Stock: Valdeno Brito vence a Sky Corrida do 1 Milhão de Dólares

O piloto paraibano assumiu a ponta após a quebra de Cacá Bueno e vai dividir o prêmio com a equipe.

Valdeno Brito é novo milionário do Brasil. O paraibano da equipe Medley/A.Mattheis (Chevrolet) venceu a Sky Corrida do 1 Milhão de Dólares, disputa válida pela sétima etapa da Copa Nextel Stock Car. Neste domingo, no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, ele completou as 47 voltas com o tempo de 1h09min22, levando para casa a premiação inédita na categoria de 1 milhão de dólares. Luciano Burti, da Sky Racing (Peugeot), ficou com o segundo lugar, 1h09min31; em quanto Marcos Gomes, da Medley/A.Mattheis (Chevrolet) chegou em terceiro, 1h09min36seg, e assumiu a liderança da competição.


A principal categoria do automobilismo nacional volta à pista no dia 13 de setembro, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina (PR), que vai definir os integrantes do Playoff que continuarão na briga pelo título de 2008.


Em sua 30ª temporada, a Stock Car viveu, neste domingo, em Jacarepaguá, a maior corrida de sua história. A premiação de 1 milhão de dólares colocou a competição em um novo patamar, o mesmo das grandes competições internacionais. Nem mesmo a chuva impediu que 43 mil pessoas (foram vendidos mais de 45 mil ingressos) fossem ao autódromo para presenciar o feito histórico no automobilismo brasileiro. Na pista, os 34 pilotos deram um show de habilidade, proporcionando momentos de muita emoção.


O fato triste ficou por conta da explosão, pouco antes da largada, de um cilindro de ar comprimido no box da Sky Racing, que ocasionou ferimentos e fraturas em quatro pessoas. Todas foram prontamente atendidas, encaminhadas aos hospitais da região e não correm risco de morte.


Largando na terceira posição do grid, Valdeno viveu momentos distintos na prova. Depois de começar bem seu carro perdeu rendimento com o pneus de chuva escolhidos, fazendo com que Cacá Bueno e Allam Khodair abrissem vantagem. Após as quatro paradas, entretanto, ele se viu na segunda colocação faltando seis voltas, atrás da Cacá Bueno, que vinha fazendo uma excelente prova. Quando tudo parecia definido em favor do carioca, uma pane elétrica tirou a chance de vitória de Cacá. Valdeno assumiu a ponta e, com todo o cuidado, conduziu seu stock car para a primeira vitória na categoria e o topo do pódio na Sky Corrida do 1 Milhão de Dólares.


“Foi a corrida mais importante da Stock Car e conseguir vencer é muito importante. Mais do que a grana, pois o valor será dividido com a equipe. Também foi especial porque é minha primeira vitória e me colocou, matematicamente, dentro do Playoff”, explicou o paraibano. Valdeno já sabe o que fará com a parte do prêmio que receberá. “Comprei uma casa e tenho 30 prestações altas para quitar. Vou conversar com a imobiliária para tentar liquidar a dívida” declarou o piloto, que ainda não sabe se ficará na equipe em 2009. “Tudo depende dos patrocinadores e do Andréas (chefe da equipe). Se depender de mim eu fico”, finalizou o vencedor.


Luciano Burti começou a coletiva em tom de brincadeira, destacando o fato de ser o primeiro perdedor da prova. “Foi difícil começar a prova com o pensamento voltado para os mecânicos da equipe envolvidos no acidente.Afinal, a gente convive no dia a dia e, no que diz respeito à prova, eram pessoas que estavam treinadas para as paradas. Mas o importante foi ter voltado a briga por uma vaga na fase seguinte e vamos animados para a etapa de Londrina para ratificar isso”, destacou.


Marcos Gomes não levou o milhão de dólares, mas deixou o Rio de Janeiro com o novo líder da categoria. Foi seu sexto pódio, o que lhe garante 126 pontos na classificação. “Isso é legal e nosso pensamento é chegar ao Playoff em primeiro. Foi um grande final de semana e espero repetir isso em Londrina”, afirmou o paulista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *