Truck: Muffato espera pódio em BrasÁ­lia

Batidas do paranaense durante treinos e corrida na etapa curitibana da
Fórmula Truck foram causados por alicate preso ao sistema de direção.

Em nenhum momento da temporada 2009 Pedro Muffato mostrou-se tão otimista para uma corrida do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck quanto Á s vésperas da décima e última etapa. A prova confrontará os 26 pilotos da categoria neste domingo (13), no anel externo do Autódromo Internacional Nelson Piquet, em BrasÁ­lia. No traçado de maiores médias de velocidade do calendário, o piloto da equipe Muffatão espera voltar ao pódio.
“Não é uma expectativa exagerada, não. Meu caminhão está muito bom e isso ficou provado na etapa de Curitiba”, comenta Muffato. “Se o caminhão é bom em uma pista, é bom em todas. Até estou evitando começar os treinos com muito otimismo, mas a verdade é que eu espero até um pódio”, manifesta o piloto, que dedicou toda a primeira metade do campeonato ao trabalho de desenvolvimento das novidades admitidas pelo regulamento técnico.
Muffato compete na Fórmula Truck com o Scania número 15, em que tem as logomarcas de Coopavel, Muffatão, Fras-le, TanKsul, Mahle, DSR Log, FAG e Tuzzi. Durante a etapa de novembro em Curitiba, teve vários pequenos acidentes, todos atribuÁ­dos a um problema no sistema de direção. “Eu vinha numa curva e de repente o volante travava. Aconteceu várias vezes, trocamos a caixa de direção e o problema continuava”, lembra o paranaense.
A causa do problema foi descoberta horas antes da corrida. “No domingo, o volante travou durante o warm up e eu não deixei a equipe de resgate tirar o caminhão do lugar. O problema teria de ser resolvido ali mesmo. Foi um integrante do resgate que encontrou a causa do problema. Um alicate caiu por uma abertura no assoalho, conforme o movimento do caminhão, esse alicate ia de um lado para outro e ficava entre as barras da direção, que travava”, explica.
Em Curitiba, Muffato perdeu voltas nos boxes para sanar um problema de superaquecimento no caminhão. “Se não fosse isso, eu teria ido ao pódio lá. Eu já tinha ultrapassado o Vignaldo (FÁ­zio) e o Fred (Marinelli) quando fui para os boxes, e eles terminaram a corrida em quarto e quinto”, considera. “Agora vamos para a última corrida do ano, tudo está indicando que vamos ter a chance de fechar esse campeonato com um bom resultado”, espera.
Os treinos para a etapa final do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck  terão inÁ­cio na tarde de sexta-feira (11). A corrida de domingo terá largada Á s 14h, com transmissão ao vivo pela Rede Bandeirantes.

A classificação completa depois de nove etapas é a seguinte:Â

1º) Valmir Benavides (SP/Volkswagen), RM Competições, 161
2º) Felipe Giaffone (SP/Volkswagen), RM Competições, 153
3º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF Competições, 135
4º) Roberval Andrade (SP/Scania), RVR Motorsport, 134
5º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF Competições, 109
6º) Renato Martins (SP/Volkswagen), RM Competições, 84
7º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, 77
8º) Vignaldo FÁ­zio (SP/Mercedes-Benz), ABF Competições, 67
9º) Fred Marinelli (SP/Iveco), Marinelli Competições, 57
10º) Djalma Fogaça (SP/Ford), Ford Racing Trucks, 54
11º) Fabiano Brito (PR/Volvo), ABF Competições, 51
12º) Danilo Dirani (SP/Volvo), ABF Competições, 39
13º) Adilson Magalhães (SP/Iveco), Scuderia Iveco, 36
14º) João Marcos Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing, 31
15º) Débora Rodrigues (SP/Volkswagen), RM Competições, 27
16º) Adalberto Jardim (SP/Ford), Ford Racing Trucks, 24
17º) José Maria Reis (GO/Scania), Original Reis, 21
18º) José Cangueiro (SP/Mercedes-Benz), Mercalf Competições, 19
19º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, 18
20º) Régis Boessio (RS/Volvo), Boessio Competições, 17
21º) Leandro Reis (GO/Scania), Original Reis, 14
22º) Andersom Toso (RS/Ford), Ford Racing Trucks, 6
23º) Gaston Mazzacane (ARG/Ford), ABF Competições, 5
23º) Urubatan Helou Júnor (SP/Ford), Ford Racing Trucks, 5 Â
25º) Diumar Bueno (PR/Volvo), Bueno Race Truck, 2
26º) Leandro Totti (PR/Ford), ABF Competições, 1