WTCC: Seat vence as duas provas no México

A Seat, com o modelo Leon TDI, venceu as duas provas em Puebla, no México, segunda etapa da temporada. O espanhol Jordi Gené (foto) venceu a primeira prova, e o português Tiago Monteiro a segunda.

Saindo na pole-position Gené venceu de ponta a ponta a primeira prova. O sueco Rickard Rydell fechou a dobradinha da montadora espanhola, apenas 0s415 atrás de Gené. O italiano Nicola Larini, da Chevrolet Lacetti, fechou o pódio.


O brasileiro Augusto Farfus Júnior, de BMW 320si, terminou em 11º.


O suÁ­ço Alain Menu, de Chevrolet Lacetti, terminou em 8º e garantiu a pole-position para a segunda prova.


Segundo no grid da segunda prova, Monteiro superou o pole Menu na largada, liderando todas as voltas. Rydell terminou novamente em 2º e assumiu a liderança do campeonato com 26 pontos. O italiano Gabriele Tarquini em 3º, completou a festa espanhola no pódio.


A quarta, quinta, e sexta posições, também foram da Seat, com o frances Yvan Muller, Gené e o holandês Tom Coronel. Menu foi o 7º colocado. O melhor BMW 320si foi o do tri-campeão, o inglês Andy Priaulx, em 8º. Farfus terminou em 10º.


A próxima etapa acontecerá em Valência, na Espanha, entre os dias 16 e 18 de maio.


Final, 1º prova:


1 – Jordi Gené (Seat Leon TDI) Seat – 16 giri in 27’12’’258
2 – Rickard Rydell (Seat Leon TDI) – Seat – 0″415
3 – Nicola Larini (Chevrolet Lacetti) RML – 3’’285
4 – Tom Coronel (Seat Leon TFSi) – Sunred – 5’’674
5 – Gabriele Tarquini (Seat Leon TDI) – Seat – 8’’963
6 – Yvan Muller (Seat Leon TDI) – Seat – 10’’129
7 – Tiago Monteiro (Seat Leon TDI) – Seat – 10’’342
8 – Alain Menu (Chevrolet Lacetti) – RML – 13’’603
9 – Robert Huff (Chevrolet Lacetti) – RML – 13’’978
10 – Andy Priaulx (BMW 320si) – RBM – 16’’158
11 – Augusto Farfus (BMW 320si) – Schnitzer – 17’’161
12 – Pierre-Yves Corthals (Seat Leon TFSi) – Exagon – 22’’817
13 – Stefano D’Aste (BMW 320si) – Proteam – 23’’217
14 – Jorg Muller (BMW320si) – Schnitzer – 23’’518
15 – Alex Zanardi (BMW 320si) – Ravaglia – 26’’088
16 – Felix Porteiro (BMW 320si) – Ravaglia – 31’’449
17 – Sergio Hernandez (BMW 320si) – Proteam – 34’’364
18 – Franz Engstler (BMW 320si) – Engstler – 38’’557
19 – Olivier Tielemans (BMW 320si) – Wiechens – 49’’537
20 – Andrey Romanov (BMW 320si) – Engstler – 1’08’’948
21 – Ibrahim Okyay (BMW 320si) – Borusan – 1’44’’664


Volta mais rápida: Tiago Monteiro – 1’41’’067


Final, 2º prova:


1 – Tiago Monteiro (Seat Leon TDI) – Seat – 16 giri in 27’40’’930
2 – Rickard Rydell (Seat Leon TDI) – Seat – 4’’425
3 – Gabriele Tarquini (Seat Leon TDI) – Seat – 5’’272
4 – Yvan Muller (Seat Leon TDI) – Seat – 6’’013
5 – Jordi Gené (Seat Leon TDI) – Seat – 8’’914
6 – Tom Coronel (Seat Leon TFSi) – Sunred – 11’218
7 – Alain Menu (Chevrolet Lacetti) – RML – 13’’597
8 – Andy Priaulx (BMW 320si) – RBM – 14’’246
9 – Robert Huff (Chevrolet Lacetti) – RML – 14’’556
10 – Augusto Farfus (BMW 320si) – Schnitzer – 15’’029
11 – Alex Zanardi (BMW 320si) – Ravaglia – 19’’129
12 – Jorg Muller (BMW 320si) – Schnitzer – 20’’726
13 – Pierre-Yves Corthals (Seat Leon TFSi) – Sunred – 27’’261
14 – Stefano D’Aste (BMW 320si) – Proteam – 33’’740
15 – Sergio Hernandez (BMW 320si) – Proteam – 33’’862
16 – Franz Engstler (BMW 320si) – Engstler – 54’’137
17 – Olivier Tielemans (BMW 320si) – Wiechens – 1’04’’132
18 – Andrey Romanov (BMW 320si) – Engstler – 1’08’’489
19 – Ibrahim Okyay (BMW 320si) – Borusan – 1 giro
20 – Felix Porteiro (BMW 320si) – Ravaglia – 3 giri


Volta mais rápida: Yvan Muller 1’42’’418


Abandonos:
Nicola Larini – 11 voltas


Classificação:


1. Rickard Rydell 26 pontos;
2. Gabriele Tarquini 24;
3. Yvan Muller 24;
4. Jordi Gené 15;
5. Andy Priaulx 14;
6. Tiago Monteiro 12;
7. Jorg Muller 11;
8. Tom Coronel 10.


Construtores:


1. Seat 69 pontos;
2. BMW 40;
3. Chevrolet 28.


Classificação independentes:


1. Pierre-Yves Corthals 28 pontos;
2. Olivier Tielemans 28;
3. Stefano D’Aste 28;
4. Sergio Hernandez 23;
5. Franz Engstler 21.