WTCC: Satisfeito, Farfus encerra testes com BMW na Espanha

O paranaense Augusto Farfus encerrou nesta quinta-feira os dois dias de testes pela equipe oficial da BMW em Valência, na Espanha. Único brasileiro participando do WTCC (Campeonato Mundial de Carros de Turismo), ele afirmou que os resultados previstos foram alcançados.

“A idéia era checar os dados do túnel de vento sobre o pacote aerodinâmico de 2009 e eles praticamente bateram. Ainda não estávamos com a configuração definitiva, mas o saldo foi muito bom”, contou o brasileiro, que dividiu a pista com os parceiros Jorg Müller, Andy Priaulx, Sérgio Hernandez e Alessandro Zanardi, além dos pilotos da Chevrolet, Nicola Larini e Alain Menu, que trabalharam com o novo modelo Cruze.

A temporada passada foi amplamente dominada pelo Seat, que levou os títulos de piloto com Yvan Muller e o de construtores. A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) revisou a política de lastro e alterou o regulamento técnico para reequilibrar a categoria, mas a eficácia das medidas só deverá ser avaliada nos treinos oficiais em Curitiba, que voltará a abrir o calendário de 6 a 8 de março.

“Ainda não andamos junto com os Seat para fazer a comparação. Nosso carro praticamente não tem mudanças mecânicas. A rigor, o capô e os pára-choques são as novidades que se refletem na aerodinâmica”, continuou Farfus.

Sexto colocado em 2008, com vitórias em Pau (França) e Oschersleben (Alemanha), o brasileiro comemorou a melhoria das condições climáticas nos treinos, numa época em que a Europa vem sofrendo com o inverno mais rigoroso dos últimos anos. “Foi a primeira vez que conseguimos andar com pista seca em 2009. Em Portugal, tanto nos ensaios de Portimão quanto nos de Estoril, só encontramos chuva”, lembrou.

Farfus reside em Mônaco e deve passar ainda por Vallelunga (Itália) antes da viagem para a estréia na capital paranaense. Esse deverá ser o apronto final para o primeiro desafio do ano, já que a crise financeira global também alcançou o WTCC. “A BMW decidiu reduzir em 40% os treinos particulares da temporada. E já estamos esperando também pelo cancelamento dos testes coletivos ao longo do campeonato”, comentou.  

Fonte: Gazeta Esportiva.Net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *