Campeonato Brasileiro de Endurance: Santa Cruz do Sul terá prova decisiva

A prova “Três Horas de Santa Cruz do Sul” poderá determinar os primeiros campeões da temporada 2008 do endurance nacional.

A cidade gaúcha de Santa Cruz do Sul será palco, neste final de semana, da quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Endurance. Já na sexta-feira, dia 26 de setembro, o Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul estará recebendo os primeiros treinos livres e a prova, com duração de três horas, terá a largada no domingo, 28, às 13h00. O certame é promovido pela Interlagos Eventos e supervisionado pela Confederação Brasileira de Automobilismo. A etapa tem o apoio da Federação Gaúcha de Automobilismo.
Antes mesmo da chegada das equipes ao autódromo, já estão inscritos 50 pilotos divididos em 23 carros tais como Dodge Viper, Maserati Trofeo, BMW M3, Chevrolet Vectra 2.0 oficial de fábrica, além dos potentes protótipos nacionais Mitsubishi, Tornado, MCR, Predador, Horus, Spyder Race, entre outros.
Segundo o promotor Antônio de Souza Filho, a prova reúne elementos para ser uma das melhores do calendário. “Se você analisar que alguns dos carros de endurance mais potentes do Brasil estarão participando e o clima de decisão do evento, pelo fato de o campeonato estar se aproximando de seu final, é muito grande a perspectiva de uma grande prova e com grid cheio”, avaliou De Souza, que projeta um crescimento significativo no número de inscritos durante a semana. “Não me surpreenderei se tivermos 40 carros no grid”.
Outro fator que justifica o entusiasmo do promotor com a prova é justamente a cidade de Santa Cruz do Sul. “Eu tenho uma paixão especial por esta cidade e seu povo. O automobilismo é um esporte que tem apaixonados por todo o Brasil e, com certeza, somos bem recebidos em todos os lugares. Mas em Santa Cruz do Sul a coisa é diferente. Apesar do frio que a gente enfrenta em algumas épocas do ano, o calor humano e o entusiasmo dos membros da prefeitura, da equipe do autódromo, dos responsáveis pelo comércio local, o apoio da imprensa e a energia dos fãs fazem com que eu e minha equipe nos sintamos em casa fazendo provas em Santa Cruz do Sul e contagiados por essa recepção maravilhosa”, destacou Antonio de Souza Filho.


Clima de decisão


Duas categorias, em particular, poderão conhecer os campeões de 2008 já em solo gaúcho. Depois de vencer as três primeiras provas da categoria II, o ex-campeão brasileiro de Stock Car Fábio Sotto Mayor poderá somar mais um título nacional ao seu vasto currículo se repetir a dose com o BMW M3 da equipe Eurobike ou mesmo diante de uma combinação favorável de resultados. O mesmo pode ser dito em relação aos irmãos Fernando e Edemar Stédile (Protótipo Spyder Race), que venceram todas as provas da classe III até aqui, apesar da forte oposição do Protótipo Predador, dos paranaenses Jair e Duda Bana, vice-líderes.
Na categoria I a disputa é a mais apertada do campeonato, com quatro pontos dividindo os líderes César Bonilha e Márcio Lima, com Protótipo Spyder Race, Eduardo de Souza Ramos e Leandro de Almeida, com Protótipo Mitsubishi. No grupo IV, Algacir Sermann Filho e Augusto Baldo Neto seguem na ponta.


Entenda o Brasileiro de Endurance


O Brasileiro de Endurance é dividido em quatro categorias e os concorrentes recebem pontuação, por categoria, para efeito de contagem de pontos para o campeonato, desde que seja cumprido um percentual mínimo de 75% das voltas do vencedor da respectiva classe. Não ha descartes de resultados.


Pontuação – 1º – 20 pontos; 2º – 15; 3º – 12; 4º – 10; 5º – 08; 6º – 06; 7º – 04; 8º – 03; 9º – 02; 10º – 01 ponto.


Categorias
Categoria I
Sport Protótipo FIA até 2000 cc, Veículos Categoria E1 FIA, Sport Protótipo Nacional equipado com turbo compressor, GT/NGT FIA, Veículos de Turismo acima de 2000 cc equipados com turbo Compressor
Categoria II
Turismo Especial Força Livre Acima de 2001 cc, Pick-Ups de Competição Acima de 2001 cc, Veículos de Turismo até 2000 cc equipados com turbo compressor
Categoria III
Sport Protótipo Nacional Até 2000 Cc, Gran Turismo Até 2000 Cc
Categoria IV
Veículos de Turismo Força Livre até 2000 cc, Pick Up de competição até 2000 cc


Três Horas de Santa Cruz do Sul: Programação Oficial


Sexta-feira, 26 de setembro de 2008
09h50 – 10h50 Primeira sessão de treinos livres
12h50 – 13h50 Segunda sessão de treinos livres
15h10 – 16h10 Terceira sessão de treinos livres
Sábado, 27 de setembro de 2008
09h00 – 10h00 Quarta sessão de treinos livres
11h10 – 12h10 Quinta sessão de treinos livres
14h00 – 14h30 Classificação das categorias I e III
14h45 – 15h15 Classificação das categorias II e IV
Domingo, 28 de setembro de 2008
10h00 – 10h20 Warm Up  
13h00 Largada da prova Três Horas de Londrina 
16h00 Chegada  
16h10 Pódio   


Foto:Vinícius Nunes/www.jvphotoracing.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *