F1: Ferrari ‘esconde’ difusor duplo, principal novidade do carro de 2010

A Ferrari está confiante que o novo F10 é um grande avanço em comparação ao carro do ano passado, o F2009. Depois das dificuldades enfrentadas na última temporada, a equipe italiana acredita que o foco dado ao novo monoposto desde a metade de 2009 seja uma vantagem para dar a volta por cima e vencer o campeonato deste ano.

Uma das principais diferenças do projeto de 2010 em relação ao anterior é o difusor duplo, “escondido” pela equipe no lançamento do F10 nesta quinta-feira. No ano passado, a Ferrari foi forçada a inserir a solução aerodinâmica, que se mostrou muito vantajosa no projeto da Brawn GP, da melhor maneira possÁ­vel no F2009, apesar do carro não ter sido projetado para ela originalmente.

Nesta quinta, após o lançamento do novo F10, o diretor técnico da equipe, Aldo Costa, revelou que boa parte do trabalho de desenvolvimento do carro focou o difusor duplo. A equipe, inclusive, não divulgou fotos da traseira do carro, como forma de esconder o projeto de seus adversários.

“Os difusores duplos foram permitidos no ano passado. Eles revolucionaram o design dos carros, e nós tivemos que começar do zero. Adotamos o conceito, e isso não foi possÁ­vel no ano passado quando o carro já tinha sido desenhado. Houve uma grande mudança, não tão dramática quanto ao que ocorreu de 2008 para 2009, mas o carro é substancialmente diferente do anterior”, explicou Aldo Costa.

No ano passado, a equipe de design abandonou o desenvolvimento do F2009 no meio da temporada, passando a trabalhar somente no carro de 2010. “Estamos totalmente convencidos de que o novo carro é um grande passo Á  frente”, falou Costa.

“Não sabemos o que nossos adversários fizeram, e só saberemos na primeira corrida. Mas ele [o novo carro] carrega toda nossa paixão e determinação de um grupo que quer esquecer o que aconteceu no ano passado e voltar a ser competitivo desde a primeira corrida”, disse o diretor técnico da Ferrari.

Fonte: UOL Esporte