Sorriso escancarado, choro, emoção, cara de criança que acabou de ganhar um presente que sonhou, falta de palavras para definir aquele momento. E até gente mergulhando nos braços dos amigos e familiares. Este foi o inesquecÁvel cenário de sensações vividas no pódio do rali enduro de regularidade Yamaha Ibitipoca Off Road. Depois de dois dias de muita disputa, ansiedade e dificuldade, a noite de domingo foi de consagração, no pódio montado no estacionamento do Independência Shopping.
Na prova que marcou os 20 anos consecutivos do evento, os participantes confirmaram o que vinha sendo anunciado pelos organizadores: “Foi a melhor de todas nestes 20 anos que eu participeiâ€, disseram dezenas de pilotos e navegadores. Outros estavam tão cansados que nem conseguiam falar na chegada da prova, no inÁcio da tarde, na subida da rampa. Falta de fÁ´lego mesmo. “Estamos moÁdos, dói tudoâ€, resumiam principalmente os pilotos de moto.
Foram 280 motos, 65 carros e dez quadriciclos que entraram com o objetivo de escrever o nome na história de um rali definitivamente reconhecido como o mais charmoso do Brasil. A prova de motos decidiu, em duas etapas, o Campeonato Estadual de Enduro de Regularidade, com 180km de percurso no primeiro dia de prova e 170 km no segundo. Nos carros, o enduro pontuou para quarta e quinta etapas da Copa Mineira Off Road, com percurso de cerca de 185km no sábado e 178km no domingo.
“Acho que atingimos nosso objetivo. Procuramos fazer uma prova para ficar na memória de todos, e pelo que sentimos conversando e vendo a reação de todos, acreditamos ter cumprido esse objetivoâ€, analisa Manoel Resende, coordenador geral do evento, ao lado da equipe de organizadores formada por Anderson Boka, Saulo Santana, Weidner Moreira e Thiago Resende.
O Yamaha Ibitipoca Off Road contou com patrocÁnio de Yamaha River Motos, Itaipava, Nissan Nagai, Claro/LG e Ipiranga. O apoio, de Independência Shopping, Tribuna de Minas, Planeta Off Road e Rádio Energia.
A prova teve, na sexta-feira (dia 21), vistoria de carros e motos, pelas Federações Estaduais de Motociclismo e Automobilismo, no estacionamento do Independência Shopping. No sábado, dia 22, 9h, carros e motos largaram do mesmo local com destino a Conceição de Ibitipoca, com neutralizado em Lima Duarte e pernoite em Conceição do Ibitipoca, local da largada no domingo, 23, com destino a Juiz de Fora, e neutralizado novamente em Lima Duarte.
No sábado, os participantes passaram pelas localidades de Humaitá e Pirapetinga até chegar a Lima Duarte (neutral), depois Serrote, Mogol, Várzea do Santo AntÁ´nio e Conceição de Ibitipoca (chegada). No domingo: largada em Conceição de Ibitipoca, passando por Rancharia, Laranjeiras, Mogol, Lima Duarte (neutral), depois Monte Verde de Cima, Pirapetinga, Humaitá e Juiz de Fora.
Pela primeira vez nos 20 anos, o rali contou com o sistema rastro gps de apuração via satélite, nos carros e nas motos. O sistema vem sendo implantado com sucesso e torna o desafio ainda mais difÁcil para os pilotos. É o “big brother da trilhaâ€, na definição dos organizadores da prova.
Â
CAMPEÁ•ES DO RALI IBITIPOCA OFF ROAD 2009
MOTOS
CATEGORIA MASTER
Caio Sabato – Lavras (MG)
Â
SÁŠNIOR
VinÁcius Campos Mendes – Santos Dumont (MG)
Â
OVER 40
José Alexandre Tommaso – Volta Redonda (RJ)
Â
OVER 50
Amilar (pronuncia-se Amilár, ok?) José Rodrigues – Timóteo (MG)
Â
JÁšNIOR
Breno Rezende Martins da Costa – Juiz de Fora (MG)
Â
NOVATOS
Osni Sidney Sporch Júnior – São João Nepomuceno (MG)
Â
CARROS
CATEGORIA SUPERMASTER
Piloto Wander de Almeida Filho (Nova Lima – MG)/
Navegador Wagner AntÁ´nio de Paula (Juiz de Fora – MG)
Â
MASTER
Piloto Mário César de Landa/
Navegador Luiz Antonio Cavalieri (ambos de Juiz de Fora)
Â
SÁŠNIOR
Piloto Willian Werneck/
Navegador Pedro Ribeiro (ambos de Juiz de Fora)
Â
TURISMO
Piloto Marcelo Tonelli Pinheiro/
Navegador Bernardo Gravina (ambos de Juiz de Fora)
Â
QUADRICICLOS: Piloto Leonardo Vieira – Juiz de Fora – MGÂ Â Â