nÁ­tida evolução nos seus dois equipamentos. Além de Cirino em terceiro no campeonato, seu companheiro Geraldo Piquet de BrasÁ­lia, aparece em sexto dividindo a posição com o paulista Paulo Salustiano (Volvo) com 43 pontos.

Um dos mais temidos pelos ponteiros para a prova de Londrina é o piloto da casa, Leandro Totti (Mercedes-Benz) que ocupa a oitava posição no campeonato com 35 pontos e vem de um segundo lugar na prova de Interlagos. Totti ao lado do goiano Leandro Reis (Scania) e do paulista Danilo Dirani (Ford) são apontados como os pilotos de grandes performances durante a temporada deste ano. Leandro Reis da Original Peças Competições Scania ocupa a quinta posição com 48 pontos, um segundo lugar no Rio e a melhor volta em São Paulo. Danilo também não deixa por menos com uma pole e melhor volta no circuito de Jacarepaguá.

Leandro Totti diz que o fato dele ser de Londrina e conhecer a pista correndo de várias categorias regionais não faz muita diferença hoje. “Todos conhecem bem o circuito e a categoria está muito equilibrada. Estamos animados pelos últimos resultados e o acerto que conseguimos no meu caminhão. Mas sei que vai ser uma pauleira na disputa com os Ford e Volkswagen”, explica o londrinense Leandro Totti.

Classificação do campeonato após cinco etapas: 1) Felipe Giaffone, 98 pontos; 2) Valmir Benavides, 97 pts.; 3) Wellington Cirino, 91 pts.; 4) Roberval Andrade, 72 pts.; 5) Leandro Reis, 48 pts.; 6) Geraldo Piquet e Paulo Salustiano, 43 pts.; 8) Leandro Totti, 35 pts.; 9) Renato Martins, 33 pts.; 10) Pedro Muffato e Beto Monteiro, 26 pts.; 12) André Marques, 23 pts.; 13) Danilo Dirani, 20 pts.; 14) Adalberto Jardim, 17 pts.; 15) Diumar Bueno, 16 pts.; 16) Débora Rodrigues, 14 pts.; 17) Fred Marinelli, 12 pts.; 18) Bruno Junqueira e José Maria Reis, 9 pts.; 20) José Cangueiro, 7 pts.; 21) João Maistro, 5 pts.; 22) Cristiano Da Matta, 4 pts.; 23) Anderson Toso e Vignaldo Fizio, 3 pts. e 25) Fabiano Brito, 1 ponto.

Campeonato de Marcas: 1) Volkswagen, 230 pontos; 2) Scania, 177 pts.; 3) Mercedes-Benz, 176 pts.; 4) Volvo, 77 pts.; 5) Iveco, 42 pts. E 6) Ford, 33 pontos.

PROGRAMAÇÁƒO

A programação será aberta na tarde de sexta-feira (dia 20) com dois treinos livres, Á s 12h00 e Á s 15h00 com a duração de uma hora cada. No sábado (dia 21) as sessões livres serão Á s 9h00 e Á s 11h00. A tomada de tempo para o grid de largada será Á s 14h00, com a super classificação prevista para as 15h30.

No domingo, o warm-up será Á s 9h00 e a largada Á s 13h00. Logo após o warm-up, a F-Truck apresenta sua programação com Desfile de Pilotos em cima de seus caminhões, o Truck Test com voltas nas pistas com convidados e show de acrobacias de moto com Jefão Martins. O novo show de manobras radicais com os Pace Truck agora protagonizados pelos filhos do Aurélio, Danielle, e Juninho está marcado para as 13h00. A abertura ao vivo pela Band TV será as 13h55.

INGRESSOS

Os ingressos para a 6ª etapa do Campeonato Brasileiro de F-Truck estão sendo vendidos a R$ 25,00 nos Postos Petrobras e Revendedores Vipal da região, com direito ao boné oficial da F-Truck. Os endereços dos pontos de venda de ingressos estão no site oficial www.formulatruck.com.br. A F-Truck não cobra ingressos de maiores de 65 anos e crianças até oito anos acompanhadas dos pais. Também têm entradas livres pessoas portadoras de deficiência fÁ­sica. Os ingressos para estudante só serão vendidos nas bilheterias do autódromo pela metade do valor, com apresentação da carteira da entidade.

A prova terá transmissão direta pela Rede Band de TV, com narração de Téo José, comentários de Edu Homem de Mello e reportagens de Luiz Silvério. A transmissão ao vivo começa Á s 13h00.