WRC: Paulo Nobre e Edu Paula correrão prova final na Grã Bretanha

Dupla brasileira será a primeira a participar do Mundial de Rally no País de Gales. Eles farão parte da categoria P-WRC.

A dupla brasileira formada pelo piloto Paulo Nobre, o Palmeirinha, e o navegador Edu Paula (Itaú Private) correrá a 12ª etapa do Campeonato Mundial de Rali neste fim de semana, o Rally da Grã Bretanha. A competição será realizada entre os dias 23 e 25 de outubro no País de Gales e marcará o encerramento da temporada do WRC (World Rally Championship), assim como do P-WRC (Production World Rally Championship), disputa da qual Nobre/Paula farão parte.

Correr uma prova do Mundial não estava nos planos de Paulo e Edu. Muito pelo contrário, a idéia para 2009 era participar dos campeonatos Brasileiro e Gaúcho de Rali para “desenferrujar” após um ano parados. Mas no mês de julho, Palmeirinha teve a oportunidade de conhecer uma das mais estruturadas equipes do meio, a austríaca BRR, patrocinada pela Redbull e campeã mundial do P-WRC ano passado com Andreas Aigner/Klaus Wicha. Durante a visita, Nobre testou um dos carros da escuderia tendo ao seu lado o piloto e dono do time Raimund Baumschlager. Desta visita veio a idéia de correr uma prova na Europa, e a prova no País de Gales veio à tona. “Quando o Raimund me perguntou se não me animava a correr no País de Gales eu dei risada e disse que não era pra mim ainda, mas ai me surpreendi com a negativa dele dizendo que eu estava me subestimando e que o que me faltava era praticar para aprimorar. Nem sei como concordei! Agora é ir para lá e acelerar!”, contou o piloto brasileiro .

O navegar Edu Paula, que pratica o esporte há quase 30 anos e acompanha todas as provas que acontecem mundo afora, é com certeza um dos mais animados, pois sabe muito bem qual a importância de correr uma prova como Rally da Grã-Bretanha. “Quando o Paulo comentou o que eu achava da idéia de correr essa prova, disse de imediato: Claro que Vamos! Para mim, é sensacional competir com todos aqueles que sigo há tanto tempo, além de uma oportunidade ímpar para nós de aprendermos e crescermos no rally”, comentou Edu, entusiasmado.

Nobre/Paula competirá a bordo de um Mitsubishi Lancer Evo X da equipe BRR Red Bull e carregará o número 78 em seu veículo. Disputado desde 1932 o Rally da Grã Bretanha é um dos mais tradicionais da modalidade e em 2009 a competição chega a sua 65ª edição, mas será a primeira vez que uma dupla brasileira estará entre os participantes. Conhecido por ser um rali disputado em piso de terra e cascalho, a chuva também costuma se fazer presente na prova britânica. “Confesso que desse rali conheço apenas a fama de ser uma prova super tradicional e de ser de lama pura, será emocionante correr uma prova onde estarão presentes os melhores pilotos e navegadores do mundo, atualmente. Só de pensar nisso dá aquele frio na barriga” confessou Nobre.

As atenções nesta prova estarão voltadas para a decisão do título no WRC entre a dupla da Ford, Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen e a dupla pentacampeã mundial Sebastian Loeb/Daniel Elena, que corre com um Citroen. As duas duplas estão separadas por apenas um ponto de vantagem para Hirvonen/Lehtinen. Na P-WRC, o título já foi definido em favor da dupla portuguesa Armindo Araújo/Miguel Ramalho, com um Mitsubishi Evo IX.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *