Especial F1 Historic: Saiba como foi a abertura da temporada em Spa-Francorchamps

Joachim Folch vence na abertura da temporada em Spa-Francorchamps.

O espanhol Joaquim Folch, num Brabham BT49C da Kumschick Racing, venceu no domingo (26/04), o GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps, primeira etapa da Historic Formula One, o Campeonato Mundial de Carros Históricos de F-1. O inglês Andy Meyrick, num Arrows A5/1 da AMR Racing, chegou em 2º, com o compatriota Bobby Verdon-Roe, num McLaren M26-5 da Scuderia BVR, completando o pódio.

Um total de 26 carros se inscreveu para a prova, contudo alguns carros, como o reconstruído Fittipaldi de Jean-Michel Marti se retiraram antes do começo dos treinos, devido a problemas mecânicos que não conseguiram ser resolvidos a tempo. Marti garantiu a organização que irá disputar o restante da temporada.

Os carros são divididos em quatro classes:
A – Carros de F-1 construídos e que correram antes de 31/12/1971
B – Carros de F-1 construídos depois de 1971 e sem efeito solo
C – Carros de F-1 construídos depois de 1971, e com efeito solo
D – Carros de F-1 construídos depois de 1971, com o fundo plano.
O campeonato de pilotos é dividido nas quatro classes e no geral.

Desde que a prova conte com três ou mais carros de cada classe, a pontuação segue o padrão que prevaleceu entre 1961 e 1990, ou seja: 9 pontos para o 1º colocado, 6 pontos para o 2º, 4 pontos para o 3º, 3 pontos para o 4º , 2 pontos para o 5º e 1 ponto para o 6º. A volta mais rápida na prova, em cada classe, vale um ponto extra.

No sábado (25/04), foram disputados dois treinos classificatórios, com Folch, cujo seu Brabham BT49C pertence à classe C, conquistando a pole-position com o tempo de 2m11s970. Andy Meyrick completou a primeira fila. A segunda fila teve o inglês Rowland Kinch, num Arrows A4-2 da G-Cat Racing, seguido também inglês Steve Hartley, num Arrows A6-4 da Mirage.

Vice-Campeão de 2008, o brasileiro Abba Kogan, nascido na China e criado no Japão, um dos pilotos mais antigos da categoria e membro do Comitê dos pilotos do HFO, alinhou seu Arrows A3/4 da Zul Racing, na 8ª posição. O campeão de 2008, o italiano Mauro Pane não disputou a etapa.

Andy Meyrick assumiu a liderança na largada, seguido por Rowland e Folch. Peter Meyrick, pai de Andy, num March 761 da AMR, foi para cima de Hartley, que não viu a aproximação do March. A batida foi inevitável, com Hartley, que é bi-campeão da categoria (em 2006 e 2007), abandonando e Meyrick sofrendo apenas um leve dano em seu carro.

Pouco depois Folch passou Rowland, começando a pressionar Meyrick pela liderança da prova. Os dois trocaram de posição algumas vezes, com o espanhol assumindo a primeira posição, em definitivo na 5ª volta.

Na volta seguinte Rowland teve problemas no Arrows, abandonando. Verdon-Roe passou para a 3ª posição.

Folch venceu com 13s289 de vantagem sobre Meyrick. Verdon-Roe foi 3º. Peter Meyrick chegou em 4º, seguido pelo inglês Peter Dunn, num March 761/4 da Dunn Racing. Kogan completou os seis primeiros.

Folch venceu na classe C, Verdon-Roe na B e o inglês Terry Sayles, num Osella FA1-D da JRT Belgium, na classe D. Não houve competidores na classe A.

No geral Folch e Verdon-Roe dividem a liderança, com 10 pontos. Sayles é o 3º com nove. Kogan é o 7º, com quatro pontos.

A segunda etapa acontece entre os dias 05 e 07 de junho em Monza, na Itália. O Brasil recebe a quarta etapa, em sistema de rodada dupla, em Interlagos, entre 15 e 16 de agosto.

Final:

1 Folch, Joaquin  ESP  Brabham BT49C C Kumschick Racing 10 voltas em 22:36.132      
2 Meyrick, Andy GBR Arrows A5/1 C AMR Racing a 0:13.289
3 Verdon-Roe, Bobby GBR McLaren M26-5 B Scuderia BVR a 0:38.925
4 Meyrick, Peter GBR March 761 B AMR a 0:59.670     
5 Dunn, Peter GBR March 761/4 B Dunn Racing a 1:00.482
6 Kogan, Abba BRA Arrows A3/4 C Zul Racing a 1:00.803     
7 Eyre, Richard GBR Williams FW08/3 C RJM Motorsport a 1:01.144     
8 Gallego, Rodrigo POR March 761 B MEC Auto a 1:15.137
9 D’Ansembourg, Christophe BEL McLaren M26-4 B MEC Auto a 1:18.250
10 Bindels, Nico LUX Lotus 87-3 C Martin Stretton Racing a 1:23.265
11 Wuensch, Peter DIN Wolf WR1-2 B Hall & Hall a 1:50.177     
12 Smith, Tony GBR Williams FW06 B GF Racing a 1 volta
13 Sayles, Terry GBR Osella FA1-D D JRT Belgium a 1 volta
14 D’Aubreby, Patrick FRA Tyrrell 012-6 D Ecurie Griffiths a 2 Laps     
15 Quaggia, Luciano ITA Theodore TR1 B F1 Storiche a 2 voltas

Abandonos:

Abbott, David GBR Ensign N180 C Mirage 7 voltas
Kinch, Rowland GBR Arrows A4-2 C G-Cat Racing 6 voltas
Collins, Dan GBR Lotus 91/10 C Classic Team Lotus 4 voltas
Rosina, Stefano ITA March 741-2 B F1 Storiche 4 voltas

Não classificado:
Hartley, Steve GBR Arrows A6-4 D Mirage 0 volta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *