WTCC: Augusto Farfus vence a segunda prova em Brands Hatch

O suÁ­ço Alain Menu, num Chevrolet Cruze da RML, e o brasileiro Augusto Farfus, num BMW 320si da Schnitzer, foram os vencedores das provas da oitava rodada dupla da temporada, em Brands Hatch, na Inglaterra. Menu venceu a primeira prova, com Farfus faturando a segunda prova.

Na primeira prova, o inglês Robert Huff, parceiro de equipe de Menu, assumiu a liderança da prova na curva Paddock Hil, com a dupla trabalhando para manter o inglês Andy Priaulx, num BMW 320si da RBM, na terceira posição. Como parte de um acordo feito pela equipe antes da prova, Huff devolveu a liderança para Menu na curva Hawthorn.

Com Menu na frente, Huff passou a ser pressionado por Priaulx e o italiano Gabriele Tarquini, num Seat Leon Tdi da Seat. O inglês da BMW tentou passar o compatriota perdendo tempo e sendo ultrapassado por Tarquini. Cinco voltas depois Priaulx retomou a terceira posição.   

Menu venceu pela 11ª vez na categoria, seguido por Huff e Priaulx. Tarquini foi 4º, com seu parceiro de Seat, o sueco Rickard Rydell na 5ª posição. O alemão JÁ¶rg Müller, num BMW320si da Schnitzer, chegou em 6º. O portugues Tiago Monteiro, num Seat Leon TDi da Seat e Farfus completaram os oito primeiros. O brasileiro garantiu a pole para a segunda prova, depois de se recuperar de uma confusão com o lÁ­der do campeonato, o francês Yvan Muller, num Seat Leon TDi da Seat, na primeira volta.

Muller foi acertado pelo espanhol Felix Porteiro, num BMW 320si da Protean. O alemão Norbert Michelisz, num Seat Leon da Sunred, com a suspensão do carro quebrada, parou ao lado do carro de Muller, com ambos abandonando.  Com o Safety-Car na pista Farfus caiu para a 24ª posição.

O italiano Stefano D’Aste, num BMW 320si da Wiechers, venceu entre os independentes.

Farfus manteve a ponta na largada para a segunda prova, com seu parceiro de equipe, Müller, assumindo a segunda posição. O brasileiro não foi incomodado no restante da prova, vencendo de ponta a ponta com dois segundos de frente sobre Müller. Foi a terceira vitória no ano de Farfus e 12ª na categoria.

A disputa pela última vaga no pódio foi intensa. Monteiro vinha em terceiro no começo da prova, seguido pelo parceiro de equipe Rydell, que era pressionado por Priaulx. Monteiro foi superado pelo sueco com Priaulx, tentando passar o português, perdendo tempo e a posição para Tarquini.

Monteiro saiu da pista na curva Grahan Hill, sendo ultrapassado por Tarquini e Priualx. O tri-campeão passou o restante da corrida tentando passar o italiano, que era mais neto no mio do traçado, mas usando a força do motor turbo-diesel nas retas. Na última volta Rydell teve problemas, sendo superado por Tarquini.

Farfus e Müller formaram a dobradinha da BMW, com Tarquini em terceiro. Rydell foi o 4º, com Priaulx em 5º e Huff na 6ª posição. Depois do abandono na primeira prova, Yvan Muller teve que largar da 19ª posição, fazendo uma prova de recuperação. Na última volta ele passou Monteiro, pela 7ª posição. O português foi 8º.

Entre os independentes, vitória do inglês Tom Boardman, num Seat Leon da Sunred.
 
Yvan Muller lidera o campeonato com 82 pontos, cinco a mais do que Tarquini. Farfus, com 76, é o terceiro.

Final, prova 1:

1 – Alain Menu (Chevrolet Cruze) – RML – 28m25s945
2 – Robert Huff (Chevrolet Cruze) – RML – 1″051
3 – Andy Priaulx (BMW 320si) – RBM – 1″240
4 – Gabriele Tarquini (Seat Leon Tdi) – Seat – 2″024
5 – Rickard Rydell (Seat Leon Tdi) – Seat – 2″420
6 – Jorg Muller (BMW 320si) – Schnitzer – 5″815
7 – Tiago Monteiro (Seat Leon Tdi) – Seat – 6″300
8 – Augusto Farfus (BMW 320si) – Schnitzer – 8″307
9 – Stefano D’Aste (BMW 320si) – Wiechers – 9″225
10 – Tom Coronel (Seat Leon) – Sunred – 10″884
11 – Tom Boardman (Seat Leon) – Sunred – 11″737
12 – Alessandro Zanardi (BMW 320si) – Roal – 12″415
13 – Jordi Gene (Seat Leon Tdi) – Seat – 13″331
14 – Felix Porteiro (BMW 320si) – Proteam – 13″675
15 – Robert Dahlgren (Volvo C30) – Polestar – 14″087
16 – Sergio Hernandez (BMW 320si) – Roal – 17″753
17 – Philip Geipel (BMW 320si) – Engstler – 22″188
18 – James Thompson (Lada Priora) – Lada – 25″447
19 – Kirill Ladygin (Lada 110) – Lada – 37″466
20 – Kristian Poulsen (BMW 320si) – Engstler – 41″831
21 – Vito Postiglione (BMW320si) – Proteam – 42″677
22 – Nicola Larini (Chevrolet Cruze) – RML – 1 volta

Volta mais rápida: Alain Menu (Chevrolet) 1’34″362

Abandonos:

Franz Engstler
Tommy Rustad
Jaap van Lagen
Norbert Michelisz
Yvan Muller

Final, prova 2:

1 – Augusto Farfus (BMW 320si) – Schnitzer – 28m09s979
2 – Jorg Muller (BMW 320si) – Schnitzer – 2″061
3 – Gabriele Tarquini (Seat Leon Tdi) – Seat – 7″030
4 – Rickard Rydell (Seat Leon Tdi) – Seat – 7″398
5 – Andy Priaulx (BMW 320si) – RBM – 7″749
6 – Robert Huff (Chevrolet Cruze) – RML – 8″427
7 – Yvan Muller (Seat Leon Tdi) – Seat – 16″651
8 – Tiago Monteiro (Seat Leon Tdi) – Seat – 17.444
9 – Sergio Hernandez (BMW 320si) – Roal – 18″191
10 – Tom Boardman (Seat Leon) – Sunred – 19″523
11 – Tom Coronel (Seat Leon) – Sunred – 19″969
12 – Alessandro Zanardi (BMW 320si) – Roal – 20″183
13 – Stefano D’Aste (BMW 320si) – Wiechers – 21″589
14 – Robert Dahlgren (Volvo C30) – Polestar – 22″255
15 – Felix Porteiro (BMW 320si) – Proteam – 22″923
16 – Jordi Gene (Seat Leon Tdi) – Seat – 23″053
17 – Nicola Larini (Chevrolet Cruze) – RML – 23″594
18 – Alain Menu (Chevrolet Cruze) – RML – 24″021
19 – Franz Engstler (BMW 320si) – Engstler – 28″723
20 – Philip Geipel (BMW 320si) – Engstler – 29″318
21 – Jaap van Lagen (Lada 110) – Lada – 35″320
22 – James Thompson (Lada Priora) – Lada – 36″187
23 – Vito Postiglione (BMW320si) – Proteam – 36″735
24 – Kirill Ladygin (Lada 110) – Lada – 4 voltas

Volta mais rápida: Jorg Muller (BMW) 1’34″488

Abandonos:

Norbert Michelisz
Tommy Rustad
Kristian Poulsen

Campeonato:

1. Yvan Muller 82 pontos; 2. Gabriele Tarquini 77; 3. Augusto Farfus 76; 4. Rickard Rydell 55; 5. Robert Huff 54; 6. Jorg Muller 53; 7. Andy Priaulx 48; 8. Tiago Monteiro 34; 9. Jordi Gene 32; 10. Sergio Hernandez 29.