Mesmo sem usar pneus novos, Bernoldi larga em 3º

Mundial de GT1 abre a temporada no circuito de Abu Dhabi; treino classificatório foi encurtado em virtude de um acidente com a piloto suÁ­ça Natacha Gachnang.

Enrique Bernoldi vai largar da terceira posição na abertura da temporada 2010 do Campeonato Mundial de GT1, no circuito de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. O paranaense, que estreia na equipe Vitaphone Racing dividindo a condução do Maserati MC12 número 2 com o português Miguel Ramos, foi o único no grid a ter entrado na pista para o treino classificatório com um jogo de pneus usados.
“Antes do treino nós decidimos que o Miguel iria para o Q2 usando pneus novos, e eu fui para a pista com o jogo de pneus usados, mas mesmo assim foi um tempo bem rápido”, comentou Bernoldi. A direção de prova decidiu validar apenas os tempos do Q1 para formar o grid de largada da primeira corrida, por causa do forte acidente com o Ford GT pilotado pela suÁ­ça Natacha Gachnang. Seu carro passou reto em uma curva e bateu com violência na barreira de pneus. A piloto foi hospitalizada com uma fratura na perna, mas passa bem.
Como o paranaense foi o responsável por classificar o carro no grid, seu companheiro de equipe Miguel Ramos é quem estará ao volante na largada da primeira prova. De acordo com o regulamento, em cada corrida há um pit stop obrigatório para troca de pilotos e de pneus, e cada competidor deverá permanecer na pista por, no mÁ­nimo, 25 minutos.
“A expectativa é terminar na melhor posição possÁ­vel esta primeira corrida, e largando na segunda fila, é uma boa chance para começarmos o ano somando pontos”, disse Bernoldi. A primeira corrida distribui pontos apenas para os três primeiros colocados e forma o grid da segunda corrida, que premia os dez primeiros em pontuação idêntica Á  adotada este ano na Fórmula 1.
“Temos um carro muito bom, mas também muito penalizado. O Maserati é o que está levando mais peso (25 quilos de lastro), tem o menor diâmetro de restritor (para limitar a entrada de ar no motor) e tem a menor asa traseira, que foram os critérios adotados pela organização para equilibrar todos os carros”, lembrou Enrique. “No entanto, o chassi é extremamente equilibrado. É um carro para brigar pela vitória”, disse.
Transmissão ao vivo – A primeira corrida – também chamada de Corrida de Classificação – acontece Á s 9 horas (de BrasÁ­lia) e tem a duração de uma hora, e premia os três primeiros colocados, respectivamente, com oito, seis e quatro pontos, além de definir o grid da segunda corrida, com largada Á s 12h30 (também de BrasÁ­lia) e transmissão ao vivo para o Brasil pela Bloomberg, canal 98 para assinantes NET. A emissora, inclusive, vai apresentar flashes e reportagens sobre o circuito, e terá equipe de reportagem direto de Abu Dhabi.
Os dez primeiros no grid de largada da 1ª corrida:
1-) Andreas Zuber/Marc Hennerici (AUS/ALE – Corvette) – 2min06s780
2-) Frederic Makowiecki/Philippe Dumas (FRA/FRA – Aston Martin) – 2min07s705
3-) Enrique Bernoldi/Miguel Ramos (BRA/POR – Maserati) – 2min07s763
4-) Xavier Maasen/Alex Müller (HOL/ALE – Corvette) – 2min08s049
5-) Andrea Bertolini/Michael Bartels (ITA/ALE – Maserati) – 2min08s070
6-) Mika Salo/Pertti Kuismanen (FIN/FIN – Corvette) – 2min08s078
7-) Peter Kox/Christopher Haase (HOL/ALE – Lamborghini) – 2min08s090
😎 Darren Turner/Tomas Enge (ING/CZH – Aston Martin) – 2min08s143
9-) Michael Krumm/Peter Dumbreck (ALE/ING – Nissan) – 2min08s287
10-) Bas Leinders/Maxime Martin (BEL/BEL – Ford GT) – 2min08s322
Confira a programação da primeira etapa em Abu Dhabi (horário de BrasÁ­lia):
SEXTA-FEIRA (16 de abril):
06h00 – 07h20: treino livre (80 minutos)
09h10 – 10h30: pré-classificação (80 minutos)
12h30 – 13h30: treino classificatório (60 minutos)
SÁBADO (17 de abril):
06h30 – 07h00: warm up
09h00 – 10h00: corrida de classificação (60 minutos)
12h30 – 13h30: corrida (60 minutos)