ChampCar: Veja o novo carro da categoria para 2007

Foram cinco anos de bons e leais serviços e a reputação de um chassi quase indestrutÁ­vel, capaz de resistir Á s exigências de circuitos de rua ondulados, autódromos velocÁ­ssimos e ovais. Com o encerramento da temporada 2006, chegará ao fim um ciclo na história da F-Mundial. O Lola atualmente usado pela categoria dará lugar a um modelo de nova geração, com evoluções na aerodinâmica e a preocupação de manter a mesma resistência e desempenho superior ao antecessor, tudo a um custo acessÁ­vel, para atender Á  filosofia do campeonato. Uma festa no fim de semana do GP de San Jose marcou a apresentação do Panoz DP 01, que ganha as pistas na temporada de 2007.

O DP 01 é fruto do trabalho da Elan Motorsports Technology, empresa pertencente a Don Panoz, cujos carros GT são destaques nas principais provas da categoria. O carro nasce com a experiência de uma equipe responsável por modelos como o protótipo LMP-1, conhecido como “Batmóvel” e o chassi Panoz/G-Force usado na IRL. As linhas do novo chassi são fruto de um intenso trabalho em túnel de vento (1.073 horas), que, de acordo com o time de projetistas comandado por Simon Marshall, não apenas melhorou o fluxo de ar, como também deve anular o efeito da turbulência provocada pelo carro que vai Á  frente, permitindo a aproximação e favorecendo as ultrapassagens.

Apenas o coração do DP 01 permanecerá pouco alterado – o motor Ford Cosworth V8/Turbo XFE, com 750 cavalos de potência e uma confiabilidade mais do que comprovada. Para o mineiro Bruno Junqueira (Banco Rural/Telemont/Grupo A &C), a primeira impressão é mais do que positiva. Especialmente com a pintura escolhida pela Champ Car para a apresentação, feita pela Troy Lee Designs, a mesma empresa responsável pela pintura do capacete do piloto da Newman-Haas. Agora, a expectativa é pela chance de comprovar a evolução na prática, acelerando.

“Toda a apresentação foi feita com muita sofisticação, num grande evento, com mais de mil pessoas presentes, e realmente causou sensação. O carro tem uma aparência sexy, agressiva, e a pintura com que foi apresentado, feita pelo Troy Lee Designs, os mesmos que pintam meu capacete, certamente impressionou. Agora, para termos opiniões técnicas reais sobre o carro só mesmo depois dele ser testado. Mas acima de tudo nesse momento, espero que a apresentação desse novo “futuro”, como eles estão chamando, tenha um impacto positivo sobre a categoria e possa atrair novos patrocinadores, equipes, pilotos, media, corridas”, destaca Bruno.

E os bons sinais do que deve ser a Fórmula Mundial 2007 já começam a se fazer sentir. Na mesma ocasião, a Gelles Racing, equipe da Fórmula Atlantic, confirmou que competirá na categoria a partir da próxima temporada. Outra equipe da Atlantic, a Polestar, também estuda o salto, assim como o empresário australiano Paul Stoddart, ex-proprietário da Minardi, que cogita retornar ao automobilismo com um time na categoria norte-americana.

PANOZ DP01
Peso mÁ­nimo: 663 quilogramas (1.460 libras)
Material: fibra de carbono e kevlar
Motor: Ford Cosworth XFE Turbo/V8
Potência: 750 HP
CombustÁ­vel: metanol
Capacidade do tanque: 35 galões (132 litros)
Velocidade máxima (estimada): 386 km/h
Preço: US$ 295 mil