ALMS: Dupla David Brabham/ Scott Sharp vence em Mosport

A dupla David Brabham/ Scott Sharp, num Acura ARX-02a da Highcroft Racing, venceu no domingo (30/08), a 8ª etapa da temporada, em Mosport, no Canadá. Foi a terceira vitória da dupla no ano, a segunda consecutiva. A dupla Gil de Ferran/ Simon Pagenaud, num Acura ARX-02a da de Ferran Motorsports, terminou em segundo, seguida pela dupla Adrian Fernandez/ Luis Diaz, num Acura ARX-01b da Fernandez Racing.

Na largada Sharp, pole-position, foi superado por de Ferran e Jon Field, num Lola B06/10 AER da Intersport Racing, caindo para a terceira posição. Field começou a atacar o brasileiro, contudo um problema na frente do carro levou o inglês aos pits logo na 8ª volta.

De Ferran passou a ter uma confortável vantagem na frente, com Sharp sendo pressionado por Marino Franchitti, num Mazda Lola B09 86 da Dyson Racing da Classe LMP2. Pouco depois o escocês, irmão de Dario, ultrapassou Sharp.

Com a caixa de marchas do Acura perdendo óleo de Ferran foi chamado aos boxes. Porém, na parada um problema na comunicação por rádio, fez o brasileiro inicialmente começar a deixar o carro, antes de a equipe avisar para ele continuar no comando. A confusão fez de Ferran/ Pagenaud perder uma volta.

O óleo derramado pelo carro de Gil acabou cobrindo o pára-brisa do Lola, com Franchitti tendo que parar mais cedo nos pits.

Com os contratempos dos rivais, Brabham/ Sharp rumaram para uma tranquila vitória. Eles completaram a prova com uma volta de vantagem sobre de Ferran/Pagenaud.     
Brabham/ Sharp lideram o campeonato na Classe LMP1, com 142 pontos, 17 a mais do que de Ferran/ Pagenaud.

Com a terceira posição geral e a vitória na Classe LMP2, Fernandez/ Diaz conquistaram por antecipação o titulo da classe. Eles somam 166 pontos e não podem mais ser alcançados pelos adversários da classe.

Pela Classe GT2 vitória da dupla Jan Magnussen/ Johnny O’Connell, num Corvette C6.R da Corvette Racing. No geral a dupla foi 6ª colocada.

Após largarem em último, devido a um acidente nos treinos livres que impediu o brasileiro Jaime Melo de disputar a classificação, a dupla Melo/ Pierre Kaffer, numa Ferrari F430 GT da Risi Competizione, terminou em 2º na classe, e 7º no geral.

JÁ¶rg Bergmeister/ Patrick Long lideram na classe com 138 pontos, 31 a mais do que Melo/ Kaffer.

Não houve carros da Classe Challenge em Mosport.

A Petit Le Mans, nona e penúltima corrida do calendário, está marcada para 27 de setembro na pista de Braselton, na Geórgia. A corrida tem percurso de mil milhas e aproximadamente 10 horas de duração.

Grid:

1. P1 Brabham, Sharp Acura ARX 02a 1:05.323     
2. P1 de Ferran, Pagenaud Acura ARX 02a 1:05.397     
3. P2 Leitzinger, Franchitti Lola B0986 Mazda 1:06.379
4. P1 J.Field, C.Field Lola B06/10 1:06.764
5. P2 Dyson, Smith Lola B0986 Mazda 1:06.853
6. P2 Fernandez, Diaz Acura ARX-01B 1:06.944
7. P1 Burgess, McMurry Lola B06/10 1:10.613
8. P2 van der Steur, Pecorari Radical SR9 1:11.391
9. GT2 Mueller, Milner BMW E92 M3 1:17.528     
10. GT2 Hand, Auberlen BMW E92 M3 1:17.657
11. GT2 Beretta, Gavin Chevrolet Corvette C6.R 1:17.959
12. GT2 Magnussen, O’Connell Chevrolet Corvette C6.R 1:18.309
13. GT2 Bergmeister, Long Porsche 911 RSR 1:18.361     
14. GT2 Farnbacher, James Panoz Esperante 1:18.778
15. GT2 Murry, D.Robertson, A.Robertson Doran Ford GT-R 1:19.208     
16. GT2 Feinberg, Hall Dodge Viper 1:19.746     
17. GT2 Melo, Kaffer sem tempo

Final:

1. P1 D.Brabham, S.Sharp Highcroft Racing Acura ARX-02a 131 voltas em 2h45m03s171     
2. P1 G.de Ferran, S.Pagenaud de Ferran Motorsports Acura ARX-02a a 1 volta
3. P2 A.Fernandez, L.Diaz Fernandez Racing Acura ARX-01b a 4 voltas
4. P1 J.Field, C.Field Intersport Racing Lola B06/10 AER a 6 voltas
5. P2 B.Leitzinger, M.Franchitti Dyson Racing Mazda Lola B09 86 a 13 voltas
6. GT2 J.O’Connell, J.Magnussen Corvette Racing Corvette C6.R a 14 voltas
7. GT2 J.Melo, P.Kaffer Risi Competizione Ferrari 430 GT a 14 voltas
8. GT2 O.Gavin, O.Beretta Corvette Racing Corvette C6.R a 15 voltas
9. GT2 W.Henzler, B.Miller     Farnbacher Loles Racing Porsche 911 GT3 RSR a 15 voltas
10. GT2 J.Bergmeister, P.Long Flying Lizard Motorsports     Porsche 911 GT3 RSR a 16 voltas
11. GT2 D.Farnbacher, I.James Panoz Team PTG Panoz Esperante a 16 voltas
12. GT2 S.Neiman, J.van Overbeek Flying Lizard Motorsports Porsche 911 GT3 RSR a 16 voltas
13. GT2 J.Feingerg, C.Hall Primetime Race Group Dodge Viper Comp Coupe     a 18 voltas
14. GT2 B.Auberlen, J.Hand     BMW Rahal Letterman Racing BMW M3 E92 a 21 voltas
15. GT2 D.Robertson, D.Murry, A.Robertson Robertson Racing Doran Ford GT Mk 7 a 26 voltas
16. GT2 D.Mueller, T.Milner     BMW Rahal Letterman Racing BMW M3 E92 a 60 voltas
17. P1 T.Burgess, C.McMurry Autocon Motorsports Lola B06/10 AER a 68 voltas
18. P2 C.Dyson, G.Smith Dyson Racing Mazda Lola B09 86 a 88 voltas