F-3 – Streit é o nono no grid provisório em Macau

Brasileiro não usou jogo de pneus novos no 1º treino classificatório. Nesta sexta, acontece a última sessão que define o grid.

O brasileiro Roberto Streit conquistou um bom resultado nesta quinta-feira (dia 15) no primeiro dia de treinos para o tradicional GP de Macau, que será realizado neste final de semana no circuito da Guia, reunindo os melhores pilotos de F-3 de todo o mundo.


Streit foi o quarto nos treinos livres e terminou em nono no 1º classificatório, mesmo sem usar pneus novos. Nesta sexta (16), os pilotos realizam mais uma sessão livre e o segundo classificatório, que definirá o grid de largada da etapa de sábado (17). O grid de domingo (18) será formado a partir da posição de chegada dos pilotos na prova de sábado.


O mais veloz nesta quinta-feira foi o estoniano Marko Asmer, campeão da F-3 Inglesa, que virou em 2min13s122. O atual campeão da F3 Européia, Romain Grosjean, terminou em segundo (2min13s329).


“Me adaptei rápido à pista e desde o início da sessão livre estive em primeiro. No final, a pista começou a melhorar, mas tive de parar antes nos boxes, por causa de um problema com os freios. Terminei o treino em quarto, mas o carro saía um pouco de traseira nas entradas de curva. Mesmo com esse probleminha estávamos competitivos”, explicou Streit, que corre pela equipe italiana Prema Powerteam, mesmo time que defendeu no GP de Macau de 2006.


Na classificação, o brasileiro decidiu não usar pneus novos. Por regulamento, cada piloto tem direito a três jogos de pneus (mais dois pneus de reserva) para usar durante todo o final de semana.


Com pneus usados, ele estava entre os mais rápidos. “Enquanto todos treinavam com pneus usados, estávamos em segundo. Depois, quando todos colocaram pneus novos, caí para nono, sendo o segundo entre os que andaram com pneus usados. O carro não saía mais de traseira, mas começamos a ter um pouco de problema com a frente, que tendia a sair nas curvas de média e de alta velocidade”, contou o brasileiro.


“Para amanhã, temos mais uma sessão livre de 30 minutos para testar os últimos ajustes para a classificação, quando provavelmente vou usar dois jogos de pneus novos”, completou Streit, atual vice-campeão da F-3 Japonesa.


O paulista Bruno Senna também disputa a prova e terminou em 20º no grid provisório.


Os melhores no 1º Treino Classificatório em Macau:


1. Marko Asmer 2min13s122
2. Romain Grosjean 2min13s329
3. Yelmer Buurman 2min13s405
4. Sebastien Buemi 2min13s436
5. Esteban Guerrieri 2min13s733
6. Kodai Tsukakoshi 2min13s888
7. Kamui Kobayashi 2min13s925
8. James Jakes 2min14s106
9. Roberto Streit 2min14s128
10. Stephen Jelley 2min14s142

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *