F-BMW: Henrique Martins recebe elogios no primeiro dia do BMW Scholarship

Prática de frenagem com redução de marchas foi o principal exercício da abertura da seletiva, que é promovida pela montadora alemã com jovens pilotos de diversos países.

A última fase classificatória do BMW Scholarship começou nesta semana no circuito de Valência, na Espanha, reunindo 14 pilotos de países como Índia, Itália, Holanda, Alemanha, Espanha, Grécia e Brasil. O evento, como sua denominação em inglês sugere, funciona basicamente como um curso de pilotagem, em que os participantes são inicialmente instruídos sobre as técnicas de condução de um monoposto, e posteriormente passam por avaliações feitas por ex-pilotos de competição.

O grupo de jovens vindos do kart que está reunido nesta semana em Valência é terceiro entre os que buscam classificação para a fase final da seletiva, promovida pela montadora alemã com o objetivo de revelar novos talentos para a Fórmula BMW. No primeiro dia do evento os participantes cumpriram três aulas teóricas. A primeira delas foi sobre trocas de marchas, com ênfase no punta-taco. A segunda foi sobre frenagem com aproximação em curvas, e a terceira, sobre tangência e linha a ser percorrida nas curvas, além do significado de bandeiras e outras regras básicas.

“O BMW Scholarship funciona exatamente como um curso de pilotagem”, ressaltou Henrique Martins (Grupo Agrenco/Terlogs/Cargonave) único brasileiro a participar da terceira fase classificatória do evento. “Tudo é avaliado subjetivamente e nós não temos como saber o que eles estão pensando. Após as duas primeiras aulas teóricas, fizemos duas experiências práticas usando a parte pequena do circuito. É uma proposta realmente interessante, que vai gradativamente colocando á prova as habilidades dos pilotos”, acrescentou o brasileiro.

Henrique Martins foi elogiado pelos instrutores, especialmente nos exercícios de frenagem com redução de marchas, o que o deixou bastante encorajado para o segundo dia do curso. Os jovens que mais impressionarem os instrutores serão re-convocados para a fase final do BMW Scholarship, que será realizada novamente em Valência no mês de outubro e dará um prêmio equivalente a R$ 150 mil.

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *