Copa Vicar: categoria se despede do automobilismo nacional em Interlagos

Após 17 temporadas como divisão de acesso da Copa Nextel, campeonato se fundirá com a Pick-up Racing para 2010.

A etapa de encerramento da Copa Nextel Stock Car neste fim de semana em Interlagos marca a despedida da que foi sua principal categoria de acesso durante 17 temporadas, a Stock Light.

Criada em 1993, o campeonato sempre utilizava carros uma geração abaixo do torneio principal, e já teve em seu grid modelos como os Chevrolet Opala, Ômega, Astra e Vectra, além do Mitsubishi Lancer. Desde 2007, corre sob o nome de Copa Vicar – uma alusão ao nome da empresa que organiza a Stock Car.

Em sua lista de campeões, alguns nomes de respeito dentro e fora das pistas. O primeiro deles foi, justamente, a pessoa que hoje faz na Stock Car função similar à de Bernie Ecclestone na F-1: Carlos Col, em parceria com George Lemonias. Outros nomes de peso também se credenciaram com títulos na divisão de base: Nonô Figueiredo, Cacá Bueno, Thiago Marques, Renato Jader, Marcos Gomes, Norberto Gresse e Fábio Carreira, entre outros.

“Vamos trabalhar no acerto do carro, pois a grande diferença da corrida daqui, que aconteceu em julho, será a temperatura, por isso temos que tomar cuidado com esse detalhe. Acredito que seremos competitivos e, realmente, seria ideal fechar o ano com uma vitória”, afirma Gustavo Sondermann (Banco Sofisa/Colonial Racing/CHT), da Gramacho Costa (Tozan), um dos principais pilotos da categoria nos últimos anos. Presente desde 2005, o paulista acumula duas vitórias, cinco poles e 279,5 pontos.

A última etapa da história Copa Vicar tem tudo para ser histórica: nada menos que três pilotos disputam o título: Rafael Daniel, Julio Campos e Felipe Lapenna, separados por 14 pontos. Mas existe muita gente de olho não só em carimbar a faixa de campeão, como também em ser o vencedor da última corrida de todos os tempos.

“Teremos uma grande festa com nossos patrocinadores em São Paulo, e pretendo estar na luta por um bom resultado para encerrar o ano com chave de ouro”, analisou Rodrigo Navarro (Grupo Qualicorp). “Acho que concentrar as duas categorias vai tornar o grid ainda mais forte”, completou Alexandre Gramacho, que continuará no novo campeonato resultante da fusão das duas categorias no próximo ano.

A nona e última etapa da Copa Vicar está marcada para as 14h30 (horário brasileiro de verão), com transmissão ao vivo do Speed Channel e da Race TV (www.racetv.com.br). A cronometragem oficial pode ser acompanhada por meio do site Cronomap (www.cronomap.com.br).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *