Truck: Novidades para 2007 são apresentadas em Cascavel

Primeira etapa do Campeonato Brasileiro evidencia renovações no grid e abre disputa equilibrada pelos títulos de pilotos e de marcas.

Estréias de pilotos e equipes estão entre os atrativos que o Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck oferece na primeira das nove etapas que vão compor a temporada de 2007. A corrida será disputada neste domingo (11), no Autódromo Internacional de Cascavel, confrontando 24 pilotos que defendem as montadoras participantes – além de Scania e Mercedes-Benz, que conquistaram os títulos de marcas em 2005 e 2006, estão na pista Ford, Volks, Volvo e Iveco.

A Scania é a marca que mais vezes venceu em Cascavel. Esteve no topo do pódio em 1996, com Renato Martins, em 1997, com Sérgio Drugovich, e em 1998 e 1999, nos dois casos com Osvaldo Drugovich Júnior. A torcida local espera que a marca vença mais uma vez com Pedro Muffato, único piloto de Cascavel na categoria. Terceiro colocado nesta prova no ano passado, Muffato vai à pista com o Scania número 20 de sua própria equipe, a MP Motorsport.

As principais equipes que utilizam os caminhões da Scania mantêm os mesmos pilotos do último ano. A Roberval Motorsport, que passa a apostar nos modelos “cara-chata”, mantém como dupla de pilotos o paulista Roberval Andrade, campeão brasileiro da Fórmula Truck em 2002, e o goiano José Maria Reis, que abre sua segunda temporada pilotando para a marca. Adalberto Jardim também passa a pilotar um Scania, mas não disputa a etapa de Cascavel.

A equipe DF Motorsport, comandada pelo piloto paulista Djalma Fogaça, volta a contar com quatro caminhões, agora equipados com motores eletrônicos. Além do próprio Fogaça, vão defender a equipe o pernambucano Beto Monteiro, o catarinense Luiz Zappelini e o gaúcho Regis Boessio. O outro piloto da Ford nesta temporada será o paranaense Leandro Totti, agora único representante da Londrina Truck Racing, equipe chefiada por Ernesto “Gardenal” Neto.

A ABF Competições também mantém quatro caminhões Mercedes-Benz na pista, com os mesmos pilotos que a defenderam até 2006. O brasiliense Geraldo Piquet, que venceu a última corrida do ano, em Brasília, continua formando parceria com o paranaense tricampeão Wellington Cirino. Os paulistas José Cangueiro e Vignaldo Fízio seguem no time sediado em Santos, pilotando os modelos “bicudos” da marca da estrela de três pontas.

Entre as equipes que defendem a Mercedes-Benz, é grande a expectativa em torno da participação de Vinicius Ramires. O paulista da Ramires Rodobens Truck Team conquistou o vice-campeonato em 2006, quando disputou a primeira temporada completa na categoria, e é apontado como um dos favoritos ao título. Consolidado no primeiro pelotão, Ramires foi um dos poucos que fez testes para ajustes do caminhão durante a pré-temporada.

A Volkswagen também vem com novidades em 2007. A RM Competições, que levou Renato Martins ao bicampeonato em 2006, também se apresenta com quatro pilotos. Renato e sua esposa Débora Rodrigues continuam na equipe, que terá a volta de Jonatas Borlenghi, afastado da categoria desde fim de 2005. Entre as novidades do ano, a equipe promove a volta à categoria de Felipe Giaffone, que atuou em fase da temporada de 2005 pela Scania.

A Volks terá ainda outros dois caminhões na pista. Beto Napolitano, que defendeu a RM até o ano passado, inscreveu equipe própria. Seu companheiro de equipe será o paulista Urubatan Helou Júnior. O substituto de Urubatan na ABF Competições será o estreante André Carreira, vindo da Stock Car V8 Light. André vai pilotar um Volvo, idêntico ao do paranaense Fabiano Brito, confirmado para mais uma temporada pela equipe.

Outro que passa a competir com um caminhão Volvo nesta temporada é o paranaense João Marcos Maistro, da Clay Truck Racing. Também representante do Paraná, Diumar Bueno mantém-se na disputa com a Volvo, marca que utiliza desde sua estréia na categoria. A Iveco, por fim, passa a contar com um único representante no grid da Fórmula Truck – o paulista Fred Marinelli, que pilota o modelo Stralis de sua própria equipe, a Marinelli Competições.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *