Truck: Salustiano é pole no GP Petrobras em Brasília

Pela terceira vez na temporada – e na carreira – Paulo Salustiano larga na frente numa corrida da Fórmula Truck. O piloto paulista da equipe ABF Racing Team dominou neste sábado (7) o treino de classificação para o GP Petrobras, décima e última etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, que acontece neste domingo (8) no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília (DF).

Mais rápido na primeira parte do treino que definiu os oito classificados ao Top Qualifying, Salustiano confirmou o domínio ao marcar o tempo de 1min10s934 para o anel externo do circuito da Capital Federal, com 2,919 km de extensão. Ele superou Leandro Totti, atual campeão da Fórmula Truck, por dois décimos de segundo.

 

“Depois que sanamos o problema que vinha desde a corrida de Curitiba, o caminhão ‘acendeu’ a partir dos treinos de ontem. Poderíamos estar na luta pelo título, mas algumas quebras nos prejudicaram. Não tenho nada a perder nessa corrida. Vou acelerar fundo no pedal da direita, avisa Salustiano, que soma com a pole um ponto extra e passa para 94 na classificação do campeonato.

Entre os postulantes ao título, Leandro Totti foi o único que avançou ao Top Qualifying. O piloto da equipe MAN Latin America Racing Team larga da primeira fila. Líder do campeonato com 135 pontos, o pernambucano Beto Monteiro sequer completou sua volta na classificação.

 

O caminhão Iveco do piloto teve quebra de turbina – mesmo problema técnico enfrentado pelo novo MAN TGX de Felipe Giaffone. Regis Boessio, vice-líder do campeonato com 119 pontos, larga em décimo. Na avaliação de Leandro Totti, essa situação de formação do grid pode ser decisiva para os rumos da corrida e da definição do título, onde há um máximo de 31 pontos ainda em jogo – 25 da vitória, cinco na bandeira quadriculada programada e mais um pela volta mais rápida da corrida.

“O grid como está formado mudou a relação de forças entre nós quatro. Acabei me dando melhor hoje, mas pode ser que mude tudo amanhã. O fato do Beto sair no fim da fila tira o peso que eu tinha até aqui. Agora não preciso da vitória de qualquer jeito. Posso ser campeão até com um segundo lugar, dependendo de onde os adversários estiverem”, disse o londrinense, que está em terceiro na tabela, com 116 pontos.

 

André Marques, que fez um bom trabalho a bordo de outro Volkswagen da equipe MAN Latin America, larga da terceira posição. Foi o melhor resultado do piloto no ano, muito comemorado nos boxes após o Top Qualifying. “Este terceiro lugar pertence a todos no time. É o meu trabalho, da engenharia e do comando do time pelo Renato Martins. O resultado é um todo”, frisou. Valmir Hisgué Benavides classificou-se em quarto com seu caminhão Iveco, com Diogo Pachenki em quinto e Geraldo Piquet completando os seis primeiros.

O GP Petrobras será transmitido ao vivo pela Rede Bandeirantes a partir das 13h de domingo, com narração de Téo José, comentário de Eduardo Homem de Mello e reportagem de Luiz Silvério e Vytor Zeidan. O grid de largada, com o resultado sujeito a homologação pelos comissários, é o seguinte:

Top Qualifying

1º) Paulo Salustiano (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 1min10s934

2º) Leandro Totti (PR/Volkswagen), RM Competições-MAN Latin America, 1min11s186

3º) André Marques (SP/Volkswagen), RM Competições-MAN Latin America, 1min11s204

4º) Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, 1min11s813

5º) Diogo Pachenki (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 1min11s853

6º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF Santos, 1min12s163

7º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, 1min12s444

8º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF Santos, 1min12s643

Treino Classificatório

9º) Alex Caffi (ITA/Iveco), Dakarmotors, 1min12s365

10º) Regis Boessio (RS/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team, 1min12s389

11º) Alberto Catucci (MG/Volvo), ABF/Volvo, 1min12s726

12º) Djalma Fogaça (SP/Ford), 72 Sports/Ford Racing Trucks, 1min12s727

13º) Luiz Lopes (SP/Iveco), Lucar Motorsports, 1min12s973

14º) Ronaldo Kastropil (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, 1min13s063

15º) Leandro Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 1min13s174

16º) Raijan Mascarello (MT/Ford), 72 Sports/Ford Racing Trucks, 1min13s293

17º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, 1min13s313

18º) Débora Rodrigues (SP/Volkswagen), RM Competições-MAN Latin America, 1min13s589

19º) Jansen Bueno (PR/Volvo), DB Motorsport, 1min13s820

20º) Felipe Giaffone (SP/MAN), RM Competições-MAN Latin America, sem tempo/quebra de turbina

21º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, sem tempo/quebra de turbina

22º) Adalberto Jardim (SP/Volkswagen), RM Competições-MAN Latin America, desclassificado/excesso de fumaça

23º) João Marcos Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing, não treinou

24º) Edu Piano (SP/Ford), Território Motorsport, não treinou

25º) José Maria Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, não treinou

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *