Truck: Salustiano é pole no GP Petrobras em BrasÁ­lia

Pela terceira vez na temporada – e na carreira – Paulo Salustiano larga na frente numa corrida da Fórmula Truck. O piloto paulista da equipe ABF Racing Team dominou neste sábado (7) o treino de classificação para o GP Petrobras, décima e última etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, que acontece neste domingo (8) no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em BrasÁ­lia (DF).

Mais rápido na primeira parte do treino que definiu os oito classificados ao Top Qualifying, Salustiano confirmou o domÁ­nio ao marcar o tempo de 1min10s934 para o anel externo do circuito da Capital Federal, com 2,919 km de extensão. Ele superou Leandro Totti, atual campeão da Fórmula Truck, por dois décimos de segundo.

Â

“Depois que sanamos o problema que vinha desde a corrida de Curitiba, o caminhão ‘acendeu’ a partir dos treinos de ontem. PoderÁ­amos estar na luta pelo tÁ­tulo, mas algumas quebras nos prejudicaram. Não tenho nada a perder nessa corrida. Vou acelerar fundo no pedal da direita, avisa Salustiano, que soma com a pole um ponto extra e passa para 94 na classificação do campeonato.

Entre os postulantes ao tÁ­tulo, Leandro Totti foi o único que avançou ao Top Qualifying. O piloto da equipe MAN Latin America Racing Team larga da primeira fila. LÁ­der do campeonato com 135 pontos, o pernambucano Beto Monteiro sequer completou sua volta na classificação.

Â

O caminhão Iveco do piloto teve quebra de turbina – mesmo problema técnico enfrentado pelo novo MAN TGX de Felipe Giaffone. Regis Boessio, vice-lÁ­der do campeonato com 119 pontos, larga em décimo. Na avaliação de Leandro Totti, essa situação de formação do grid pode ser decisiva para os rumos da corrida e da definição do tÁ­tulo, onde há um máximo de 31 pontos ainda em jogo – 25 da vitória, cinco na bandeira quadriculada programada e mais um pela volta mais rápida da corrida.

“O grid como está formado mudou a relação de forças entre nós quatro. Acabei me dando melhor hoje, mas pode ser que mude tudo amanhã. O fato do Beto sair no fim da fila tira o peso que eu tinha até aqui. Agora não preciso da vitória de qualquer jeito. Posso ser campeão até com um segundo lugar, dependendo de onde os adversários estiverem”, disse o londrinense, que está em terceiro na tabela, com 116 pontos.

Â

André Marques, que fez um bom trabalho a bordo de outro Volkswagen da equipe MAN Latin America, larga da terceira posição. Foi o melhor resultado do piloto no ano, muito comemorado nos boxes após o Top Qualifying. “Este terceiro lugar pertence a todos no time. É o meu trabalho, da engenharia e do comando do time pelo Renato Martins. O resultado é um todo”, frisou. Valmir Hisgué Benavides classificou-se em quarto com seu caminhão Iveco, com Diogo Pachenki em quinto e Geraldo Piquet completando os seis primeiros.

O GP Petrobras será transmitido ao vivo pela Rede Bandeirantes a partir das 13h de domingo, com narração de Téo José, comentário de Eduardo Homem de Mello e reportagem de Luiz Silvério e Vytor Zeidan. O grid de largada, com o resultado sujeito a homologação pelos comissários, é o seguinte:

Top Qualifying

1º) Paulo Salustiano (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 1min10s934

2º) Leandro Totti (PR/Volkswagen), RM Competições-MAN Latin America, 1min11s186

3º) André Marques (SP/Volkswagen), RM Competições-MAN Latin America, 1min11s204

4º) Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, 1min11s813

5º) Diogo Pachenki (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 1min11s853

6º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF Santos, 1min12s163

7º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, 1min12s444

8º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF Santos, 1min12s643

Treino Classificatório

9º) Alex Caffi (ITA/Iveco), Dakarmotors, 1min12s365

10º) Regis Boessio (RS/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team, 1min12s389

11º) Alberto Catucci (MG/Volvo), ABF/Volvo, 1min12s726

12º) Djalma Fogaça (SP/Ford), 72 Sports/Ford Racing Trucks, 1min12s727

13º) Luiz Lopes (SP/Iveco), Lucar Motorsports, 1min12s973

14º) Ronaldo Kastropil (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, 1min13s063

15º) Leandro Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 1min13s174

16º) Raijan Mascarello (MT/Ford), 72 Sports/Ford Racing Trucks, 1min13s293

17º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, 1min13s313

18º) Débora Rodrigues (SP/Volkswagen), RM Competições-MAN Latin America, 1min13s589

19º) Jansen Bueno (PR/Volvo), DB Motorsport, 1min13s820

20º) Felipe Giaffone (SP/MAN), RM Competições-MAN Latin America, sem tempo/quebra de turbina

21º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, sem tempo/quebra de turbina

22º) Adalberto Jardim (SP/Volkswagen), RM Competições-MAN Latin America, desclassificado/excesso de fumaça

23º) João Marcos Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing, não treinou

24º) Edu Piano (SP/Ford), Território Motorsport, não treinou

25º) José Maria Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, não treinou