V8 Supercars Australia: James Courtney é o Campeão de 2010

James Courtney (Jim Beam Racing/ Ford Falcon FG) é o Campeão da temporada 2010 do V8 Supercars Australia. Courtney somou 3055 pontos, 65 a mais do que Jamie Whincup (Team Vodafone/ Holden Commodore VE). As vitórias na última etapa, Sydney Telstra 500, nas ruas de Homebush, ficaram com Jonathon Webb (Dick Johnson Racing/ Ford Falcon FG) e Lee Holdsworth (Fujitsu Racing/GRM/ Holden Commodore VE).

Prova 1:

Webb, que é Rookie, venceu pela primeira vez na categoria, no sábado (04/12). Jason Bright (Trading Post Racing/ Holden Commodore VE) foi o 2º, seguido por Rick Kelly (Jack Daniel’s Racing/  Holden Commodore VE).

Webb apareceu na liderança quando os três candidatos ao tÁ­tulo, Mark Winterbottom (FPR/ Ford Falcon FG) Courtney e Jamie Whincup (TeamVodafone/ Holden Commodore VE), que lideravam a prova, decidiram permanecer com pneus slick, durante o Safety-Car. Logo após a relargada, com a pista molhada na 60ª volta, o trio aquaplanou na curva cinco, acertando o muro. Os três carros tiveram a suspensão dianteira direita quebrada, parando nos pits. Courtney e Whincup aidna retornaram a pista, com voltas de atraso. Winterbottom ficou nos boxes, acabando com suas chances de ser campeão.

Webb manteve a ponta nas quatro voltas restantes, após outra relargada na 65ª volta, vencendo com apenas 0s6375 de vantagem sobre Bright. Kelly foi o 3º. Pole-position Holdsworth chegou em 7º lugar.

Courtney terminou em 15º com Whincup recebendo a bandeirada, mas não sendo classificado por ter oito voltas de atraso.

Faltando uma prova, e 150 pontos em jogo, Courtney tinha 113 pontos de vantagem sobre Whincup.

Final, prova 1:

1.  Jonathon Webb Ford Falcon FG 69 voltas em 2h09m06s9995
2.  Jason Bright Holden Commodore VE2 + 0.6375
3.  Rick Kelly Holden Commodore VE2  + 6.6071
4.  Steven Johnson Ford Falcon FG + 9.9613
5.  Fabian Coulthard Holden Commodore VE + 12.1441
6.  Michael Caruso Holden Commodore VE2 + 19.0878
7.  Lee Holdsworth Holden Commodore VE2 + 26.7878
8.  Andrew Thompson Holden Commodore VE2 + 1m02s4793
9.  Jason Bargwanna Holden Commodore VE2  + 1 volta
10.  Paul Dumbrell Ford Falcon FG + 1 volta

Prova 2:

No domingo (05/12), Holdsworth venceu a segunda prova, seguido por Steve Richards (FPR/ Ford Falcon FG) e Shane van Gisbergen (SP Tools Racing/ Ford Falcon FG).

Pole-position Holdsworth liderou até o segundo Safety-Car, quando parte do pelotão entrou nos pits. Com o restante dos carros entrando nos boxes no decorrer da prova, Holdsworth assumiu a segunda posição, faltando treze voltas para o final, atrás de van Gisbergen.

Economizando combustÁ­vel van Gisbergen entrou na volta final. Contudo no meio da volta o motor começou a engasgar, permitindo a ultrapassagem de Holdsworth e Richards. Foi a 2ª vitória de Holdsworth na categoria.

Whincup terminou em 5º, o que não foi suficiente para garantir o tri-campeonato consecutivo, mesmo com o 14º lugar de Courtney (que chegou a cair para 26º, depois de problemas em um pneu durante um pit stop).

Courtney, de 30 anos, estreou no V8 Supercars Austrália em 2005, dois anos após ser Campeão Japonês de F-3, e vice da F-3 Inglesa em 2002. Antes sua melhor colocação na categoria australiana havia sido o 6º lugar em 2008.

Final, prova 2:

1.  Lee Holdsworth Holden Commodore VE2  74 voltas em 2h03m58s6442
2.  Steven Richards Ford Falcon FG + 1.5358
3.  Shane Van Gisbergen Ford Falcon FG + 8.4239
4.  Steven Johnson Ford Falcon FG + 8.4437
5.  Jamie Whincup Holden Commodore VE2 + 10.2476
6.  Craig Lowndes Holden Commodore VE2 + 13.4918
7.  Rick Kelly Holden Commodore VE2  + 16.0408
8.  Michael Caruso Holden Commodore VE2  + 16.2850
9.  Garth Tander Holden Commodore VE2  + 19.8472
10.  Jonathon Webb Ford Falcon FG +  22.8910

Campeonato:

1. James Courtney 3055
2. Jamie Whincup  2990
3. Mark Winterbottom 2729
4. Craig Lowndes 2669
5. Garth Tander 2466
6. Shane van Gisbergen 2391
7. Lee Holdsworth  2387
8. Rick Kelly 2347
9. Paul Dumbrell 2232
10. Steven Johnson 2006Â