F-Renault 2.0 Européia: André Negrão pronto para a estréia

Duas sessões de treinos livres realizadas hoje (sexta, 16) no Motorland Aragon, circuito espanhol localizado no sudoeste da penÁ­nsula ibérica, deram ao brasileiro André Negrão uma boa mostra da sofisticação técnica do novo monoposto da Fórmula Renault européia. Utilizando sempre o mesmo acerto, o piloto de Campinas (SP), esteve sempre entre os três mais rápidos com pneus usados, mas sem alterar o set up do carro para pneus novos, acabou registrando tempos mais modestos. Amanhã Negrão disputa a prova de classificação onde o melhor tempo de cada piloto determina a posição no grid para a primeira prova do fim de semana (amanhã Á  tarde, horário local), e a segunda a posição no grid para a segunda corrida (domingo ao meio dia).

“Enquanto todos os 21 pilotos na pista estavam com pneus usados, eu me mantive entre os três primeiros. O aumento da temperatura ambiente e a manutenção do mesmo acerto de chassi não me ajudaram a manter esse rendimento, mas nem por isso minha confiança em um bom resultado nas duas provas deste fim de semana foi abalada”, comentou o piloto ao final das duas sessões de treinos. A primeira delas abriu a programação de treinos coletivos deste fim semana, na qual além da nova Fórmula Renault 2.0 estão incluÁ­das provas de turismo – Mégane e Clio Eurocup e mais duas categorias de fórmulas: a básica F4 Renault 1,6 e a top Renault 3,5. O piloto mais rápido no treino de hoje foi o holandês Daniel de Jong.
A temporada
A temporada européia da Renault World Serie prevê sete etapas nos principais autódromos europeus, cinco deles incluÁ­dos no calendário da Fórmula 1. Além de oferecer ingressos grátis, o público tem acesso livre ao paddock e além de competições baseadas em equipamento padronizado e de alta performance pode assistir a shows e desfiles de automóveis antigos da marca francesa.Â
As datas deste ano são:
17/18 de abril – Motorland Aragon, Espanha
2/3 de maio – Spa-Francorchamps, Bélgica
13/14 de junho – Hungaroring, Hungria
4/5 de julho – Silverstone, Inglaterra
18/19 de julho – Le Mans (Bugatti), França
19/20 de setembro – Nürburgring, Alemanha
24/25 de outubro – Barcelona, Espanha
O carroÂ
Projetado e construÁ­do pela Renault, o novo monoposto usado este ano foi homologado pela FIA segundo os padrões de segurança que serão adotados na Fórmula 3 internacional a partir de 2011. Além disso, em relação o trem de força do novo carro foi melhorado em relação ao modelo usado até o ano passado: o motor está mais potente e o câmbio de seis marchas agora possui sete.
Ficha Técnica do Formula Renault 2.0 2010
Â
Chassi – Monocoque construÁ­do em laminas do tipo colméia de abelha (honeycomb) e fibra de carbono. Carroceria em fibra de carbono equipada com asas dianteiras e traseira e difusor aerodinâmico traseiro.
Â
Motor – Tipo Renault F4R 832, de quatro cilindros em linha, diâmetro e curso dos pistões, em mm: 82,7 x 93.
Cilindrada total: 1.998 cm³.
Potência máxima 210 bhp a 7.150 rpm.
Torque máximo: 220 Nm a 5.500 rpm
Rotação máxima do motor: 7.500 rpm
Unidade autoportante atrelada Á  caixa de câmbio e parte integrante do chassi.
Sistema de ignição e injeção de combustÁ­vel integrado.
Â
Transmissão
Tração traseira
Caixa de câmbio seqüencial de sete velocidades, mais marcha-a-ré
Comandos elétricos de troca de marcha semi-automática montados junto ao volante de direção.
Diferencial de deslizamento limitado, autoblocante; embreagem de dois discos de cerâmica.
Â
Suspensão
Dianteira: Amortecedor ajustável único de duplo cilindro.
Traseira: Dois amortecedores ajustáveis de duplo cilindro.
Â
Freios
Discos flutuantes de 278 mm de diâmetro e 18 mm de espessura. Pinças de quatro pistões.
Â
Rodas e pneus
Rodas de alumÁ­nio, de peça única; dianteiras: 9 x 13 polegadas; traseiras: 10,5 x 13 polegadas.
Pneus Michelin; dianteiros: 20-54 x 13; traseiros 24-57 x 13
Â
Dimensões, peso e capacidade de combustÁ­vel
Comprimento: 4.391 mm
Bitola dianteira: 1.502 mm; bitola traseira: 1.440 mm
Peso em ordem de marcha: 505 kg
Capacidade do tanque de combustÁ­vel: 50 litros