Duda Pamplona e NonÁ´ Figueiredo consideram-se preparados para a grande novidade da Stock Car em 2009: a estréia do novo carro da categoria, mudança que deverá afetar o método de trabalho de pilotos e equipes.
Ao final do biênio 2007/08, quando a equipe Officer Motorsport passou a contar com dois pilotos, o balanço do time foi considerado positivo: nas duas temporadas o time de Petrópolis conseguiu resultados bastante expressivos com Pamplona e Figueiredo e terminou ambos os campeonatos na frente de equipes que tiveram pilotos no playoff. Estes bons resultados animam a escuderia para a temporada que inicia dia 29 de março no Autódromo de Interlagos, a trigésima primeira da história da categoria e que marca a adoção de um novo chassi.
A principal novidade do novo Stock Car é o seu conceito técnico, semelhante ao utilizado na categoria DTM da Alemanha e cujas principais caracterÁsticas, segundo o engenheiro responsável pelo projeto, Gustavo Lehto, são “um carro seguro, moderno e eficienteâ€. Seguro porque, entre outros detalhes, utiliza o mesmo banco de alumÁnio da Nascar americana e oferece mais proteção ao piloto; sua modernidade é garantida por soluções técnicas atuais e eficientes porque nos testes realizados mostrou ser mais rápido que o modelo atual.
A nova máquina também terá mais potência: o motor desenvolverá 480 cv, ou seja, 30 a mais que o modelo utilizado na temporada passada, o que garante mais emoção na principal categoria do automobilismo brasileiro. NonÁ´ Figueiredo, piloto com ampla experiência internacional, acredita que o novo carro representa uma importante evolução na Stock Car:
“Essa mudança é muito boa: teremos uma máquina tecnicamente mais evoluÁda, o que vai exigir mais dos pilotos e equipes.â€
Em 2007 Duda Pamplona conquistou, no Rio de Janeiro, sua primeira vitória na categoria e no ano passado o carioca largou na pole position em Santa Cruz do Sul e foi o terceiro colocado em BrasÁlia. Piloto e proprietário da equipe, ele acredita que o carro mais moderno proporcionará facilidades para os engenheiros e mecânicos:
“Além de um avanço tecnológico significativo, as caracterÁsticas técnicas do novo Stock Car facilitarão o trabalho dos mecânicos e engenheiros no acerto para cada circuito.â€
Inspirado pelo ótimo resultado obtido no último ano, quando foi um dos pilotos que mais marcou pontos nas quatro últimas etapas, Duda tem um objetivo bem definido para esta temporada:
“Em 2009 pretendemos entrar com força total nas oito primeiras etapas, este é o segredo para colocar os dois carros no playoff, nosso principal objetivo para este ano.â€
O diretor esportivo da Officer Motorsport, Fábio Gaia, acredita que a receita para ter uma equipe vencedora em uma categoria tão disputada quanto a Stock Car requer três ingredientes básicos:
“Um carro confiável, um bom desempenho e a regularidade nos resultados são os principais ingredientes para formar uma equipe campeã. Estou seguro que reunimos estes elementos e vamos comprovar isso com resultados sólidos em 2009.â€