WEC: Loic Duval/Alan McNish/Tom Kristensen vencem em Austin

O trio Loic Duval/Alan McNish/Tom Kristensen (Audi Sport Team Joest/Audi R18 e-tron quatro) venceu neste domingo (22/09), a 5ª etapa da temporada, as Seis Horas de Austin, no Circuito das Américas, nos EUA. O trio Stéphane Sarrazin/ Sébastien Buemi/Anthony Davidson (Toyota TS030 Hybrid) terminou em segundo, seguido pelo trio Andre Lotterer/Marcel Fässler/Bénoit Tréluyer (Audi Sport Team Joest/Audi R18 e-tron quatro).

Pole-position, Duval/McNish/Kristensen dominaram a prova. O Audi #2 fez a sua última parada nos boxes, faltando pouco mais de meia hora para o final. Buemi assumiu a ponta para a Toyota, mas apenas até o carro #8 também entrar nos boxes, para o último pit stop. Sarrazin entrou no lugar de Buemi.

No final, McNish recebeu a bandeirada, depois de seis horas de prova, completando 187 voltas, com 23s617 de vantagem sobre Sarrazin.

Lotterer/Fässler/Tréluyer tiveram muitos problemas com o Audi #1, mas conseguiram  fechar o pódio no geral e na Classe LMP1, com uma volta de atraso.

Logo na primeira parte das seis horas de corrida, Fässler se envolveu em várias disputas por posição – inclusive a que rendeu uma advertência ao Toyota #8. A série de problemas teve continuidade quando a Audi teve de trocar o difusor traseiro danificado do #1 – resultado de um toque com um carro da categoria GT que gerou, ainda, um problema na caixa de câmbio. Outro problema foi um pedaço de grama que ficou preso na parte de baixo do carro após uma saída de pista e que obstruía o fluxo de ar de refrigeração. Quando Benoît Tréluyer assumiu o volante, chegou a fazer a volta mais rápida da prova, mas foi punido por exceder os limites da pista e teve de pagar com um drive-through pelos boxes.

O trio Nick Heidfeld/ Mathias Beche/Nicolas Prost (Rebellion/ Lola B12/60 Coupé – Toyota), terminou em quarto.

O trio Roman Rusinov/John Martin/Mike Conway (Delta-ADR/Oreca 03 – Nissan) venceu na Classe LMP2.

O brasileiro Bruno Senna (Aston Martin Racing/Aston Martin Vantage V8), em dupla com o francês Frédéric Makowiecki, venceu na Classe LMGTE Pro.

Pela LMGTE Am, dobradinha da Aston Martin Racing. Depois de um longo duelo, Jamie Campbell-Walter passou Kristian Poulsen faltando apenas 15 minutos para o final. Campbell-Walter formou parceria com Stuart Hall.

O brasileiro Fernando Rees (Larbre/Chevrolet Corvette C6-ZR1) em trio com os franceses Julien Canal e Patrick Bornhauser, terminou em 6º na LMGTE Am.

A próxima etapa, as 6 Horas de Fuji, no Japão, acontecem no dia 20 de outubro.

Final:

1 2 LMP1 Tom KRISTENSEN, Loïc DUVAL, Allan McNISH Audi R18 e-tron quattro M 187 6:00’31.331
2 8 LMP1 Anthony DAVIDSON, Sébastien BUEMI, Stéphane SARRAZIN Toyota TS030 – Hybrid M a    23.617    
3 1 LMP1 André LOTTERER, Benoit TRÉLUYER, Marcel FÄSSLER Audi R18 e-tron quattro M a 1 volta
4 12 LMP1 Nicolas PROST, Nick HEIDFELD, Mathias BECHE Lola B12/60 Coupé – Toyota M a 4
5 26 LMP2 Roman RUSINOV, John MARTIN, Mike CONWAY Oreca 03 – Nissan D a 9
6 49 LMP2 Luis PEREZ COMPANC, Nicolas MINASSIAN, Pierre KAFFER Oreca 03 – Nissan a 10
7 32 LMP2 Thomas HOLZER, Dominik KRAIHAMER, Jan CHAROUZ Lotus T128 D a 13
8 25 LMP2 Tor GRAVES, James WALKER, Rudy JUNCO     Oreca 03 – Nissan D a 14
9 41 LMP2 Christian ZUGEL, Chris DYSON, Tom KIMBER-SMITH Zytek Z11SN – Nissan D a 15
10 24 LMP2 Olivier PLA, David HEINEMEIER HANSSON, Alex BRUNDLE Morgan – Nissan D a 15
11 35 LMP2 Bertrand BAGUETTE, Ricardo GONZALEZ, Martin PLOWMAN Morgan – Nissan D a 17
12 99 LMGTE Pro Bruno SENNA, Frédéric MAKOWIECKI, Aston Martin Vantage V8 M a 20
13 51 LMGTE Pro Gianmaria BRUNI, Giancarlo FISICHELLA, Ferrari F458 Italia M a 20
14 71 LMGTE Pro Kamui KOBAYASHI, Toni VILANDER, Ferrari F458 Italia M a 20
15 92 LMGTE Pro Marc LIEB, Richard LIETZ, Porsche 911 RSR M a 20
16 96 LMGTE Am  Stuart HALL, Jamie CAMPBELL-WALTER, Aston Martin Vantage V8 M a 22
17 95 LMGTE Am  Christoffer NYGAARD, Kristian POULSEN, Nicki THIIM Aston Martin Vantage V8 M a 22
18 76 LMGTE Am  Raymond NARAC, Jean-Karl VERNAY, Porsche 911 GT3 RSR M a 22
19 81 LMGTE Am  Vicente POTOLICCHIO, Rui AGUAS, Matteo MALUCELLI Ferrari F458 Italia M a 23
20 91 LMGTE Pro Jörg BERGMEISTER, Patrick PILET, Porsche 911 RSR M a 24
21 88 LMGTE Am  Christian RIED, Gianluca RODA, Paolo RUBERTI Porsche 911 GT3 RSR M a 24
22 50 LMGTE Am  Patrick BORNHAUSER, Julien CANAL, Fernando REES Chevrolet Corvette C6-ZR1 M a 24
23 61 LMGTE Am   Jack GERBER, Matt GRIFFIN, Marco CIOCI Ferrari F458 Italia M a 25
24 57 LMGTE Am   Tracy KROHN, Niclas JÖNSSON, Maurizio MEDIANI Ferrari F458 Italia M a 31
25 45 LMP2 Jacques NICOLET, Jean-Marc MERLIN, Erik MARIS Morgan – Nissan D a 39
26 97 LMGTE Pro Stefan MÜCKE, Darren TURNER, Oliver GAVIN Aston Martin Vantage V8 M a 69
27 8 LMGTE Pro  Paul DALLA LANA, Pedro LAMY, Richie STANAWAY Aston Martin Vantage V8 M a 103
28 31 LMP2 Kevin WEEDA, Vitantonio LIUZZI, James ROSSITER Lotus T128 D a 187 voltas               

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *