Kart: Thomaz Fae e Marcelo Cascão vencem na segunda etapa da Copa Biland

Disputa pela vitória foi acirrada na categoria Sênior. Thomaz Fae e Carlos Marcelino lideram o campeonato depois de duas etapas.

O Kartódromo de Interlagos, em São Paulo, recebeu no último dia 17 a terceira etapa do Campeonato Paulista de Kart que, por sua vez, contou com a categoria Biland na programação disputando a segunda prova da Copa Biland Motorsport 2009. E no principal campeonato regional de motores quatro tempos no país, quem comandou a etapa foram os pilotos Thomaz Fae e Marcelo Cascão – vencedores, respectivamente, das categorias Sênior e Super Sênior.

 

Líder do campeonato, o paulista Thomaz Fae abriu o dia com a pole-position da etapa em Interlagos. E durante a primeira bateria continuou mostrando força: manteve a liderança na largada e por lá ficou durante as 18 voltas da prova. Christiano Mattheis também se manteve na segunda posição, longe das disputas que aconteciam no pelotão intermediário, mas sem condições de atacar o líder. Por outro lado, a disputa pela liderança na Super Sênior era empolgante. André Martinha e Marcelo Cascão protagonizavam a principal disputa da prova – valendo o terceiro lugar no geral – que ainda teve a aproximação de Carlos Marcelino e José Luiz Santos.

 

Mas foi um toque entre Martinha e Santos que acabou definindo a primeira prova na Super Sênior. Em uma tentativa de ultrapassagem, os dois acabaram perdendo muito tempo e viram Marcelo Cascão seguir tranqüilo para a vitória.

 

A segunda bateria da Biland foi decisiva para a etapa. Com os oito primeiros colocados da prova anterior largando em posições invertidas, Thomaz Fae e Christiano Mattheis, dois dos mais rápidos na pista, tiveram de sair em oitavo e sétimo lugares. Mattheis foi quem conseguiu avançar mais rapidamente no pelotão e logo apareceu em segundo, atrás apenas de Vinícius de Souza – outro piloto do Rio de Janeiro. Mas foi só na 13ª passagem que Christiano tomou a ponta e começou a abrir vantagem. Nessa altura, Thomaz Fae já havia perdido muito tempo recuperando posições intermediárias e só ultrapassou Vinícius de Souza a duas voltas do final. Deixando a disputa com uma vitória e um segundo lugar para os dois pilotos.

 

“A segunda bateria foi muito difícil. Acabei perdendo muito tempo no pelotão intermediário. Meu kart era bem mais rápido que os outros, mas o circuito dessa etapa tinha poucos pontos de ultrapassagem. Espero que os pontos de pole-position e melhor volta me ajudem na classificação final”, comentou Thomaz Fae logo depois da corrida.

 

Na somatória das duas baterias, a pole-position e as duas melhores voltas marcadas por Thomaz Fae fizeram, de fato, a diferença. Mesmo com a vitória de Mattheis na segunda prova – cuja pontuação tem valor maior, Fae conseguiu três pontos a mais que o carioca, venceu a etapa e segue na liderança da Copa Biland Motorsport. Entre os pilotos da Super Sênior, Marcelo Cascão novamente se aproveitou dos problemas dos adversários para vencer a segunda bateria e também a etapa – ficando agora a apenas três pontos da vice-liderança. O primeiro colocado na Copa Biland Motorsport da categoria Super Sênior é Carlos Marcelino.

 

“Fiz duas corridas bastante conservadoras, sem me arriscar em disputas por posição. A meta era chegar com o máximo de pontos possível, e acabei me dando bem por causa dos problemas dos karts que estavam na minha frente”, disse Marcelo Cascão, vencedor do certame paulista da Biland no ano passado. A próxima etapa da Copa Biland Motorsport será no dia 20 de junho, novamente integrando a programação do Campeonato Paulista de Kart em Interlagos.

 

Veja abaixo os resultados da segunda etapa:

 

Biland Sênior –

1-) Thomaz Fae

2-) Christiano Mattheis

3-) Vinícius de Souza

4-) Faiçal Awada

5-) Maique Paparelli

6-) Cylmar Fontes

 

Biland Super Sênior –

1-) Marcelo Cascão

2-) Carlos Marcelino

3-) André Martinha

4-) José Luiz Santos

5-) Paulo Breim

6-) Gregório Cerveira

 

Após duas etapas disputadas, a classificação da Copa Biland Motorsport está assim:

 

Biland Sênior –

1-) Thomaz Fae, 49 pontos

2-) Maique Paparelli, 29

3-) Christiano Mattheis, 23

4-) Vinícius de Souza, 16

5-) Faiçal Awada, 11

6-) Cylmar Fortes, 4

 

Biland Super Sênior –

1-) Carlos Marcelino, 47 pontos

2-) Paulo Breim, 29

3-) Marcelo Cascão, 26

4-) Gregório Cerveira, 21

5-) André Martinha, 19

6-) Carlos Braz, 15

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *