WRC: Campeonato Mundial começou hoje para Nobre/Paula

Dupla brasileira ficou com o 7º tempo no Super Especial que abriu as atividades oficiais do Rally da Suécia.

Começou oficialmente a jornada da dupla brasileira Paulo Nobre, o Palmeirinha (Link Investimentos), e Edu Paula no Campeonato Mundial de Rali. Nesta quinta-feira (11/2) foi realizado a Super Especial em um hipódromo na cidade de Karsltadt, atividade que abriu o Rally da Suécia, 1ª etapa do torneio em 2010. Os brasileiros ficaram com a 7ª colocação entre os carros da categoria P-WRC com um Mitsubishi Lancer Evo X.

Na parte da manhã, os pilotos realizaram o Shakedown e o que seria mais uma oportunidade para Palmeirinha se familiarizar com a pilotagem no gelo, acabou não acontecendo. “Entramos no Shakedown depois dos carros do WRC. Só que aí eles já tinham “cavocado” todo o gelo e sobrou para nós andar na lama. Aí, não conseguimos ter idéia de como é andar no gelo aqui na Suécia”, contou o piloto brasileiro.

Já o Super Prime ocorreu num hipódromo da cidade de Karsltadt numa pista montada com 1,90 km de extensão. “No Super Prime, o “grip” no gelo foi bem interessante, mas acredito que nas Especiais o comportamento não será esse, já que deveremos encontrar muita neve solta fora do trilho, o que não ocorreu no Super Prime. Confesso que além do frio que faz aqui, senti um frio na barriga na hora da largada. Mas quando larguei, esqueci tudo e só me concentrei na nas informações passadas pelo Edu”, disse Nobre, que voltou a contar com o apoio do público, interessados na dupla que deixou o calor do Brasil para disputar um rali na neve com temperaturas que variam entre -3º C e -20ºC.

A maior dificuldade encontrada pelos brasileiros até o momento tem sido nos trechos de deslocamento. Como os pneus possuem pregos para melhorar a aderência no gelo, eles se deterioram rapidamente quando usados no asfalto. Então Nobre/Paula estão buscando um ritmo que não estrague os pregos dos pneus, mas que também não atrasem a dupla nos longos deslocamentos do Mundial de Rali, o que pode acarretar punições.

Pela categoria WRC, a dupla mais rápida na Super Especial foi a dos espanhóis Dani Sordo/Marc Marti, com um Citroen C4, com o tempo de 1min31s4. O hexacampeão Sebastien Loeb foi o 4º mais rápido com o navegador monaguesco Daniel Elena. O campeão Mundial de Fórmula 1 de 2007, o finalndês Kimi Raikkonen, fez sua estréia na temporada 2010 do Mundial de Rali com a 8ª posição ao lado do navegador Kaj Lindstrom.

Nesta sexta-feira (12/02), os competidores enfrentarão sete especiais, com 126 km de trecho cronometrado e um total de 734 km percorridos ao longo do dia.

Resultado da Super Especial na categoria Production:
1º Patrik Flodin/Goran Bergsten (Suécia – Mitsubishi Lancer Evo IX), 1:39.3
2º Joakim Nyman/Bo Holmstrand (Suécia – Mitsubishi Lancer Evo IX), 1:42.3
3º Armindo Araújo/Miguel Ramalho (Portugal-Mitsubishi Lancer EvoX), 1:43.7
4º Martin Semerad/Bohuslav Ceplecha (Rep. Tcheca- Mitsubishi Lancer Evo IX), 1:43.8
5º Fabio Frisiero/ Jordi Costa (Itália – Mitsubishi Lancer Evo IX), 1:45.7
6º Reijo Muhonen/Lasse Miettinen (Finlândia – Mitsubishi Lancer Evo X), 1:47.7
7º Paulo Nobre/ Edu Paula (Brasil – Mitsubishi Lancer Evo X), 1:47.9
8º Gianluca Linari/Paolo Gregoriani (Itália- Subaru Impreza), 1:49.1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *