F-3000 Masters: Razia conquista terceira vitória consecutiva na Europa

Largando na primeira fila na corrida que abriu a programação deste domingo no Estoril, piloto brasileiro foi novamente o destaque na rodada de encerramento do campeonato.

 


Três corridas, três vitórias. É com estes resultados que o baiano Luiz Razia (Razia Sports / Cia Athletica) segue construindo a estréia mais arrasadora de um piloto brasileiro em pistas européias nos últimos anos. Neste domingo (22), ele venceu a 15ª etapa da F-3000 Masters – campeonato europeu da categoria que até a criação da GP2 era considerada a porta de entrada para a Fórmula 1 –, e subiu ao alto do pódio pela terceira vez consecutiva no Autódromo do Estoril, em Portugal.


 


Ao contrário do que havia ocorrido no sábado, quando aproveitou sua experiência em pista molhada para vencer duas vezes – após largar na terceira posição e na oitava posições –, Razia ganhou a primeira corrida deste domingo com pista seca, e novamente não deu chance a seus adversários. Segundo no grid, ele logo assumiu a liderança ao ultrapassar o pole, Luca Persiani, e passou a abrir vantagem, cruzando a linha de chegada com uma diferença de 5s237 para o segundo colocado, o italiano Davide Di Benedetto.


 


Na terceira posição chegou o tcheco Jan Charouz, companheiro de equipe de Razia, que com esse resultado conquistou o título da temporada com uma prova de antecipação. Neste domingo, os pilotos da F-3000 Masters voltam à pista para a última corrida do ano, que começará com os pilotos alinhados de acordo com a ordem de chegada na prova de horas atrás, vencida pelo brasileiro. Os oito primeiros, no entanto, saem em posições invertidas, o que faz com que Razia parta no final da quarta fila. Com isso, ele precisará de uma corrida de recuperação para manter os 100% de aproveitamento em sua estréia na Europa.


 


“Com a pista seca o equilíbrio foi maior nessa primeira corrida de domingo, e tenho certeza de que a tarefa de ganhar a quarta prova na seqüência ficou bem mais complicada”, declarou Razia. “Mas tudo tem dado tão certo para mim neste fim de semana que acredito no resultado. Meu objetivo ao me inscrever para estas quatro corridas no Estoril era apenas o de adquirir experiência para o ano que vem, mas me adaptei tão rápido ao carro da F-3000 que consegui disputar vitórias. Por sorte, também peguei a pista molhada ontem, uma condição que gosto bastante, e os resultados me fizeram sonhar um pouco mais alto. Agora, quero terminar o fim de semana mantendo os 100% de aproveitamento”, declarou o brasileiro.


 


O resultado completo da 15ª etapa da F-3000 Masters, em Portugal, é o seguinte:


 


1) Luiz Razia (Charouz), 15 voltas em 31min14s749
2) Davide Di Benedetto (ProMotorsport), a 5s237
3) Jan Charouz (Charouz), a 6s208
4) Dominik Schraml (ADM), a 7s000
5) Emilio De Villota (JR), a 9s531
6) Tor Graves (ADM), a 19s431
7) Giovanni Faraonio (Fama), a 19s564
8) Luca Persiani (ADM), a 39s261


 


Abandonaram:


9) Giovanni Tedeschi, a 6 voltas
10) Massimo Torre, a 6 voltas
11) Michele Merendino, a 8 voltas
12) Marcello Puglisi, a 9 voltas
13) Jean De Pourtales, a 11 voltas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *