V8 Supercars Australia: Jamie Whincup domina em Symmons Plains

O australiano Jamie Whincup ((Holden/Triple Eight) dominou a TyrePower Tasmania 400, no Symmons Plains Raceway, segunda etapa do V8 Supercars Australia. Ele venceu as duas primeiras provas, e foi segundo na terceira.

No sábado (29/03), o atual campeão venceu as duas provas, após alinhar na pole-position. Na primeira prova, o pódio foi completado pelos australianos James Courtney (Holden/HRT) e Mark Winterbottom (Ford/FPR), que na semana passada foi um dos pilotos convidados para a etapa de abertura da Stock Car Brasil.

Winterbottom terminou em segundo na segunda prova, seguido pelo neozelandês Fabian Coulthard (Holden/BJR).

A prova deste domingo (30/03) teve o dobro de voltas das duas primeiras. Whincup alinhou novamente na pole. A estratégia de Whincup, de parar nos boxes logo na primeira volta, deu a seu parceiro de equipe, o australiano Craig Lowndes a liderança da prova.

Mesmo com diferentes estratégias de paradas nos boxes das equipes, Lowndes não deixou a primeira posição. No final venceu com cinco segundos de vantagem sobre Whincup.  Courtney fechou o pódio. A Holden venceu as seis provas, já disputadas no ano.

Lowndes lidera o campeonato com 532 pontos, setenta a mais do que Whincup.

A próxima etapa, a Winton 400, no Winton Motor Raceway, acontece entre os dias 04 e 06 de abril.

Final, prova 1:

1 – Jamie Whincup (Holden) – Triple Eight – 42 voltas em 39’48”263
2 – James Courtney (Holden) – HRT – 0”899
3 – Mark Winterbottom (Ford) – FPR – 1”353
4 – Russell Ingall (Holden) – Dumbrell – 5”123
5 – Scott McLaughlin (Volvo) – Polestar GRM – 5”312
6 – Garth Tander (Holden) – HRT – 5”794
7 – Will Davison (Mercedes) – Erebus – 6”355
8 – Craig Lowndes (Holden) – Triple Eight – 8”748
9 – Fabian Coulthard (Holden) – BJR – 8”891
10 – Scott Pye (Ford) – DJR – 9”264

Final, prova 2:

1 – Jamie Whincup (Holden) – Triple Eight – 42 voltas em 42’46”342
2 – Mark Winterbottom (Ford) – FPR – 0”487
3 – Fabian Coulthard (Holden) – BJR – 2”233
4 – Scott McLaughlin (Volvo) – Polestar GRM – 3”715
5 – Craig Lowndes (Holden) – Triple Eight – 3”919
6 – Jason Bright (Holden) – BJR – 4”387
7 – Garth Tander (Holden) – HRT – 7”188
8 – Scott Pye (Ford) – DJR – 7”389
9 – Jack Perkins (Ford) – FPR – 8”157
10 – Lee Holdsworth (Mercedes) – Erebus – 8”399

Final, prova 3:

1 – Craig Lowndes (Holden) – Triple Eight – 84 voltas em 1h15’08”324
2 – Jamie Whincup (Holden) – Triple Eight – 5”391
3 – James Courtney (Holden) – HRT – 10”095
4 – Will Davison (Mercedes) – Erebus – 13”028
5 – Fabian Coulthard (Holden) – BJR – 13”152
6 – Scott McLaughlin (Volvo) – Polestar GRM – 17”485
7 – Shane Van Gisbergen (Holden) – Tekno – 18”218
8 – Tim Slade (Holden) – Walkinshaw – 18”526
9 – Mark Winterbottom (Ford) – FPR – 18”902
10 – David Reynolds (Ford) – FPR – 19”922

Campeonato:

1. Lowndes 532; 2. Whincup 462; 3. Coulthard 447; 4. Courtney 429; 5. Winterbottom 406; 6. Van Gisbergen 389; 7. McLaughlin 334; 8. Slade 308; 9. Tander 282; 10. Ingall 274.