Copa Vicar: Justino faz corrida brilhante em Interlagos

Após obter 3º lugar no treino classificatório, piloto da Hot Car Racing sofreu punição e largou na última fila, em Interlagos.

Não foi a prova que Wellington Justino esperava. Após obter o terceiro melhor tempo no treino classificatório realizado no último sábado, o piloto goiano sofreu uma penalização da organização da Stock Car, após ser constatado um problema no combustível de seu Chevrolet, como punição, o piloto da Hot Car Racing largou na última fila. Ainda assim, Justino completou a corrida, e já mira a próxima temporada.

Obstinado, Justino largou da 31ª posição decidido a recuperar o prejuízo, e logo na terceira volta já ocupava a 19º posição na corrida, e após mais três voltas, mais cinco adversários ficaram para trás, e o piloto goiano era o 14º, quando entrou na zona de pontuação da prova. Tendo por fim cruzado a linha de chegada na 11º posição. “Logo no início consegui me posicionar bem e o carro estava excelente. Com isso conquistei posições importantíssimas, consegui pular para o pelotão da frente. Mas meu carro começou a apresentar um problema na roda dianteira direita que bloqueava nas curvas para a direita. A partir daí, fui forçado apenas a manter a posição e contar com os erros e quebras dos adversários”, contou o piloto.

“Posso dizer que o campeonato foi positivo”, ressalta Justino. “As quebras, acidentes e a falta de sorte foram fatores que interferiram no resultado final. Mas, estava competitivo, tínhamos equipamento e equipe para estar entre os primeiros na temporada, se não fosse isso, estaríamos brigando pelo título. A confiança na equipe só aumentou ao longo das etapas e por essa razão já renovamos para 2010. A partir de hoje começa a minha preparação e da equipe para a disputa do título do ano que vem”, finalizou o Wellington.

Penalização

A CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) coletou amostra do combustível do carro do piloto Wellington Justino (carro 26) durante a vistoria técnica realizada no sábado (05), após o treino classificatório da Copa Vicar. Justino largaria em terceiro e por regulamento os três primeiros carros e mais dois carros convidados passam por inspeção. O produto recolhido foi encaminhado para o laboratório do posto montado no autódromo de Interlagos, e em seguida levado para o laboratório onde é feita a analisada, checagem do padrão, para ver se não houve adulteração. Caso seja constatado alguma algo errado, a CBA chama a equipe para discutir o ocorrido. Neste caso, a Hot Car Racing foi comunicada com a penalização, conforme regulamento da categoria e assim, teve que largar na última posição do grid na 9ª etapa.

A equipe e o piloto ficaram surpresos com a determinação. “Não pudemos recorrer, o regulamento é claro, qualquer corpo estranho ao combustível é penalizado, mesmo sendo água. O que ocorreu foi que o respiro do tanque de combustível estava mal alocado. A mangueira estava atrás do pneu e durante os treinos com chuva com o giro do pneu pode ter infiltrado água para dentro do tanque. O problema foi solucionado com a troca do local de posicionamento da mangueira para a corrida”, explicou o chefe de equipe Amadeu Rodrigues.

Com a penalização Wellington Justino passou para a última posição no grid. “Lamentamos muito o ocorrido e a perda da posição. Continuamos o trabalho com o mesmo profissionalismo de sempre”, concluiu Amadeu.

PRÓXIMA TEMPORADA

Para 2010 a Stock Car promete uma grande novidade com a junção das duas categorias de acesso à principal: Copa Vicar e Pick-up Racing. Segundo a organização a primeira etapa do calendário 2009 da Copa Nextel será em 28 de março, e como já é tradição, tendo sua prova de abertura disputada no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Sendo que o calendário da Copa Vicar/Pick-up Racing ainda não foi definido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *