ALMS: Vitória em Sebring é a 1ª de Kanaan na ALMS

Após doze horas de prova, 358 voltas completadas, a recompensa veio em grande estilo para o baiano Tony Kanaan e seus companheiros, Dario Franchitti e Bryan Herta. O trio conquistou a primeira vitória na história da Andretti Green Racing na American Le Mans Series, na categoria LMP2, justamente na principal prova do ano, Á s 12h de Sebring.

Aliás, essa não é a única vez que Kanaan está envolvido nas grandes conquistas da equipe e da Honda. O brasileiro levou a primeira vitória na Fórmula Indy (Phoenix, 2003), assim como o primeiro tÁ­tulo (em 2004) e a primeira pole-position nas 500 Milhas de Indianápolis (2005).

“Tenho muito orgulho da minha história com a Andretti Green e com a Honda, pois sempre tentei retribuir a confiança que eles tiveram comigo desde 2003. Além de grandes temporadas, há momentos marcantes como esse em Sebring. Nós não tÁ­nhamos nenhuma experiência nessa categoria, isso sem falar na bagagem das outras grandes equipes, e mesmo assim conquistamos a vitória. Estou tão feliz como quando ganho na Indy”, explicou Kanaan, já com o troféu endereçado a sua casa em Miami.  


A Acura (linha de luxo da Honda) também sai em destaque da tradicional prova do circuito da Flórida. “Não consigo dizer apenas uma palavra o que significou essa experiência”, destacou Robert Clarke, presidente da Honda Performance Development. “Começou uma longa estrada, não só para a HPD, mas para a Acura, a equipe, os pilotos e todos que estão envolvidos nesse programa. Foi um sonho esse resultado”, concluiu. 


Para Kanaan, o triunfo em Sebring também tem um fator importante. “Com certeza essa vitória trouxe Á  equipe uma motivação extra para a abertura do campeonato da Fórmula Indy. Estamos bem empolgados e esse clima é muito bom. Só tenho que descansar um pouco, pois outras doze horas eu não agüento não (risos)”, disse o brasileiro, que inicia neste sábado (24), Á s 21h, a sua 5ª temporada na Fórmula Indy com a Andretti Green.