WTCC: Seat vence as duas provas em Estoril

A espanhola Seat, com o modelo Seat Leon TDI, venceu no domingo (13/07), as duas provas da 6º rodada dupla, em Estoril, Portugal. O sueco Rickard Rydell venceu a primeira prova, com o português Tiago Monteiro levando o público ao delÁ­rio ao faturar a segunda prova.

Rydell venceu a prova de ponta aponta, depois de sair da segunda posição do grid, e assumir a liderança na primeira curva. O pole-position, o italiano Nicola Larini, num Chevrolet Lacetti da RML, terminou em 2º, apenas 0s816 atrás do vencedor. O francês Yvan Muller, companheiro de equipe de Rydell, completou o pódio.


O inglês Robert Huff, num Chevrolet Lacetti da RML, foi o 4º, seguido pelo espanhol Jordi Gene, num Seat Leon TDI da Seat. O tri-campeão, o inglês Andy Priaulx, numa BMW 320si da RBM, terminou em 6º, com Monteiro na 7º posição e o espanhol Felix Porteiro, num BMW 320si da Ravaglia, conquistando o último ponto. Devido ao regulamento, de inversão dos oito primeiros para o grid da segunda prova, Porteiro garantiu a pole-position.


O brasileiro Augusto Farfus Jr., se envolveu em um acidente com o parceiro de equipe, o alemão JÁ¶rg Müller, abandonando depois se levar um toque de um outro carro e rodar.


O lÁ­der da temporada, o italiano Gabriele Tarquini, num Seat Leon TDI da Seat, se envolveu em uma colisão, terminando na 13º posição.


O belga Pierre Yves Corthals, num Seat Leon da Exagon, venceu entre os independentes. O holandês Jaap Van Lagen deu a Lada os seus primeiros pontos entre os independentes.


Monteiro venceu a segunda prova, seguido por Yvan Muller e Priaulx.


Depois de um duelo lado a lado com pole Porteiro na primeira volta, Monteiro liderou até a bandeira final da prova. Muller fez outra grande prova, saindo da 6º posição para a segunda. Priaulx superou Porteiro nas voltas finais para conquistar o último lugar no pódio.


Huff foi o 5º, com Larini na 6º posição. JÁ¶rg Müller e o vencedor da primeira prova, Rydell, completaram os oito primeiros.


Farfus, que largou do fim do grid, terminou em 10º colocação, seguido por Tarquini, que também saiu de Portugal sem pontos.


O mexicano Sergio Hernandez, num BMW 320si da Protean, venceu entre os independentes.


Tarquini lidera o campeonato com 58 pontos, apenas um a mais do que Yvan Muller. Rydell, em 3º, tem 48. Farfus, com 27, é o 10º.


A próxima rodada dupla acontece no dia27 de julho, em Brands Hatch, na Inglaterra.


Final, prova 1:


1 – Rickard Rydell (Seat Leon TDI) – Seat – 22’05″135
2 – Nicola Larini (Chevrolet Lacetti) – RML – 0″816
3 – Yvan Muller (Seat Leon TDI) – Seat – 8″160
4 – Robert Huff (Chevrolet Lacetti) – RML – 10″681
5 – Jordi Gene (Seat Leon TDI) – Seat – 12″316
6 – Andy Priaulx (BMW 320si) – RBM – 12″605
7 – Tiago Monteiro (Seat Leon TDI) – Seat – 13″222
8 – Felix Porteiro (BMW 320si) – Ravaglia – 13″662
9 – Jorg Muller (BMW 320si) – Schnitzer – 13″847
10 – Tom Coronel (Seat Leon) – Sunred – 14″866
11 – Alain Menu (Chevrolet Lacetti) – RML – 16″611
12 – Pierre Yves Corthals (Seat Leon) – Exagon – 22″834
13 – Gabriele Tarquini (Seat Leon TDI) – Seat – 24″956
14 – Stefano D’Aste (BMW 320si) – Proteam – 36″335
15 – Kristian Poulsen (BMW 320si) – Poulsen – 38″911
16 – Jaap Van Lagen (Lada 110) – Russian Bears – 39″114
17 – Andrey Romanov (BMW 320si) – Engstler – 39″925
18 – Ibrahim Okyay (BMW 320si) – Borusan – 50″265
19 – Franz Engstler (BMW 320si) – Engstler – 59″521
20 – Alex Zanardi (BMW 320si) – Ravaglia – 1’35″186


Abandonos:


Sergio Hernandez – 8 voltas
Augusto Farfus – 2 voltas
Olivier Tielemans – 1 volta
Viktor Shapovalov – 1 volta
Tom Boardman – 0 volta


Final, 2º prova:


1 – Tiago Monteiro (Seat Leon TDI) – Seat – 12 laps 22’06″495
2 – Yvan Muller (Seat Leon TDI) – Seat – 2″635
3 – Andy Priaulx (BMW 320si) – RBM – 2″921
4 – Felix Porteiro (BMW 320si) – Ravaglia – 3″578
5 – Robert Huff (Chevrolet Lacetti) – RML – 4″028
6 – Nicola Larini (Chevrolet Lacetti) – RML – 4″466
7 – Jorg Muller (BMW 320) – Schnitzer – 6″242
8 – Rickard Rydell (Seat Leon TDI) – Seat – 7″495
9 – Jordi Gené (Seat Leon TDI) – Seat – 9″833
10 – Augusto Farfus (BMW 320si) – Schnitzer – 10″042
11 – Gabriele Tarquini (Seat Leon TDI) – Seat – 11″130
12 – Tom Coronel (Seat Leon) – Sunred – 12″848
13 – Alex Zanardi (BMW 320si) – Ravaglia – 15″007
14 – Alain Menu (Chevrolet Lacetti) – RML – 15″154
15 – Sergio Hernandez (BMW 320si) – Proteam – 16″043
16 – Stefano D’Aste (BMW 320si) – Proteam – 18″126
17 – Tom Boardman (Seat Leon) – Sunred – 22″318
18 – Franz Engstler (BMW 320si) – Engstler – 23″096
19 – Pierre Yves Corthals (Seat Leon) – Exagon – 24″048
20 – Andrey Romanov (BMW 320si) – Engstler – 32″211
21 – Jaap Van Lagen (Lada 110) – Russian Bears – 32″554
22 – Kristian Poulsen (BMW 320si) – Poulsen – 37″856
23 – Ibrahim Okyay (BMW 320si) – Borusan – 42″899
24 – Viktor Shapovalov (Lada 110) – Russian Bears – 45″867


Campeonato:


1.Tarquini 58;
2.Y.Muller 57;
3.Rydell 48;
4.Priaulx 43;
5.Huff 36;
6.Gene 34;
7.Larini 30;
8.Porteiro, J.Muller 28;
10.Farfus 27.