WTCC: Gabriele Tarquini marca a pole em Oschersleben

Vice-lÁ­der do campeonato, o italiano Gabriele Tarquini, num Seat Leon Tdi da Seat Sport, conquistou neste sábado (05/09), a pole-position para a prova de abertura da 9ª rodada dupla da temporada, em Oschersleben, na Alemanha. Na Q2, com os dez mais rápidos, Tarquini fez o tempo de 1m39s866, garantindo a terceira pole no ano.

Um aguaceiro que caiu com menos de cinco minutos de disputa na Q1, significou que os dez classificados para a Q2 foram definidos nas duas primeiras voltas rápidas. Vários favoritos a pole-position ficaram de fora, com o lÁ­der do campeonato e atual campeão o francês Yvan Muller, que larga em 17º, o inglês Rickard Rydell, o 15º, e o suÁ­ço Alain Menu, o 19º. Tarquini foi o mais rápido com 1m41s478.

No começo da Q2 todos os dez carros começaram a sessão com pneus para pista seca. Farfus e seu parceiro na BMW, o alemão Jorg Muller, marcaram os melhores tempos no inÁ­cio. Com a pista secando Tarquini apostou nos pneus slick, conquistando a pole em sua segunda volta rápida.

O croata Marin Colak,que corre com um Seat Leon independente, completa a primeira fila. O sueco Rickard Rydell, num Seat Leon Tdi da Seat Sport, é o 3º, ao lado do holandês Jaap van Lagen, com o novo Lada Priora. Parceiros na RML, o italiano Nicola Larini e o inglês Robert Huff, alinham seus Chevrolet na terceira fila. Farfus alinha em 9º.

Grid:

1 – Gabriele Tarquini (Seat Leon Tdi) – Seat – 1’39″866
2 – Marin Colak (Seat Leon) – Colak – 1’41″692
3 – Rickard Rydell (Seat Leon Tdi) – Seat – 1’42″192
4 – Jaap van Lagen (Lada Priora) – Lada – 1’42″307
5 – Nicola Larini (Chevrolet Cruze) – RML – 1’43″626
6 – Robert Huff (Chevrolet Cruze) – RML – 1’45″526
7 – Tom Coronel (Seat Leon) – Sunred – 1’46″104
8 – Jorg Muller (BMW 320si) – Schnitzer – 1’46″249
9 – Augusto Farfus (BMW 320si) – Schnitzer – 1’46″481
10 – Alessandro Zanardi (BMW 320si) – Roal – 1’47″667
11 – Sergio Hernandez (BMW 320si) – Roal – 1’43″034
12 – Stefano d’Aste (BMW 320si) – Wiechers – 1’43″108
13 – Felix Porteiro (BMW 320si) – Proteam – 1’43″140
14 – Franz Engstler (BMW 320si) – Engstler – 1’43″183
15 – Andy Priaulx (BMW 320si) – RBM – 1’43″533
16 – Tom Boardman (Seat Leon) – Sunred – 1’43″987
17 – Yvan Muller (Seat Leon Tdi) – Seat – 1’44″198
18 – Michel Nykjaer (Chevrolet Lacetti) – Perfection – 1’44″204
19 – Alain Menu (Chevrolet Cruze) – RML – 1’44″259
20 – Jason Watt (Seat Leon) – Bygma – 1’44″273
21 – Jean-Marie Clairet (Seat Leon) – Sunred – 1’44″407
22 – Jordi Gene (Seat Leon Tdi) – Seat – 1’44″705
23 – Kristian Poulsen (BMW 320si) – Engstler – 1’44″759
24 – Philip Geipel (BMW 320si) – Engstler – 1’45″476
25 – Viktor Shapolavov (Lada Priora) – Lada – 1’45″521
26 – Tiago Monteiro (Seat Leon Tdi) – Seat – 1’46″127
27 – Kirill Ladygin (Lada Priora) – Lada – 1’48″959