EUA dizem a chefes de montadoras alemãs que poderiam suspender ameaça tarifária

O embaixador dos Estados Unidos na Alemanha disse a chefes de montadoras alemãs que o presidente norte-americano, Donald Trump, pode abandonar as ameaças de impor tarifas sobre veículos importados da União Europeia em troca de concessões, disse uma fonte da indústria nesta quinta-feira.

O jornal alemão Handelsblatt informou que o embaixador Richard Grenell disse a executivos da Daimler , Volkswagen e BMW na quarta-feira que Trump suspenderá as ameaças tarifárias se a UE anular os impostos sobre os carros dos EUA importados para o bloco.

No mês passado, Trump ameaçou impor uma tarifa de importação de 20 por cento em todos os veículos montados na UE, o que poderia derrubar o atual modelo de negócios da indústria de venda de carros nos Estados Unidos.

O órgão alemão de comércio automotivo VDA disse nesta quinta-feira que pediu repetidamente por comércio livre e justo nas negociações com o embaixador Richard Grenell.

“Mas está claro que as negociações estão sendo realizadas exclusivamente em um nível político”, afirmou em comunicado.

O VDA disse que sugestões sobre a remoção mútua de tarifas e outras barreiras comerciais são sinais positivos.

As políticas comerciais protecionistas de Trump, que também têm como alvo as importações chinesas, levantaram temores de uma guerra comercial plena e prolongada que ameaça prejudicar a economia mundial.

Fonte: Reuters

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *