ALMS: vitória de Jaime Melo e Mika Salo em Salt Lake City

Nem perda de posições no grid, decorrência da troca de pneus para a largada, impediu domínio do brasileiro e de seu parceiro Mika Salo.


Jaime Melo Júnior definiu como “um fim de semana perfeito” sua atuação na quinta etapa da American Le Mans Series. O brasileiro e seu parceiro finlandês Mika Salo levaram a Ferrari 430 GT Berlinetta da Risi Competizione à vitória entre os carros da categoria GT2 no Grande Prêmio de Utah, prova realizada na noite deste sábado (15) no circuito de 7,3 quilômetros de Salt Lake City. Foi a primeira vitória de Melo Júnior na série norte-americana.

“Desde os primeiros treinos livres, nós tivemos o carro mais competitivo da nossa categoria. Tanto é que só não ficamos com o melhor tempo no warm up, porque utilizamos o treino só para checar as mudanças nas configurações”, disse o brasileiro, que conquistou a pole de sua classe e largou da última fila em função de uma troca de pneus feita pela Risi – o regulamento da ALMS determina que os carros larguem com os pneus utilizados no treino classificatório.

“Nós tivemos um problema com aqueles pneus e a equipe concluiu que o melhor seria perder a posição no grid para largar bom pneus bons”, explicou Melo, que pilotou o carro na primeira metade da prova. Ele completou a primeira volta na sexta posição, entre os nove pilotos da GT2. Subiu para quarto na volta seguinte, ganhou mais uma posição na terceira volta. Na nona volta, subiu para a segunda posição e abriu sua caça ao então líder Patrick Long.

A aproximação empreendida pelo brasileiro denotava a superioridade da Ferrari em Salt Lake City. Sua desvantagem, de sete segundos na 11ª volta, caiu a 0s2 três voltas depois. na 15ª, assumiu a liderança que ele e Salo manteriam até a bandeirada final. Quando estacionou nos boxes para passar o comando do carro ao finlandês, na 31ª volta, Melo administrava uma vantagem de 25s4 em relação ao monegasco Mike Rockenfeller, que aparecia em segundo.

O pit stop foi o único ponto negativo da corrida, na avaliação do brasileiro. “Nós perdemos muito tempo, vamos ter que rever o procedimento de boxes para as próximas corridas”, admitiu. De fato, na volta à pista, Salo estava apenas 7s7 à frente do alemão Klaus Graf, companheiro de Rockenfeller. O finlandês valeu-se do bom rendimento do carro e só não ampliou a vantagem na 38ª volta, momento em que perdeu tempo por conta do tráfego na pista.

A oito voltas do término da prova, a bandeira amarela foi acionada. Com a intervenção do pace car, a vantagem da dupla na liderança, que já havia superado a casa dos 26 segundos, caiu para dois décimos de segundo. Dada a relargada, Salo voltou a exercer o domínio de equipe e, à bandeirada final, estava 11s264 à frente do alemão Jorg Bergmeister, parceiro dos norte-americanos Long e Michael Petersen. Eles levaram um Porsche à segunda posição.

A vitória na classificação geral da corrida foi do monegasco Frank Biela e do italiano Emanuelle Pirro, com o Audi R10 a diesel da Audi Sport North America. Eles também venceram na categoria P1. O monegasco Lucas Luhr e o belga Sascha Maassen, com um Porsche, obtiveram o segundo lugar na geral e a vitória na classe P2. Na GT1, a vitória foi do checo Tomas Enge e do inglês Darren Turner, com um Aston Martin. Na geral, eles ficaram em sétimo.

A temporada da American Le Mans Series terá seqüência no próximo domingo (23), com a sexta etapa em Portland, no Oregon.

O resultado a prova deste sábado em Salt Lake City, consideradas entre parênteses as posições de largada de cada piloto, foi o seguinte:

1º) (2) Frank Biela/Emanuelle Pirro (MON/ITA), 65 voltas
Audi Sport North America, Audi R10 TDI Power, categoria LM P1

2º) (3) Sascha Maassen/Lucas Luhr (BEL/MON), a 0s318
Penske Motorsports, Porsche RS Spyder, categoria LM P2

3º) (1) James Weaver/Butch Leitzinger (EUA/EUA), a 45s183
Dyson Racing Team, Lola B06/10 AER, categoria LM P1

4º) (11) Rinaldo Capello/Allan McNish (ITA/ESC), a 1min10s503
Audi Sport North America, Audi R10 TDI Power, categoria LM P1

5º) (5) Chris Dyson/Guy Smith (EUA/ING), a 1 volta
Dyson Racing Team, Lola B06/10 AER, categoria LM P1

6º) (6) Duncan Dayton/Andy Wallace (EUA/ING), a 3 voltas
Highcroft Racing, Lola EX257 AER, categoria LM P1

7º) (9) Tomas Enge/Darren Turner (CZE/ING), a 3 voltas
Aston Martin Racing, Aston Martin DBR9, categoria GT1

8º) (10) Andrea Piccini/Stephane Sarrazin (ITA/FRA), a 4 voltas
Aston Martin Racing, Aston Martin DBR9, categoria GT1

9º) (7) Clint Field/Jon Field/Liz Halliday (EUA/EUA/ING), a 4 voltas
Intersport Racing, Lola B05/40 AER, categoria LMP2

10º) (12) Ron Fellows/Johnny O’Connell (CAN/EUA), a 4 voltas
Corvette Racing, Corvette C6-R, categoria GT1

11º) (13) Oliver Gavin/Olivier Beretta (ING/MON), a 4 voltas
Corvette Racing, Corvette C6-R, categoria GT1

12º) (14) Jaime Melo Júnior/Mika Salo (BRA/FIN), a 6 voltas
Risi Competizione, Ferrari 430 GT Berlinetta, categoria GT2

13º) (16) Jorg Bergmeister/Michael Petersen/Patrick Long (ALE/EUA/EUA), a 6 voltas
Petersen White Lightning, Porsche 911 GT3 RSR, categoria GT2

14º) (17) Johannes van Overbeek/Wolf Henzler (EUA/ALE), a 6 voltas
Flying Lizard Motorsports, Porsche 911 GT3 RSR, categoria GT2

15º) (15) Mike Rockenfeller/Klaus Graf (MON/ALE), a 6 voltas
Alex Job Racing, Porsche 911 GT3 RSR, categoria GT2

16º) (4) Timo Bernhard/Romain Dumas (ALE/SUI), a 7 voltas
Penske Motorsports, Porsche RS Spyder, categoria LM P2

17º) (20) Scott Maxwell/David Brabham (CAN/ING), a 7 voltas
Multimatic Motorsports, Panoz Esperante GTLM Ford, categoria GT2

18º) (21) Bill Auberlen/Joey Hand (EUA/EUA), a 7 voltas
BMW Team PTG, BMW E46 M3, categoria GT2

19º) (18) Gunnar Jeannette/Tom Milner (EUA/EUA), a 7 voltas
Multimatic Motorsports, Panoz Esperante GTLM Ford, categoria GT2

20º) (19) Darren Law/Seth Neiman (EUA/EUA), a 8 voltas
Flying Lizard Motorsports, Porsche 911 GT3 RSR, categoria GT2

21º) (22) Justin Marks/Bryan Sellers (EUA/EUA), a 9 voltas
BMW Team PTG, BMW E46 M3, categoria GT2

22º) (8) Bryan Willmann/Mike Lewis (EUA/EUA), a 18 voltas
Autocon Motorsports, Lola EX257 AER, categoria LM P1

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