F-Mazda: Brasileiro João Horto lidera treino em dia marcado pelo mau tempo em Iowa

Primeira seção do dia foi interrompida pela forte chuva, já que os alertas de tornado chegaram a soar na região. No segundo treino, piloto paranaense foi o mais rápido da categoria em sua segunda participação em circuitos ovais

No circuito oval de Iowa, na região central dos Estados Unidos, o dia foi marcado pelos primeiros treinos da Fórmula Stars Mazda – categoria que fará a preliminar da Fórmula Indy neste final de semana – e pelo mau tempo, que chegou a gerar, inclusive, um alerta de tornado pelas autoridades locais.

A chuva interrompeu o primeiro ensaio da categoria no oval de 1,4 km de extensão, mas não interferiu no segundo treino livre – encerrado no final da tarde pelo horário de Brasília -, que teve o paranaense João Horto na primeira posição.

Estreante na categoria e fazendo sua segunda corrida em um circuito oval, Horto destacou sua rápida adaptação a esse tipo de traçado, e a evolução conseguida pela equipe – estreante na Star Mazda – ao longo desta sexta-feira.

“Esta etapa representa um grande desafio para mim e para o Team Apex”, destacou o paranaense, que subiu de categoria junto com a equipe, ambos vindos da Fórmula BMW, no início deste ano. “Na etapa passada, em Indianápolis, conseguimos aprender como funcionava um circuito oval. Mas aqui em Iowa estamos tirando a prova do aprendizado, já que este é um oval ‘de verdade’, usado também por categorias como a Fórmula Indy e a Nascar”, acrescentou ele.

A estreia do brasileiro nesse tipo de pista ocorreu no final do mês de maio, no O’Reilly Raceway Park, um traçado com menos de um quilômetro de extensão localizado ao lado da pista de Indianápolis.

O desempenho da equipe logo no segundo treino livre em Iowa agradou João Horto, que ficou com o melhor tempo e viu seu companheiro de box, Jorge Gonzalez, estabelecer a terceira melhor marca.

“O resultado deste treino mostra que estamos no caminho certo. A categoria está muito equilibrada e tudo pode mudar entre um treino e outro, mas este resultado em especial me deixou confiante para a tomada de tempos e para a corrida”, comentou o piloto de Londrina, no Paraná.

A Stars Mazda é a principal categoria de base do automobilismo norte-americano. Tanto que seus organizadores preveem no calendário duas corridas em circuitos ovais, justamente para que os pilotos possam conhecer esse tipo de pista tão usado nos Estados Unidos.

“A etapa deste final de semana é importante não só para o campeonato, mas também para podermos mostrar serviço diante das grandes equipes dos Estados Unidos. Correr junto da Fórmula Indy é uma emoção diferente”, destacou o brasileiro.

A prova deste final de semana da Stars Mazda, válida pela quinta etapa do campeonato 2010, será também uma etapa noturna, disputada na noite de sábado. Confira como ficaram os tempos no segundo treino livre desta sexta-feira.

1) João Horto, 22s204
2) Conor Daly, 22s238
3) Jorge Goncalvez, 22s321
4) Anders Krohn, 22s372
5) Mikael Grenier, 22s402
6) Chris Miller, 22s519
7) Rusty Mitchell, 22s538
8) Connor De Phillippi, 22s550
9) Tristan Vautier, 22s561
10) Mick Andries, 22s570
11) Tatiana Calderon, 23s196
12) Caio Lara, 23s251
13) J.W. Roberts, 23s887
14) Carlos Linares, 24s327
15) David Ostella, 24s373

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *