Copa Vicar: Campeonato tem sétima etapa em Curitiba

O paulista Fábio Carreira lidera a divisão de acesso da Copa Nextel Stock Car.

Além da nona etapa da Copa Nextel Stock Car, o Autódromo Internacional de Curitiba também será palco de outras importantes disputas neste final de semana. Uma delas é a sétima e antepenúltima prova da Copa Vicar, divisão de acesso da Stock Car, marcada para o domingo, dia 21 de setembro. O paulista Fábio Carreira, da RCM Motorsports (Mitsubishi), é o lÁ­der isolado do campeonato, com 105 pontos (ainda sem os dois descartes), seguido pelo paranaense Diogo Pachenki, da Pachenki Motorsport (Mitsubishi), com 63, e o catarinense Afonso Bastos, da F&F Racing (Peugeot), com 55. Além da briga pelo tÁ­tulo, também estará em jogo a disputa entre as equipes, já que as duas mais bem colocadas serão promovidas Á  divisão principal em 2009.


A programação oficial começará no dia 19, sexta-feira, com os treinos livres no traçado misto do Autódromo Internacional de Curitiba, marcados para as 07h55 (Grupo 1) e 08h45 (Grupo 2) 13h30, e 13h30 (máximo de 20 voltas). No sábado, a sessão classificatória que definirá as posições no grid de domingo está marcada para as 9h55, com duração de 60 minutos e máximo de 20 voltas para cada piloto. A largada está marcada para as 12h45, com um total de 40 minutos de prova.


A etapa de Curitiba pode garantir o tÁ­tulo antecipado da Copa Vicar para Fábio Carreira. “Este é o momento de fazer as contas e buscar o tÁ­tulo por antecipação, nosso maior objetivo”, destacou o paulista, que tem uma vantagem de 42 pontos em relação ao segundo colocado, Diogo Pachenki (105 a 63). Como o regulamento prevê o descarte dos dois piores resultados, Fábio ficaria com 95 pontos, contra 55 de Pachenki, seguido por Beto Giorgi (também da RCM Motorsport) e Lico Kaesemodel, ambos com 48.


Sobre qual será a estratégia, o piloto disse o momento é importante, mas não pode haver precipitação. “Vamos fazer uma prova com a cabeça e a calculadora na mão e, se tudo der certo no domingo, já teremos a definição do tÁ­tulo. Temos muito trabalho pela frente e um adversário que não é fácil, mas estamos apresentando um ótimo resultado até agora e espero que isso não mude”, definiu o piloto.


A classificação do campeonato, após seis etapas, é a seguinte: 1) Fábio Carreira (SP), 105 pontos; 2) Diogo Pachenki (PR), 63; 3) Afonso Bastos (SP), 55; 4) Paulo Salustiano (SP), 51; 5) Lico Kaesemodel (PR), 49; 6) Beto Giorgi (SP), 48; 7) Luis Carreira Jr. (SP), 44; 8) Rafael Daniel (SP), 40; 9) André Nicastro (RJ), 39; 10) Julyano Silveira (RN), 38.