Truck: Pai e filho no pódio das duas principais categorias do paÁ­s

Pedro Muffato festeja terceiro lugar na Fórmula Truck em Interlagos depois da segunda posição de David na Stock Car em Campo Grande.


As duas principais categoria do automobilismo nacional tiveram no último domingo (21) a terceira etapa da temporada de 2006. O Campeonato Brasileiro de Stock Car V8 realizou no circuito de Campo Grande a 300ª corrida de sua história, com vitória de Cacá Bueno. Na Fórmula Truck, a prova aconteceu em Interlagos, São Paulo, com vitória de Roberval Andrade. O fato em comum entre os eventos foi a presença de um mesmo sobrenome nos dois pódios.

David Muffato, campeão brasileiro da Stock Car em 2003, foi o segundo colocado na corrida em Campo Grande. Largando em oitavo, empreendeu uma seqüência constante de ultrapassagens sob a chuva forte que tornou quase nula a visibilidade dos pilotos. Na Fórmula Truck, com pista seca, Pedro Muffato, pai de David, teve uma atuação cautelosa, diante dos problemas com a direção hidráulica de seu caminhão, e terminou em terceiro depois de largar em sexto.

No caso de David, que compete na Stock Car V8 pela equipe Amir Nasr, o segundo lugar em Campo Grande representou os primeiros pontos na temporada. Ele subiu para sétimo na classificação do campeonato com 20 pontos. O lÁ­der é o sul-matogrossense Hoover Orsi, também da Amir Nasr, que ficou em terceiro lugar na corrida e foi a 56 pontos. O vencedor da corrida, Cacá Bueno, da equipe RC, é o vice-lÁ­der do campeonato, seis pontos atrás de Orsi.

Pedro, na Truck, marcou pontos em todas as corridas do ano. Foi oitavo na primeira etapa, em Caruaru, conquistou a vitória em Fortaleza e voltou ao pódio em Interlagos com o terceiro lugar. Manteve-se em terceiro lugar na classificação do campeonato com 48 pontos, três a menos que Roberval Andrade e Wellington Cirino, que empatam na liderança. Antes da etapa paulista, sua desvantagem em relação a Leandro Totti, então lÁ­der, era de seis pontos.

“Eu avisei que vou disputar o tÁ­tulo deste ano”, diz Muffato, satisfeito com o resultado da corrida. Largando em sexto, assumiu a vice-liderança na fase inicial da prova e só perdeu a posição para Cirino na 14ª volta. “A direção do caminhão travou de repente. Se não fosse isso, eu poderia resistir Á  pressão do Wellington”, supõe o piloto, que tem no Scania número 20 as logomarcas de Autotrac, Italy, Faculdade Assis Gurgacz, Coopavel e Muffatão.