Automobilismo Nacional: Emoção marcou a homenagem da Renault e da CBA para os pioneiros do esporte a

Evento aconteceu na noite da última segunda-feira, no estande da Renault no Salão do Automóvel

A noite da última segunda-feira (29) foi de festa para os principais nomes da história do automobilismo brasileiro. A Renault, em parceria com a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) homenageou em seu estande no 27º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo alguns dos pioneiros e principais personagens da história do esporte a motor brasileiro.

O evento, bastante descontraído e emocionante, contou com a presença de diversos ex-pilotos. Entre eles, estavam Bird Clemente (considerado o primeiro piloto profissional do País, e que tem uma réplica de seu Willys Interlagos construída por Denisio Casarini), Jan Balder, Bob Sharp, Lian Duarte, Carol Figueiredo Chiquinho Lameirão, Ingo Hoffmann, Paulo Gomes, além do bicampeão mundial de Fórmula 1 Emerson Fittipaldi, que esteve acompanhado de seu irmão, Wilsinho Fittipaldi.

Não só pilotos e pessoas responsáveis pelas equipes foram homenageadas. Diversos jornalistas estiveram presentes ao evento, entre eles Lito Cavalcanti, Claudio Carsughi. Reginaldo Leme, comentarista da Fórmula 1 da TV Globo há 40 anos, também foi homenageado, recebendo um trofeu feito pelo artista plástico Paulo Solariz, por conta de seu trabalho com o esporte a motor. Após receber a homenagem, Leme revelou estar emocionado com a premiação: “Há 40 anos, eu ia para o Salão do Automóvel para ver estes pilotos que estão sendo homenageados hoje. Me sinto muito honrado de estar com todos estes nomes tão importantes do automobilismo brasileiro hoje”.

Ao final do evento, Emerson Fittipaldi foi homenageado pela Renault e CBA por seu pioneirismo e importância para o desenvolvimento do automobilismo brasileiro, além de receber das mãos do artista Paulo Soláriz, uma escultura do seu Lotus estilizado, em alusão aos 40 anos da conquista do bicampeonato da F1.

Após receber as honrarias, Fittipaldi pediu para que todos os homenageados da noite se reunissem no palco montado no estande da Renault para tirar uma foto, representando toda a história do automobilismo nacional. Emerson ressaltou a presença de grandes pilotos e em especial a do publicitário e também do ex-piloto Mauro Salles, considerado um dos grandes incentivadores do automobilismo brasileiro.

“A ligação da Renault com o automobilismo brasileiro é antiga. Um dos principais e lendários modelos a competir no Brasil foi a Willys Interlagos, inspirado no Renault Alpine. Por isso, um dos destaques em nosso estande é a “réplica” do Willys Interlagos número 22 pilotado por Bird Clemente, feita pelo colecionador Denisio Casarini, em homemagem a esse clássico do automobilismo nacional e que competirá, em 2013, no campeonato paulista Super Classic”, explica Carlos Henrique Ferreira, Diretor de Comunicação da Renault do Brasil.

“Foi uma noite emocionante e de grande significado para o automobilismo brasileiro, afinal, conseguimos reunir e homenagear alguns dos principais nomes da história a motor do País, entre eles Bird Clemente, Carol Figueiredo e Emerson Fittipaldi, por exemplo”, completa o executivo da Renault.

O presidente da CBA, Cleyton Pinteiro, destacou a importância do evento da Renault: “É importante que existam estas reuniões entre personalidades do automobilismo brasileiro. Nós, da Confederação Brasileira de Automobilismo nos sentimos na obrigação de homenageá-los e ficamos felizes por contar com o apoio da Renault, que possui, em sua história, uma forte ligação com o automobilismo brasileiro”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *