Copa Vicar: ‘Busca por pontos começa no sábado, não no domingo’, aponta Navarrinho

Piloto da equipe Gramacho Racing acredita que uma boa posição de largada em Brasília é a chave para marcar primeiros pontos na temporada.

O circo da Stock Car Brasil volta à ativa neste fim de semana, no anel externo do Autódromo Nelson Piquet, em Brasília. A pista do Distrito Federal será palco das provas da Copa Nextel, Copa Vicar e Stock Júnior, e só não terá corridas da Pick-up Racing.

O circuito de 2.919 metros de extensão percorre todo o perímetro do autódromo brasiliense. Com a predominância das curvas para a direita e os longos trechos de reta, é também uma das pistas mais velozes do calendário – no ano passado a média horária da Copa Vicar ficou próxima dos 170 km/h, número que deve aumentar esse ano graças ao aumento de potência dos carros e também do câmbio sequencial, que passou a ser o mesmo da categoria principal.

“Brasília é uma etapa onde normalmente todos andam muito próximos. É preciso trabalhar com vácuo e também com o equilíbrio do carro, para evitar um desgaste excessivo dos pneus. Ainda tem o clima, que costuma ser muito quente e exige da resistência física dos pilotos”, lembra Rodrigo Navarro (Grupo Qualicorp), da equipe Gramacho Racing. “A meta é voltar de lá com pontos e estou confiante nisso”, completa.

Para atingir esse objetivo, Navarrinho defende uma antiga máxima das categorias que mesclam corridas curtas e grid cheios: a de que a disputa por pontos começa no treino classificatório de sábado, e não no domingo.

“Em São Paulo eu consegui andar entre os seis mais rápidos durante os treinos livres, mas tive problemas no treino de sábado que complicaram minha posição de largada e também a corrida. Por isso quero trabalhar pesado em Brasília para largar entre os dez mais rápidos e evitar os acidentes que costumam acontecer no pelotão intermediário da Copa Vicar”, comenta o piloto.

A Copa Vicar disputa em Brasília sua segunda etapa deste ano. Os treinos livres da categoria serão realizados na sexta-feira, enquanto o sábado é destinado à tomada de tempos – que define o grid de largada para a prova do domingo.

O líder da temporada é Diogo Pachenki, que soma 25 pontos depois da vitória em São Paulo. O final de semana terá ainda a terceira etapa da Copa Nextel Stock Car e da Stock Júnior. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *