24 Horas de Le Mans: Quebra da transmissão tira Xandinho Negrão de Le Mans

Audi desbanca favoritismo da Peugeot e vence 76ª edição da prova de 24 horas.

Durou pouco mais de quatro horas a primeira experiência de Xandinho Negrão (Medley) nas 24 Horas de Le Mans, uma das provas da santíssima trindade do automobilismo mundial junto com o GP de Mônaco e as 500 Milhas de Indianápolis. A transmissão do Aston Martin DBR9 quebrou durante o turno do parceiro Nick Leventis e o carro parou no meio da pista francesa. Ao final da 76ª edição da tradicional maratona de velocidade, o esporte protótipo Audi R10 turbo do trio formado pelo italiano Rinaldo Capello, pelo escocês Alan McNish e pelo dinamarquês Tom Kristensen completou as 381 voltas com quatro minutos de vantagem sobre o Peugeot 908 do espanhol Marc Gene, do francês Nicolas Minassian e do canadense Jacques Villeneuve. Outro Peugeot 908, do brasileiro Ricardo Zonta, do francês Franck Montagny e do austríaco Christian Klien, completou o pódio.

Além de Xandinho e Leventis, a Vitaphone Racing foi completada pelo inglês Peter Hardman, que estava ao volante do carro da categoria GT1 na largada. Xandinho lamentou a pane mecânica ainda na fase inicial da prova. “Foi frustrante passar a semana inteira aqui e ir embora depois de tão pouco tempo. O consolo foi ter participado de um evento tão importante e grandioso como este. Le Mans é realmente uma corrida especial”, comentou Xandinho, que se mostrou surpreso com a vitória da marca alemã. “É inacreditável que a Peugeot tenha perdido essa corrida, depois de tamanho domínio nos treinos. Mas uma corrida de 24 horas é assim mesmo. Não dá para se ter certeza de nada até à bandeirada final.”

Na próxima semana, Xandinho volta a correr no FIA GT no circuito italiano de Adria. No mês passado, em Monza, o campeão sul-americano de Fórmula 3 de 2004 conquistou o segundo lugar com o Maserati MC12 ao lado do companheiro português Miguel Ramos e subiu para a quinta colocação no campeonato. A terceira etapa terá novidades. “Será a única etapa do calendário no sábado e no horário noturno. Como anoitecendo tarde, vamos largar com a luz do dia e terminar já no escuro”, informou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *