WTCC: Yvan Muller é o Campeão de 2008

O francês Yvan Muller, num Seat Leon Tdi da Seat Sport, é o Campeão do Mundial de Turismo da FIA. Com um terceiro e um segundo lugar na última rodada dupla em Macau, Muller somou 114 pontos, contra 88 do companheiro de equipe, o italiano Gabriele Tarquini.

Saindo da pole-position, o suíço Alain Menu, num Chevrolet Lacetti da RML, venceu a primeira prova da etapa, com apenas 0s523 de vantagem sobre o inglês Andy Priaulx, num BMW 320si da RBM. Com o terceiro lugar Muller garantiu o título com uma prova de antecedência.


Na largada Menu manteve a ponta, seguido por Priaulx, o inglês Robert Huff, num Chevrolet Lacetti da RML e o sueco Rickard Rydell, num Seat Leon Tdi da Seat Sport. Todos os pilotos conseguiram passar pela traiçoeira curva Lisboa, com exceção do holandês Tom Coronel, num Seat Leon da SunRed, que conseguiu retornar a prova.


Huff começou a pressionar Priaulx, e no começo da 2ª volta tentou passar o tri-campeão na Lisboa, usando o lado de fora da curva. Priaulx não abriu a porta, espremendo o Chevrolet entre o BMW e o muro. Huff acabou perdendo duas posições, para Rydell e Muller.


Na 4ª volta Rydell foi aos boxes abandonando com problemas no motor. Na mesma volta o japonês Masaki Kano bateu seu BMW 320i da Engstler na Lisboa.


Huff passou a pressionar Muller, mas sem conseguir a ultrapassagem começou a ser pressionado pelo brasileiro Augusto Farfus, num BMW 320si da Schnitzer.


Na volta final Priaulx partiu para cima de Menu, que resistiu a pressão para vencer pela terceira vez no ano. Muller foi 3º e se sagrou campeão.


Farfus superou Huff, terminando em 4º. Jordi Gené, num Seat Leon Tdi da Seat Leon, foi o 6º, seguido por Tarquini. Com o oitavo lugar, o inglês James Thompson, num Honda Accord Euro R da Ntechnology/Jas, garantiu a pole para a última prova do ano.


O mexicano Sergio Hernández, num BMW 320si da Protean, venceu entre os independentes.


Huff venceu a segunda prova, seguido por Muller e Priaulx.


Huff manteve a ponta na largada, com Farfus assumindo a segunda posição na Lisboa. O italiano Nicola Larini, num Chevrolet Lacetti da RML, saiu da 9ª posição para o 3º. Mas levou um drive-trough por ter queimado a largada.


Thompson era primeiro, seguido de perto por Farfus. Tarquini era 3º. Na 2ª volta André Couto, de Macau, bateu seu Honda Accord Euro R da Ntechnology/Jas, na Lisboa, levando junto o alemão Jörg Müller, num BMW 320si da Schnitzer.


Na 5ª volta, Huff passou Gené, com o espanhol, momentos depois, saindo da pista, com o búlgaro George Tanev, num BMW 320si da Protean, imitando o piloto da Seat pouco depois, no mesmo lugar. Na mesma volta Hernández abandonou com problemas no motor.


Farfus pressionava Thompson, com o inglês batendo no muro no Esse do Solitude, com o brasileiro assumindo a liderança.


Mas na última volta Farfus bateu, perdendo uma roda de seu BMW, com Tarquini acertando a roda errante e também abandonando. Momentos depois Menu bateu na Moorish Hill.


Huff herdou a vitória, com Muller em 2º e Priaulx completando o último pódio na temporada. Rydell terminou em 4º. O italiano Alessandro Zanardi, num BMW 320si da Roal, foi o 5º.


Três pilotos marcaram pontos pela primeira vez na categoria. O alemão Franz Engstler, num BMW 320si da Engstler, chegou em 6º, vencendo entre os independentes, com o japonês Manabu Orido, num Chevrolet Lacetti da RML, na 7ª posição.  Matthew Marsh, de Hong Kong, levou seu BMW 320si da Wiechers, ao 8º lugar.


Final, prova 1:


1 – Alain Menu (Chevrolet Lacetti) – RML – 9 voltas em 23:10.203
2 – Andy Priaulx (BMW 320si) – RBM – 0.523
3 – Yvan Muller (SEAT Leon TDI) – Seat Sport – 8.581
4 – Augusto Farfus (BMW 320si) – Schnitzer – 9.335
5 – Robert Huff (Chevrolet Lacetti) – RML – 9.871
6 – Jordi Gené (SEAT Leon TDI) – Seat Sport – 10.692
7 – Gabriele Tarquini (SEAT Leon TDI) – Seat Sport – 11.218
8 – James Thompson (Honda Accord Euro R) – Ntechnology/Jas – 12080
9 – Nicola Larini (Chevrolet Lacetti) – RML – 12.909
10 – Jorg Muller (BMW 320si) – Schnitzer – 14.225
11 – Tiago Monteiro (SEAT Leon TDI) – Seat Sport – 20.709
12 – Sergio Hernandez (BMW 320si) – Proteam – 21.424
13 – Andre Couto (Honda Accord Euro R) – Ntechnology/Jas – 27.748
14 – Felix Porteiro (BMW 320si) – Roal – 39.963
15 – Franz Engstler (BMW 320si) – Engstler – 42.327
16 – Manabu Orido (Chevrolet Lacetti) – RML – 58.798
17 – Matthew Marsh (BMW 320si) – Wiechers – 1:02.085
18 – Ibrahim Okyay (BMW 320si) – Borusan – 1:16.761
19 – George Tanev (BMW 320si) – Proteam – 1:17.365
20 – Andrei Romanov (BMW 320si) – Engstler – 1:27.912
21 – Jaap Van Lagen (Lada 110) – Russian Bears – 1:47.871
22 – Tom Coronel (SEAT Leon) – SunRED – 1 voltas
23 – Alessandro Zanardi (BMW 320si) – Roal – 3 voltas


Abandonos:


Takayuki Aoki – 5 voltas
Rickard Rydell – 4
Melvin Choo – 4
Kirill Ladygin – 3
Masaki Kano – 1


Volta mais rápida: Andy Priaulx: 2:34.729


Final, prova 2:


1 – Robert Huff (Chevrolet Lacetti) – RML – 9 voltas em 23:23.216
2 – Yvan Muller (SEAT Leon TDI) – Seat Sport – 7.253
3 – Andy Priaulx (BMW 320si) – RBM – 7.957
4 – Rickard Rydell (SEAT Leon TDI) – Seat Sport – 18.120
5 – Alessandro Zanardi (BMW 320si) – Roal – 51.727
6 – Franz Engstler (BMW 320si) – Engstler – 52.963
7 – Manabu Orido (Chevrolet Lacetti) – RML – 58.314
8 – Matthew Marsh (BMW 320si) – Wiechers – 1:02.623
9 – Andrei Romanov (BMW 320si) – Engstler – 1:16.353
10 – Ibrahim Okyay (BMW 320si) – Borusan – 1:33.541
11 – Augusto Farfus (BMW 320si) – Schnitzer – 1 volta
12 – Gabriele Tarquini (SEAT Leon TDI) – Seat Sport – 1 volta
13 – Alain Menu (Chevrolet Lacetti) – RML – 1 volta
14 – James Thompson (Honda Accord Euro R) – Ntechnology-Jas – 1 volta
15 – Takayuki Aoki (BMW 320si) – Wiechers – 3 volta


Abandonos:


Sergio Hernandez – 5 voltas
Jordi Gené – 4
George Tanev – 4
Tom Coronel – 3
Melvin Choo – 3
Nicola Larini – 2
Andre Couto – 1
Jorg Muller – 1
Tiago Monteiro – 1
Jaap Van Lagen – 1
Kirill Ladygin – 0


Volta mais rápida: Augusto Farfus – 2:32.933


Campeonato, final:


1  Yvan Muller SEAT Sport 114
2  Gabriele Tarquini SEAT Sport 88
3  Robert Huff Chevrolet Racing 87
4  Andy Priaulx BMW Team UK 81
5  Rickard Rydell SEAT Sport 77
6  Augusto Farfus BMW Team Germany 63
7  Jörg Müller BMW Team Germany 60
8  Jordi Gené SEAT Sport 56
9  Alain Menu Chevrolet Racing 54
10  Felix Porteiro BMW Team Italy-Spain 51
11  Nicola Larini Chevrolet Racing 48
12  Tiago Monteiro SEAT Sport 43
13  Alessandro Zanardi BMW Team Italy-Spain 36
14  Tom Coronel Sun RED 35
15  James Thompson N.Technology 25
16  Sergio Hernandez von Reckowski Scuderia Proteam Motorsport 9
17  Franz Engstler Liqui Moly Team Engstler 3
18  Stefano D’Aste Scuderia Proteam Motorsport 2
  Manabu Orido Chevrolet 2
20  Matthew Marsh Wiechers-Sport 1
  Olivier Tielemans Wiechers Motorsport 1
 
  Takayuki Aoki Wiechers Motorsport 
  Aytac Biter Borusan Otomotiv Motorsport 
  Tom Boardman SUNRED 
  Laurent Cazenave Wiechers Motorsport 
  Melvin Choo Kwok Ming Thunder Asia Racing 
  Marin Colak SUNRED Engineering Development 
  Pierre-Yves Corthals Exagon Engineering 
  Andre Couto N.Technology 
  Lourenço Beirão da Veiga SUNRED Engineering Development 
  Robert Dahlgren Volvo Olsbergs Green Racing 
  Duarte Félix da Costa SUNRED Engineering Development 
  Duncan Huisman Wiechers Motorsport 
  Masaki Kano Liqui Moly Team Engstler 
  Kiril Ladygin Russian Bears Motorsport 
  Alexander Lvov Golden Motors 
  Michal Matejovsky SUNRED-BRT 
  Norbert Michelisz SUNRED Engineering Development 
  Oscar Nogués SUNRED Engineering Development 
  Michel Nykjær Poulsen Motorsport 
  Ibrahim Okyay Borusan Otomotiv Motorsport 
  José-Manuel Perez-Aicart SEAT Sport 
  Kristian Poulsen Poulsen Motorsport 
  Andrey Romanov Liqui Moly Team Engstler 
  Viktor Shapovalov Russian Bears Motorsport 
  Andrey Smetsky Golden Motors 
  George Tanev Petrol GT Racing Team 
  Yukinori Taniguchi N.Technology 
  Jaap van Lagen Russian Bears Motorsport 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *