Truck: Novidades agitam categoria em Fortaleza

A Fórmula Truck atravessa o paÁ­s saindo de Guaporé, no Rio Grande do Sul, onde fez a primeira etapa de 2009 e segue para Fortaleza, no nordeste do paÁ­s, para a segunda prova do ano. Serão mais de cinco mil quilÁ´metros percorridos com aproximadamente 80 carretas que já saÁ­ram na semana passada de várias partes do paÁ­s, levando a maior estrutura de um evento automobilÁ­stico no Brasil.

No dia 26 de abril, a F-Truck abre a fase nordestina que será completa com a prova de Caruaru, em Pernambuco, no dia 17 de maio – sendo a única competição brasileira que corre em seis estados brasileiros além do Distrito Federal.

A etapa de Fortaleza traz boas novidades da temporada atual, além de ser a prova em que as equipes vêm com seus caminhões muito mais acertados do que na etapa de estréia. Muitos acertos ficam por fazer, por falta de tempo ou mesmo por falta de ensaios com os novos componentes constantemente desenvolvidos pelos dedicados mecânicos e engenheiros das equipes. “Estamos sempre atrás de novos acertos e para isso mantenho em minha equipe, profissionais competentes. Só consegue ficar na briga quem tem gente muito boa”, afirma Roberval Andrade, campeão em 2002 e mais cinco vezes colocado entre os cinco primeiros no campeonato.

Quatro novidades chamam a atenção para a prova de Fortaleza. A primeira é a estréia da sétima marca de caminhão na categoria multi marcas que mais deu certo no Brasil: a MAN, montadora alemã que chega com um caminhão inscrito na F-Truck brasileira pelo piloto austrÁ­aco Eggon Allgauer. O caminhão número 8 chegou a andar nos treinos livres de Guaporé, mas com um problema de estrutura na primeira vez que entrou na pista, nem participou do grid de largada. “Estou ansioso por essa estréia em Fortaleza”, conta o boa gente Eggon Allgauer, campeão da Super Truck européia em 2002 e um grande apaixonado pela F-Truck brasileira.

Há duas semanas dois engenheiros alemães estiveram na sede da ABF, em Santos, para a troca do novo motor que veio da Alemanha com segredos e mais segredos. “Ninguém podia chegar perto enquanto os engenheiros faziam os acertos da parte eletrÁ´nica”, conta um dos mecânicos que fazem a assistência de pista do novo F-Truck MAN.
Outra grande novidade para a temporada de 2009 é a estréia do piloto paranaense Leandro Totti. Ele correrá com um caminhão Ford Cargo que foi totalmente refeito depois que a Londrina Truck Racing desistiu de participar do campeonato nessa temporada. A equipe perdeu seu principal patrocinador em função da crise. “Tivemos esse baque e sentimos pela perda de uma equipe do Paraná, mas conseguimos trabalhar com uma nova estrutura e montar novo F-Truck Ford para o Leandro”, conta com satisfação a presidente da Fórmula Truck, Neusa Félix. Segundo informações de mecânicos especializados na montagem do caminhão, o novo Ford tem uma distribuição de peso mais adequada com o recuo do motor e a potência deve passar de 650 HP para quase 900. “Vai ser um arraso”, antecipou o mecânico José Ferreira, responsável pela montagem do Ford de Leandro Totti. Por regulamento os caminhões Ford podem ter até 600 quilos a menos do que os F-Truck com motores mais potentes, como Iveco, Mercedes-Benz, Volvo e MAN. Leandro Totti, que não é nada bobo e espera sua oportunidade, com certeza não vai deixar passar essa em branco.

A terceira novidade bate com a expectativa do torcedor nordestino. O único piloto da região, Beto Monteiro, de Pernambuco, estréia este ano na nova equipe Scuderia Iveco. Monteiro já teve experiência de quatro marcas na F-Truck e foi campeão em 2004, tendo como companheiro de equipe Ford Djalma Fogaça, que este ano leva o nome de Ford Racing Truck em sua equipe.

Na estréia em Guaporé, Beto Monteiro com o Iveco, já conseguiu a sétima posição na corrida, muito comemorada pela equipe, que vê 2009 como um ano de ótimos resultados para a marca.

A quarta novidade é a participação de mais um piloto jovem na Fórmula Truck. Danilo Dirani, de 26 anos, 27 tÁ­tulos no kart brasileiro, campeão da F-3 sul-americana, correu na F-3 inglesa e corre na F-Truck com um Volvo da ABF Volvo.

A classificação do campeonato após a primeira etapa em Guaporé é a seguinte:

1) Felipe Giaffone, 31 pontos
2) Renato Martins, 23 pts
3) Roberval Andrade, 21 pts
4) Valmir Benavides, 16 pts
5) Djalma Fogaça, 12 pts
6) Geraldo Piquet, 10 pts
7) Beto Monteiro, 8 pts
8) Vignaldo Fizio, 7 pts
9) José Cangueiro, 6 pts
10) Pedro Muffato, 5 pts
11) Adilson Cajuru, 4 pts
12) Urubatan Helou Jr., 3 pts
13) Wellington Cirino e João Maistro, 2 pontos

SHOW DOS PACE TRUCK VOLTA COM FILHOS DO AURÉLIO

Uma das principais atrações fora da corrida da Fórmula Truck está de volta na temporada de 2009, depois de ter sido obrigatoriamente cancelada no ano passado devido ao falecimento do seu criador, Aurélio Batista Félix. O Show do Intervalo que Aurélio sempre mostrava com maestria pilotando os Pace Truck personalizados e com pinturas nas quais ele mesmo participava das criações, voltou Á  pista com a estréia em Guaporé, no dia 8 de março.

Depois de um ano de treino, o público cearense também sentirá a emoção de ver o show agora conduzido por três integrantes da famÁ­lia Félix: Danielle (24 anos), Gabrielle (20 anos) e Aurélio Jr., que completou 14 no último dia 28 de março.

As manobras radicais com derrapagens e zerinhos com os caminhões sem os condutores poderão ser curtidas, assim como a bomba que sai do chassi de um dos Pace Truck. Em um show inédito produzido pelo piloto e acrobata Fábio Bomba e o motociclista Jefão Martins, os novos protagonistas do show da F-Truck certamente emocionarão o público cearense.