Copa Vicar: Para Lapenna, treino de classificação pode virar loteria

Piloto paulista chegou a ocupar a vice-liderança na segunda sessão desta quinta-feira. Primeiro dia de testes foi marcado pela instabilidade do clima.

O treino de classificação para a quarta etapa da Copa Vicar Stock Car, que será realizado nesta sexta-feira (20) no Autódromo de Santa Cruz do Sul (RS), pode virar loteria. A opinião é do paulista Felipe Lapenna (WebMotors), um dos destaques das duas primeiras sessões de treinos livres realizadas hoje (sexta) no circuito.

Lapenna, que foi o dono do segundo melhor tempo da pista durante parte do treino desta tarde, apontou o clima instável do fim de semana como a variável que pode decidir o grid de largada para a corrida deste sábado. Isso porque, a julgar pelo resultado dos testes de hoje, ter o melhor carro ou pegar rapidamente a mão da pista não foram suficientes para fechar o dia bem colocado.

“A pista variou muito durante os treinos da Copa Vicar, algo que não aconteceu nas sessões da Nextel”, lembrou Lapenna. “No começo do dia um dos grupos pegou pista molhada, enquanto o outro pode acertar o carro para pista seca. No segundo treino, tivemos pista molhada e úmida. O traçado foi melhorando a cada volta e isso tornou a sessão uma loteria”, acrescentou.

O mesmo, na opinião do piloto, pode ocorrer amanhã. Lapenna, que chegou a ocupar a vice-liderança na segunda sessão desta quinta-feira, fechou a sessão em 12º – caindo dez posições na parte final, quando a pista melhorou e ele não teve chance de aproveitar bem os pneus slick.

“Para esta sexta-feira teremos que esperar o início do treino classificatório para fazer qualquer prognóstico, já que tudo vai depender do clima”, revelou Lapenna. “Não teremos nenhum treino livre antes da tomada, e como o acerto do carro ficou bastante comprometido hoje por causa do clima, poderemos ir para a tomada de tempos no escuro, dependendo das condições da pista”, opinou.

O piloto paulista, Campeão Brasileiro de Fórmula Renault e recordista de vitórias na categoria, esteve na corrida de inauguração do Autódromo de Santa Cruz do Sul, realizada em 2005. Na ocasião, ele fez extraordinária corrida de recuperação, largando em último e chegando em quinto, e foi o autor da melhor volta da prova.

“Tenho boas recordações dessa pista, mas não corria aqui desde a inauguração”, relembrou o piloto. “É bem diferente percorrer esse traçado em um fórmula e em um carro de turismo, mas estou me acostumando bem”, encerrou Lapenna, que espera largar nas três primeiras filas na prova deste sábado.

A largada para a quarta etapa da Copa Vicar Stock Car será às 12h45.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *