WTCC: Curitiba começa a viver o clima do Campeonato Mundial de Turismo

Único brasileiro na competição, Augusto Farfus Júnior quer alcançar a liderança nas etapas brasileiras.


Pela primeira vez, o Brasil receberá o Campeonato Mundial de Turismo (FIA WTCC). Pela qualidade do traçado e pela infra-estrutura que oferece, o Autódromo Internacional de Curitiba, localizado em Pinhais (PR), foi o escolhido para sediar o evento, que acontece neste fim de semana (30 de junho, 1º e 2 de julho).



As etapas brasileiras, que serão transmitidas pela Band e BandSports, são de fundamental importância. Primeiro porque é um traçado novo para todos os pilotos e depois porque marcam a metade da temporada, que contempla 20 corridas. A categoria, que reúne seis montadoras e nove modelos de carros, terá duas reestréias no Brasil: o italiano Fabrizio Giovanardi, que volta à categoria a bordo de um Honda Accord Euro R, em substituição ao belga Pierre-Yves Corthauls, e o holandês Duncan Huisman, vencedor da prova de Macau no ano passado, que ficou com a vaga do espanhol Marcel Costa na equipe BMW.



Até agora, foram realizadas oito provas, das vinte programadas no ano. Com os resultados das etapas disputadas em Oschersleben, na Alemanha, no dia 4 de junho, o Campeonato está embolado, com apenas dois pontos separando os seis primeiros colocados.



Com a vitória numa das etapas disputadas na Alemanha, o inglês Andy Priaulx (BMW) chegou aos 33 pontos, e agora divide a ponta da tabela com o francês Yvan Muller (Seat). Com um ponto a menos estão, também empatados, Dirk Muller (BMW) e James Thompson (Seat). Em seguida, vêm Rickard Rydell e Gabriele Tarquini, ambos da Seat, com 31 pontos.



O único brasileiro que disputa o Campeonato é Augusto Farfus Júnior, da Alfa Romeo, que tem uma vitória no ano. Depois de ficar sem pontuar em quatro corridas, o paranaense ficou em 6º e em 2º nas provas de Oschersleben e subiu da 11ª para a 8º colocação na temporada, diminuindo para 11 pontos a diferença em relação aos líderes.



Por correr em casa, Farfus conta com o apoio da torcida para chegar à vitória. “Apesar de nunca ter andado na pista de Curitiba, o calor da torcida brasileira pode me ajudar a vencer”, diz o piloto, que pretende sair do Brasil ainda mais perto da liderança do Campeonato. Farfus, que tem em seu currículo os títulos europeus de Fórmula Renault e de Fórmula 3000, foi o 4º colocado do FIA WTCC em 2005 – ano de estréia do Mundial, criado a partir do Campeonato Europeu de Turismo (ETCC).



A movimentação no Autódromo de Curitiba já começou, com a montagem do evento e a chegada dos carros. As atividades na pista iniciam na sexta-feira (30), com um teste de 30 minutos, marcado para 15h. Antes disso, os carros serão expostos na quinta-feira (29) em frente ao Palácio Avenida (HSBC), tradicional ponto turístico da capital paranaense. Os principais pilotos do WTCC estarão no local para uma tarde de autógrafos.



Os treinos livres acontecem às 9h e às 12h de sábado. Já o treino classificatório, que define o grid de largada, está marcado para às 15h. As duas etapas de domingo (2) acontecem às 13h05 e às 14h15, com transmissão pela Band, BandSports e para mais de 140 países. Informações sobre compra de ingressos estão disponíveis no site
www.fiawtcccuritiba2006.com.br.


 


 


 


CLASSIFICAÇÃO – 10 primeiros


1) Andy Priaulx, 33 pontos; 2) Yvan Muller, 33 pontos; 3) Dirk Muller, 32 pontos; 4) James Thompson, 32 pontos; 5) Rickard Rydell, 31 pontos; 6) Gabriele Tarquini, 31 pontos; 7) Jorg Muller, 28 pontos; 8) Augusto Farfus Júnior, 22 pontos; 9) Peter Terting, 21 pontos; 10) Alain Menu. 18 pontos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *