A Peugeot, com a dupla Marc Gené/ Nicolas Minassian, venceu os 1000 km da Catalunha, etapa de abertura do Le Mans Series. Com o modelo 908 HDi-FAP, a dupla do Team Peugeot Total, venceu com uma volta de vantagem para a dupla Alexandre Premat/ Mike Rockenfeller, num Audi R10 TDI do Audi Sport Team Joest. A dupla Stefan Mucke/ Jan Charouz, num Lola Aston Martin Charouz Racing System, completou o pódio. Todos da classe LMP1.
Com um dia de sol brilhante quarenta e seis carros largaram no circuito de Montmeló. A outra da dupla da Peugeot, os campeões de 2007, Pedro Lamy/ Stephane Sarrazin, largou na pole-position, liderando até a primeira sessão de pit stops, deixando a ponta para o Audi de McNish, que dobrou o seu turno. Os dois Peugeot decidiram fazer a troca de pilotos.
Sarrazin perdeu a segunda posição depois que colidiu com o Aston Martin DBR9 de Thomas Enge. O Peugeot número 8 retornou na 41º posição, com nove voltas de atraso.
O dia parecia perdido quando Gené também se envolveu em um incidente, quando acertou fortemente o meio fio. Contudo o espanhol conseguiu se recuperar rapidamente, alcançando a liderança a liderança depois que o Audi teve que fazer uma longa parada para consertar o alternador do R10 TDI. Com Rinaldo Capello na direção o Audi voltou Á prova na 18º posição.
Minassian assumiu a liderança, seguido por Rockenfeller. Com um carro mais rápido o francês foi aos poucos aumentando a vantagem, até chegar a uma volta. Lamy acabou na brita, depois de colidir com o Lamborghini Murcielago R-GT da IPB Spartak Racing. O ex-piloto de F-1 conseguiu retornar a pista, terminando a prova na 12º posição.
Foi uma boa estréia do Lola Aston Martin, conquistando o terceiro lugar. O Porsche RS Spyder, também fazendo sua primeira prova na categoria, venceu na classe LMP2, com a dupla Peter van Merksteijn/ Jos Verstappen. No geral a dupla terminou na 6º posição.
O brasileiro Thomas Erdos, em dupla com Mike Newton, num Lola MG da RML, cruzou em 11º no geral, e 4º na classe LMP2. O outro brasileiro na prova, Mario Haberfeld, num WF01 Zytek da Embassy Racing, em dupla com Warren Hughes, abandonou.
A próxima etapa acontece no dia 27 de abril, em Monza, na Itália.
Final:
1. LMP1 M.Gene, N.Minassian Team Peugeot Total Peugeot 908 Hdi-FAP 215 voltas
2. LMP1 A.Premat, M.Rockenfeller Audi Sport Team Joest Audi R10 TDI a 1 volta
3. LMP1 S.Mucke, J.Charouz Charouz Racing System Lola Aston Martin a 3 voltas
4. LMP1 E.Collard, J.Boullion Pescarolo Sport Pescarolo Judd a 5 voltas
5. LMP1 R.Capello, A.McNish Audi Sport Team Joest Audi R10 TDI a 6 voltas
6. LMP2 Van, P.Merksteijn, J.Verstappen Van Merksteijn Motorsp Porsche RS Spyder a 7 voltas
7. LMP1 H.Primat, C.Tinseau Pescarolo Sport Pescarolo Judd a 7 voltas
8. LMP2 A.Belicchi, X.Pompidou, S.Zacchia Speedy Racing Team Seb Lola Judd a 8 voltas
9. LMP2 C.Elgaard, J.Nielsen Team Essex Porsche RS Spyder a 11 voltas
10. LMP1 J.Barbosa, V.Ickx, M.Short Rollcentre Racing Pescarolo Judd a 11 voltas
11. LMP2 T.Erdos, M.Newton RML Lola MG a 14 voltas
12. LMP1 P.Lamy, S.Sarrazin Team Peugeot Total Peugeot 908 Hdi-FAP a 15 voltas
13. LMP2 P.Ragues, M.Lahaye Saulnier Racing Pescarolo Judd a 16 voltas
14. LMP2 F.Lienhard, D.Theys, J.Lammers Horag Racing Porsche RS Spyder a 17 voltas
15. LMP2 M.Rostan, J.Petersen, J.Lueders Bruichladdich Radical Radical AER a 21 voltas
16. LMGT1 L.Alphand, G.Moreau, P.Goueslard Luc Alphand Aventures Corvette C6.R a 21 voltas
17. LMP2 K.Ojjeh, C.Gosselin, J.Schroyen Trading Performance Zytek 07S a 22 voltas
18. LMGT1 F.Makowiecki, P.Bornhauser, C.Bouchut Larbre Competition Saleen S7R a 23 voltas
19. LMGT1 R.Rusinov, P.Kox IPB Spartak Racing Lamborghini Murcielago a 25 voltas
20. LMP2 M.Amaral, O.Pla Quifel ASM Team Lola AER a 25 voltas
21. LMGT2 Bell Robert , G.Bruni Virgo Motorsport Ferrari F430 GT a 26 voltas
22. LMGT2 M.Lieb, A.Davison Team Felbermayr-Proton Porsche 997 GT3 RSR a 26 voltas
23. LMGT2 R.Narac, Lietz, Richard Imsa Performance Matmu Porsche 997 GT3 RSR a 28 voltas
24. LMGT2 P.Ehret, P.Kaffer, A.Beltoise Farnbacher Racing Ferrari F430 GT a 29 voltas
25. LMGT2 P.Dumbreck, R.Kelleners, A.Vasiliev Snoras Spyker Squadron Spyker C8 Laviolette a 31 voltas
26. LMGT2 B.Aucott, S.Daoudi JMB Racing Ferrari F430 GT a 32 voltas
27. LMGT2 R.Balandras, M.Lecourt, J.Belloc Imsa Performance Matmu Porsche 997 GT3 RSR a 33 voltas
28. LMGT2 P.Daniels, M.Palttala, M.Fortsen James Watt Automotive Porsche 997 GT3 RSR a 33 voltas
29. LMGT2 C.Ried, Felbermayr J.Horst, Felbermayr S.Horst Team Felbermayr-Proton Porsche 997 GT3 RSR a 34 voltas
30. LMGT2 M.Basso, B.McCormick, M.Casadei JMB Racing Ferrari F430 GT a 37 voltas
31. LMP1 G.Evans, B.Berridge Chamberlain Synergy Lola AER a 38 voltas
32. LMP1 A.Burgueno, De, M.Castro Epsilon Euskadi Epsilon Euskadi Judd a 48 voltas
33. LMP1 J.Campbellwalter, S.Hall, F.Ortiz Creation AIM Creation Aim a 52 voltas
34. LMP2 S.Salini, P.Salini, P.Roussel WR / Salini WR Zytek a 61 voltas
Abandonos:
LMP2 M.Didaio, F.Francioni, M.Savoldi Racing Box Lucchini Judd a 73 voltas
LMP1 O.Panis, N.Lapierre Team Oreca Matmut Courage-Oreca Judd a 37 voltas
LMGT1 J.Blanchemain, S.Dumez, R.Berville Luc Alphand Aventures Corvette C6.R a 53 voltas
LMP1 J.Nicolet, M.Faggionato, R.Hein Saulnier Racing Pescarolo Judd a 83 voltas
LMGT1 A.Garcia, T.Enge Team Modena Aston Martin DBR9 a 91 voltas
LMP1 S.Ortelli, S.Ayari Team Oreca Matmut Courage-Oreca Judd a 107 voltas
LMP2 De, J.Pourtales, H.Noda Kruse Schiller Motorsp Lola Mazda a 121 voltas
LMGT2 Nielsen E.Lars, R.Westbrook, A.Simonsen Farnbacher Racing Porsche 997 GT3 RSR a 125 voltas
LMP1 Lavaggi Giovanni , W.Kaufmann Scuderia Lavaggi Lavaggi AER a 128 voltas
LMP2 J.Barazi, M.Vergers Barazi Epsilon Zytek 07S a 160 voltas
LMP2 W.Hughes, M.Haberfield Embassy Racing WF01 Zytek a 172 voltas
LMP2 J.Kane, J.Foster Embassy Racing WF01 Zytek a 174 voltas
LMGT2 A.Chiesa, B.Leuenberger Speedy Racing Team Spyker C8 Laviolette 198 voltas