24 Horas de Daytona: Trio da Wayne Taylor Racing vence edição de 2017

O quarteto formado pelos norte-americanos Ricky Taylor/Jordan Taylor/ Jeff Gordon e o italiano Max Angelelli (Cadillac DPi/Wayne Taylor Racing) venceu neste domingo (29/01) a 55ª edição das 24 Horas de Daytona, etapa de abertura do IMSA SportsCar Championship.

Com quase metade da prova sendo disputada com chuva, a 21ª e última bandeira amarela foi agitada faltando apenas meia hora para o final. Acionando o Safety-Car e juntando o pelotão.

Na relargada, com 20 minutos para a bandeirada, o português Filipe Albuquerque (Cadillac DPi/Action Express Racing) liderava seguido por Ricky Taylor.

Faltando apenas quatro voltas para o final Taylor foi para cima de Albuquerque na curva um. Os dois carros da classe Prototype (que estreavam na categoria) se tocaram na curva, com o português rodando, e Taylor assumindo a liderança.

Os comissários da IMSA reviram o acidente e decidiram não aplicar nenhuma punição ao Cadillac #10.

Albuquerque retornou a pista com quatro segundos de desvantagem. Nos minutos finais, o piloto da Action Express Racing partiu para cima do norte-americano, que recebeu a bandeirada com apenas 0s671 de vantagem.

Albuquerque dividiu a condução do Cadillac #5 com o compatriota João Barbosa e o brasileiro Christian Fittipaldi.

“O Cadillac #10 está de parabéns pela performance no seco e no molhado.
Eles sempre estiveram mais rápidos que a gente. Mas encontramos uma
oportunidade no final da corrida de se colocar na frente deles, só que
não imaginava que terminaria desta forma. Fora o toque, o trabalho deles
durante a corrida foi mesmo melhor que o nosso, mas acontece. Estou
chateado por ter perdido outra oportunidade de vencer em Daytona, porque
não é sempre que se tem uma chance como esta. Mas estou contente com os
pontos e agora é virar a página e ir pra Sebring”
, comentou Fittipaldi.

O trio Marc Goossens/Renger van der Zande/Rene Rast (Spirit of Daytona/ Multimatic/Riley LMP2), assumiu a terceira posição durante o perÁ­odo com chuva, mantendo a posição até o final.

Vencedor no ano passado, o brasileiro Pipo Derani (Extreme Speed Motorsports/ Nissan DPi), em trio com o norte-americano Scott Sharpe o escocês Ryan Dalziel terminou em quarto no geral.

Pela classe GT Le Mans vitória do trio Dirk Muller/ Joey Hand/ Sebastien Bourdais (Chip Ganassi/Ford GT).

Pela classe GT Daytona vitória do quinteto Michael Christensen/Daniel Morad/Jesse Lazare/Carlos de Quesada/Michael de Quesada (Alegra Motorsports/Porsche 911).

Pela classe Prototype Challenge, vitória do quarteto James French/Kyle Masson/ Nicholas Boulle/Patricio O’Ward (Performance Tech/ ORECA FLM09).

Além de Fittipaldi e Derani, mais quatro brasileiros disputaram a prova.

Tony Kanaan (Chip Ganassi/Ford GT), em trio com os britânicos Harry Tincknell/Andy Priaulx, terminou em nono no geral e quinto na classe GT Le Mans.

Augusto Farfus (BMW Team RLL/ BMW M6 GTLM), em quarteto com o norte-americano Bill Auberlen, o britânico Alexander Sims e o canadense Bruno Spengler terminou em 12º no geral e oitavo na classe GT Le Mans.

Bruno Senna (Extreme Speed Motorsport /Nissan DPi), em quarteto com os norte-americanos Ed Brown/Johannes van Overbeek e o neozelandês Brendon Hartley, foi o 17º no geral e sétimo na classe Prototype.

Oswaldo Negri Jr. (Michael Shank Racing/Acura NSX GT3), em quarteto com os norte-americanos Jeff Segal/ Tom Dyer/Ryan Hunter-Reay, terminou em 22º no geral, e quinto na classe GTD.

A próxima etapa, a 12 Horas de Sebring, acontece entre os dias 15 e 18 de março.

Final:

1 – Taylor/Taylor/Angelelli/Gordon (Cadillac DPi) – Taylor – 659 voltas
2 – Barbosa/Fittipaldi/Albuquerque (Cadillac DPi) – AXRacing – 0”671
3 – Goossens/Van Der Zande/Rast (Multimatic/Riley) – SDR – 1 volta
4 – Sharp/Dalziel/Derani (Nissan DPi) – Tequila Patron ESM – 3
5 – Mueller/Hand/Bourdais (Ford GT) – Ganassi – 7
6 – Pilet/Werner/Makowiecki (Porsche 911 RSR) – Porsche – 7
7 – Fisichella/Calado/Vilander (Ferrari 488 GTE) – Risi – 7
8 – Garcia/Magnussen/Rockenfeller (Corvette C7.R) – Corvette – 7
9 – Tincknell/Priaulx/Kanaan (Ford GT) – Ganassi – 7
10 – Estre/Vanthoor/Lietz (Porsche 911 RSR) – Porsche – 7
11 – Mucke/Pla/Johnson (Ford GT) – Ganassi – 7
12 – Auberlen/Sims/Farfus/Spengler (BMW M6 GTLM) – BMW Team RLL – 8
13 – Miller/Simpson/Goikhberg/Beche (ORECA) – JDC-Miller – 13
14 – Cameron/Curran/Conway/Morris (Cadillac DPi) – AXRacing – 20
15 – French/O’Ward/Masson/Boulle (ORECA FLM09) – Perf. Tech – 21
16 – Gavin/Milner/Fassler (Corvette C7.R) – Corvette – 23
17 – Brown/van Overbeek/Senna/Hartley (Nissan DPi) – ESM – 23
18 – de Quesada/Morad/Lazare/De Quesada (Porsche 911R) – Alegra – 25
19 – De Phillippi/Mies/Gounon/Schmidt (Audi R8 LMS GT3) – Land – 25
20 – Keating/Bleekemolen/Farnbacher/Christodolou (Mercedes-AMG GT3) – Riley – 25
21 – Aschenbach/Davis/Bell/Liddell (Audi R8 LMS GT3) – Stevenson – 25
22 – Segal/Negri Jr./Dyer/Hunter-Reay (Acura NSX GT3) – Shank – 25
23 – Sweedler/Bell/Montecalvo/Kaffer (Audi R8 LMS GT3) – Alex Job – 26
24 – Sellers/Snow/Miller/Caldarelli (Lamborghini Huracan) – Miller – 30
25 – Marks/Klingmann/Martin/Krohn (BMW M6 GT3) – Turner – 31
26 – Busnelli/Babini/Collard/Perrodo (Lamborghini Huracan) – Ebimotors – 33
27 – Briscoe/Westbrook/Dixon (Ford GT) – Ganassi – 35
28 – Creel/Hedlund/Henzler/Heylen (Porsche 911R) – TRG – 38
29 – Lally/Legge/Wilkins/Rahal (Acura NSX GT3) – Shank – 42
30 – Papadopoulos/Mowlem/Merzon/Hindman (ORECA FLM09) – BAR1 – 43
31 – Buemi/Heidfeld/Jani/Sarrazin (ORECA) – Rebellion Racing – 50
32 – Yount/Rice/Kvamme/Ducote (ORECA FLM09) – BAR1 – 60
33 – Dalla Lana/Lamy/Lauda/Sorensen (Aston Martin Vantage) – Aston Martin – 66
34 – Anassis/Gdovic/Claman/Massari (Lamborghini Huracan) – DAC – 69
35 – Guasch/Gutierrez/Enerson/Kimber-Smith (Ligier) – PR1/Mathiasen – 75
36 – Hawksworth/Alon/Cindric/Farnbacher (Lexus RCF GT3) – 3GT Racing – 78
37 – Engelhart/Ineichen/Perez/Bortolotti (Lamborghini Huracan) – Grasser – 79
38 – Nielsen/Balzan/Cressoni/Bird (Ferrari 488 GT3) – Scuderia Corsa – 84
39 – Hedman/Lapierre/Hanley/Duval (ORECA) – DragonSpeed – 97
40 – Nunez/Bomarito/Pigot (Mazda DPi) – Mazda – 121
41 – Engelhart/Ineichen/Pampanini/Beretta (Lamborghini Huracan) – Grasser – 133
42 – Habul/Said/Vautier/Enge (Mercedes-AMG GT3) – SunEnergy1 – 135
43 – De Phillippi/Mies/Gounon/Persiani (Lamborghini Huracan) – Dream Racing – 171
44 – Mayer/Dayson/Popow/Rayhall (ORECA FLM09) – Starworks – 172
45 – Keating/Bleekemolen/Farnbacher/Falb (ORECA FLM09) – Starworks – 195
46 – Long/Miller/Hinchcliffe (Mazda DPi) – Mazda – 197
47 – Mapelli/Basseng/StolzWillsey (Lamborghini Huracan) – Konrad – 260
48 – MacNeil/Jeannette/Van Gisbergen/Jaeger (Mercedes-AMG GT3) – Riley – 286
49 – Bennett/Braun/Long/Johnsson (Porsche 911R) – CORE – 319
50 – Mann/Mediani/Pier Guidi/Rigon (Ferrari 488 GT3) – AF Corse – 554
51 – Lindsey/Bergmeister/McMurry/Siedler (Porsche 911R) – Park Place – 557
52 – Lewis/Mul/Grala/Sandberg (Lamborghini Huracan) – Change – 580
53 – Smith/Cairoli/Renger/Proczyk (Porsche 911R) – Manthey – 598
54 – Pruett/Karam/James/Menezes (Lexus RCF GT3) – 3GT Racing – 607
55 – Edwards/Tomczyk/Catsburg/Wittmer (BMW M6 GTLM) – BMW Team RLL – 644