Superstars International Series: Johan Kristoffersson é o Campeão de 2012

O sueco Johan Kristoffersson (AUDI Sport KMS AUDI RS5) sagrou-se no domingo (28/10), Campeão da temporada 2012 do Superstars International Series, após a disputa da última etapa do ano, em Pergusa, na Itália.

A decisão do campeonato aconteceu na última prova do ano. Kristoffersson tinha como rival na disputa pela taça o italiano e ex-piloto de F-1, Vitantonio Liuzzi (CAAL Racing Mercedes Off.Team Mercedes AMG C63). Logo no começo da prova, o sueco se envolveu em um acidente com o italiano Nico Caldarola (Roma Racing Team Mercedes AMG C63 Coupe) abandonando. Com isso, Liuzzi só precisava de um quinto lugar para ser campeão.

Contudo Liuzzi acabou se envolvendo em um acidente com o compatriota Andrea Larini (Romeo Ferraris Mercedes AMG C63), perdendo muitas posições. No final o ex-piloto da Force India terminou em 9º, com Kristoffersson ficando com o titulo com quatro pontos de vantagem, 185 a 181.        

As duas provas finais foram vencidas pelo colombiano Raffaele Giamaria (Romeo Ferraris Mercedes AMG C63), que estreou na categoria nesta etapa.

O brasileiro Christian Fittipaldi (Swiss Team Maserati Quattroporte) abandonou a primeira prova e foi 5º na segunda.

Kristoffersson também ficou com o título do Campeonato italiano e de “Rookie of the Year”.

O italiano Thomas Biagi (Dinamic BMW M3 E92) foi o 3º no campeonato, com 161 pontos, seguido pelo compatriota Gianni Morbidelli (AUDI Sport ItaliaAUDI RS5). Fittipaldi, com 30 pontos, foi o 19º.

Foram oito provas na temporada, em sistema de rodada dupla: Monza (Itália), Ímola (Itália), Donington (Inglaterra), Mugello (Itália), Hungaroring (Hungria), Spa-Francorchamps (Bélgica), Vallelunga (Itália) e Pergusa (Itália).

Campeonato, final:

1.  Johan Kristoffersson AUDI 185
2.  Vitantonio Liuzzi MERCEDES 181    
3.  Thomas Biagi BMW 161    
4.  Gianni Morbidelli AUDI 128
5.  Francesco Sini CHEVROLET 92    
6.  Andrea Larini MERCEDES 89    
7.  Stefano Gabellini BMW 75    
8.  Thomas Schoffler AUDI 71    
9.  Max Pigoli JAGUAR 60    
10.  Raffaele Giammaria MERCEDES 45
19.  Christian Fittipaldi MASERATI 30

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *