F1: Asfalto de Interlagos está bom para F-1, diz diretor

Diretor de Interlagos garante: asfalto ainda está bom para a F-1.

Menos de quatro meses antes da realização da edição 2008 do GP do Brasil, o recapeado asfalto de Interlagos continua em totais condições de receber uma corrida de Fórmula 1 sem causar vexame ao paÁ­s. Pelo menos é o que garante Roberto Seixas, diretor do autódromo paulistano.


De acordo com ele, a realização de uma etapa da Fórmula Truck no último final de semana – a primeira desde que a pista foi reformada – não prejudicou o circuito.


“Uma empresa de auditoria, a mesma que trabalha com a Fórmula 1, foi contratada para averiguar possÁ­veis danos causados pela Fórmula Truck. Em breve, vamos ter o laudo completo, mas, aparentemente, nada ocorreu com o asfalto. Eu diria que o estrago aparente foi menor que uma etapa de Campeonato Paulista. Teremos uma boa pista para muito tempo. Vamos fazer um belÁ­ssimo GP de Fórmula 1, possivelmente decidindo o tÁ­tulo mais uma vez aqui no Brasil”, afirmou Seixas.


O administrador do autódromo explicou os cuidados adotados pela categoria de caminhões. “Eles cumpriram todas as nossas exigências, como o respiro do tanque e o chamado fraldão debaixo do motor para poder fazer coleta de possÁ­veis vazamentos. Além disto, não houve nenhuma batida em guard-rail, que era nossa outra preocupação”, destacou.


Com o bom resultado do recapeamento da pista de Interlagos, no ano passado, a Fórmula Truck ficou seriamente ameaçada de não poder mais competir no circuito paulistano. Temia-se que o peso dos caminhões pudesse degradar o traçado – um manual, inclusive, teria sido feito com a proibição de corridas com veÁ­culos que pesam mais de 1,4t, cerca de 2t a menos que um caminhão da Truck.


“Um pneu de caminhão faz menos estrago que um pneu de Fórmula 1”, argumenta Seixas. “Esse manual, na verdade, nunca chegou a existir de forma oficial. Na verdade, foram apenas orientações. A liberação foi feita de comum acordo com a Secretaria de Obras e com a Emurb (Empresa Municipal de Urbanização)”, emendou.


E, mesmo ainda sem o laudo definitivo em mãos, Seixas elogiou os organizadores da Truck. “Eles foram perfeitos dentro do que foi combinado. Uma coisa que estragaria o asfalto, que é o ‘zerinho’ (volta de 360º graus em torno do próprio eixo do caminho), não foi feito desta vez”, explicou.


Seixas ainda falou que, a partir de agosto, Interlagos entra em reforma novamente por conta de melhorias visando a última etapa do calendário 2008 da Fórmula 1.


“Está prevista a continuidade Á s obras que se iniciaram no ano passado, como cobrir parte das telhas dos boxes, aumentar a área da paddock, fazer mais um módulo da arquibancada, além de melhorar a pista de arrracanda. Possivelmente, vamos também recapear o kartódromo, além da manutenção normal. Os processos estão sendo licitados, e as reformas já devem começar em agosto. Mas o grosso mesmo do trabalho será em setembro, a toque de caixa para a gente entregar o autódromo para a Fórmula 1”, enumerou.


Fonte:Gazeta Press