Truck: Roberval faz teste em Londrina para definir estreia de caminhão no Velopark

Terceiro no campeonato, paulista da Scania Corinthians Motorsport pode adotar o caminhão batizado como “F7”

A preparação para a oitava e antepenúltima etapa do Campeonato Sul-Americano e Brasileiro de Fórmula Truck vai levar a Scania Corinthians Motorsport a Londrina nesta semana. A equipe do piloto paulista Roberval Andrade agendou um dia de treinos para a sexta-feira (1º) no Autódromo Internacional Ayrton Senna. O trabalho vai determinar se a equipe estreia o F7, seu novo caminhão, na corrida do dia 10 de outubro na pista gaúcha do Velopark.

Baseado no modelo G470 da Scania, o caminhão foi batizado como “F7” por ser o sétimo Fórmula Truck construÁ­do pela Scania Corinthians Motorsport em suas 10 temporadas de atuação na categoria. A equipe já havia cogitado a estreia do caminhão na corrida de 10 dias atrás em Buenos Aires. Contudo, os primeiros testes, também realizados na pista de Londrina, indicaram que seria um risco para o piloto, diante dos problemas verificados.

“O teste que fizemos há algumas semanas mostrou os defeitos que são normais em um carro de corridas que acabou de ser construÁ­do”, comentou Pedro Pimenta, chefe de equipe da Scania Corinthians Motorsport na Truck. “Preferimos não arriscar. Levamos o caminhão para a sede da equipe, trabalhamos na solução dos problemas que constatamos e agora vamos Á  pista mais uma vez para colocar o caminhão Á  prova”, ele acrescentou.

A escolha da pista de Londrina para essa experiência era óbvia, segundo Pimenta. â€œÉ a pista onde fazemos a maioria dos nossos treinos. Nós temos todos os referenciais de rendimento do caminhão atual e também os do F7 no primeiro teste que fizemos”, considerou o chefe de equipe. “Além disso, a pista de Londrina tem trechos muito parecidos com a do Velopark, freadas fortes, essa semelhança é conveniente para essa adaptação”.

Pedro Pimenta define o F7 como um caminhão de corridas “de construção mais limpa”. â€œÉ um caminhão um pouco mais leve que o atual, e tem a distribuição de peso mais adequada para uma pista como a do Velopark, por exemplo. Nesse projeto, a equipe conseguiu diminuir o peso da dianteira do caminhão, o que deve deixar o caminhão mais ágil em trechos de baixa velocidade. Isso é a teoria, agora temos de ver as reações na pista”, afirma.

A estreia do F7 na etapa do dia 10 no novo autódromo da cidade de Nova Santa Rita ainda não está confirmada. “Tudo depende desse teste. A tendência é de irmos para o Velopark com o caminhão novo. Caso haja alguma eventualidade e a estreia seja adiada, não chega a ser um problema, porque o caminhão atual é muito bom. Basta ver que o Roberval ganhou três corridas e estava na liderança de outras três quando teve problemas”, disse Pimenta.